Hollande conclama eleitores a votarem em Macron: ‘Le Pen é um risco’ | Rio das Ostras Jornal

Hollande conclama eleitores a votarem em Macron: ‘Le Pen é um risco’

© WITT/SIPA/Rex Shutterstock Francois Hollande
PARIS — O presidente francês, François Hollande, conclamou os eleitores a votarem no centrista Emmanuel Macron no segundo turno das eleições, afirmando que a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, é um risco para o país. Hollande advertiu que a líder da Frente Nacional (FN) devastaria a economia, ameaçando a liberdade francesa.
Macron deu um grande passo rumo à Presidência da França no domingo ao ganhar o primeiro turno das eleições avançando para o segundo turno da votação, em 7 de maio, contra Marine Le Pen.
Embora Macron, de 39 anos, seja relativamente inexperiente na política e nunca tenha exercido um cargo eleito, pesquisas de opinião realizadas após o resultado de domingo mostram o candidato vencendo facilmente o combate final contra Le Pen, de 48 anos.
Levantamento Opinionway nesta segunda-feira colocou o concorrente de centro com vantagem de 61 por cento contra 39 por cento da adversária.
O resultado de domingo representa uma grande derrota para os partidos de centro-esquerda e centro-direita que dominaram a política francesa pelos últimos 60 anos, e também reduz a possibilidade de um choque anti-establishment no nível da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, em junho do ano passado, ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.
Macron venceu com 23,75% dos votos, contra 21,53% de Le Pen. O conservador François Fillon ficou em terceiro, com 19,91% , enquanto o concorrente de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon foi o quarto, com 19,64% , segundo dados do Ministérios do Interior.
Em um discurso de vitória, Macron disse aos apoiadores de seu movimento En Marche!:
— Em um ano nós conseguimos mudar a cara da política francesa — afirmou ele, acrescentanto que trará novos rostos e talento para transformar o obsoleto sistema político da França, se eleito.
Admitindo derrota antes mesmo da divulgação dos resultados, os adversários conservadores e socialistas pediram a seus eleitores que usem sua energia para apoiar Macron e impedir qualquer chance de uma vitória de Le Pen no segundo turno, cujas políticas anti-imigração e anti-Europa significariam um desastre para a França, afirmaram.
Um levantamento Harris feito no domingo mostrou Macron ganhando no segundo turno por 64 por cento contra 36, e uma pesquisa Ipsos/Sopra Steria apontou um resultado semelhante.
Na medida em que investidores deram um suspiro de alívio coletivo frente ao que o mercado viu como o melhor dos resultados possíveis, o euro subiu 2 por cento ante o dólar quando os mercados abriram na Ásia.

Agência O Globo
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE