Falta de energia por mais de 36 horas expõe fragilidade da Enel e compromete abastecimento de água em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Falta de energia por mais de 36 horas expõe fragilidade da Enel e compromete abastecimento de água em Rio das Ostras

A instabilidade no fornecimento de energia elétrica em Rio das Ostras, que se estendeu por mais de 36 horas, desde a tarde de quinta-feira (1º), provocou impactos diretos no abastecimento de água em toda a cidade e reacendeu questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica no município.

De acordo com a Rio+Saneamento, o fornecimento de água foi reduzido no sábado (3) justamente em razão das sucessivas oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica, consideradas anormais para um serviço essencial. A concessionária de água informou que a Enel foi acionada para solucionar o problema.

Sem energia estável, a captação Ponte do Baião e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado passaram a operar de forma emergencial, com o uso de geradores, o que limita a capacidade de produção e distribuição de água. Para minimizar os impactos à população, a frota de caminhões-pipa foi ampliada, priorizando áreas mais afetadas.

A situação evidencia uma cadeia de dependência crítica entre serviços públicos essenciais, onde a falha prolongada no fornecimento de energia elétrica compromete diretamente o acesso à água, bem fundamental à saúde, higiene e dig
nidade da população.

Após a regularização do fornecimento de energia, o abastecimento de água começou a ser normalizado de forma gradual. A Rio+Saneamento orienta os moradores a utilizarem a água de maneira consciente, evitando atividades de alto consumo, como lavagem de veículos e calçadas, até que o sistema esteja totalmente estabilizado.

Especialistas apontam que interrupções prolongadas no fornecimento de energia, especialmente sem comunicação clara e rápida à população, não podem ser tratadas como situações rotineiras, sobretudo em períodos de alta demanda, como feriados e verão, quando a cidade recebe grande fluxo de visitantes.

A falta de energia por mais de um dia e meio levanta questionamentos sobre manutenção preventiva, investimentos na rede elétrica e capacidade de resposta da concessionária, além de reforçar a necessidade de fiscalização mais rigorosa por parte do poder público.

Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes podem entrar em contato com a Rio+Saneamento pelos canais de atendimento: 0800 772 1027 (telefone e WhatsApp) riomaissaneamento.com.br

Enquanto isso, moradores cobram explicações e providências para que falhas prolongadas como essa não voltem a comprometer serviços essenciais e a rotina da cidade.

POSICIONAMENTO ENEL RIO

A Enel Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para 94% dos clientes impactados pelas fortes chuvas, com rajadas de ventos e descargas atmosféricas, que atingiram alguns pontos da área de concessão da companhia na noite de ontem (2).

Desde o primeiro momento, a distribuidora realizou manobras remotas para reduzir o número de clientes afetados e segue com reforço no número de equipes para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

Em situações de contingência, a empresa orienta que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais para mais agilidade no atendimento. Os clientes podem registrar as solicitações no site (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para Android e iOS), pelo WhatsApp Elena (21 99601-9608) e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade