OuvERJ desburocratiza o sistema e permite ao Governo do Estado ouvir as necessidades e atender demandas da sociedade com mais agilidade
Melhor atendimento à população e menos burocracia. Esses são os objetivos do
governador Cláudio Castro ao lançar oficialmente, nesta quarta-feira (10/01), o
OuvERJ, mais novo sistema da Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de
um canal único de ouvidoria e transparência, garantindo mais acessibilidade e
agilidade no atendimento do poder público às demandas da sociedade. Em
cerimônia no Palácio Guanabara, Castro anunciou ainda, ao lado do
controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, um pacote de medidas para
fortalecer a atuação da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
(CGE-RJ) e garantir mais transparência da gestão pública aos cidadãos.
- Esse sistema é mais uma iniciativa da nossa gestão por um Estado menos
burocrático, mais digital e próximo do cidadão. Com acesso facilitado, o site
permitirá que os órgãos estaduais escutem e atendam demandas com mais
agilidade. Com isso e outras entregas da CGE-RJ renovo mais uma vez meu
compromisso com a transparência, digitalização e o controle interno - disse o
governador Cláudio Castro.
Desenvolvido pelo Proderj em parceria com a Controladoria Geral do Estado, o
OuvERJ está no ar desde 4 de dezembro de 2023 pelo link www.rj.gov.br/ouverj. O
novo sistema, que já recebeu mais de 8 mil manifestações – entre sugestões,
reclamações e elogios - busca estimular a participação popular e incentivar o
controle social praticado pelo cidadão fluminense.
O site é, na prática, um meio eficiente e direto de comunicação com o governo,
estabelecendo um canal de avaliação, desempenho e qualidade na prestação dos
serviços públicos, aumentando o alcance de atendimento da Ouvidoria e
Transparência Geral do Estado ao cidadão.
- Em conjunto com o Proderj e a Secretaria de Estado de Transformação
Digital, construímos uma ferramenta própria de Ouvidoria para o Estado, que
oferece, de forma integrada, um canal direto de comunicação entre o cidadão e o
governo, facilitando o atendimento prestado pelos servidores. Através do OuvERJ
é possível ter acesso a formulários para denúncias, reclamações, críticas,
sugestões e elogios. O cidadão poderá verificar o andamento de processos e
manifestações, além de conseguir solicitar a emissão de certidões – ressaltou o
controlador-geral do Estado, Demétrio Farah.
O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, destacou o objetivo de
transformar o Rio de Janeiro em um Estado 100% digital.
– O nosso foco é colocar a tecnologia a serviço do cidadão com um Rio de
Janeiro cada vez mais digital, facilitando a vida das pessoas e
desburocratizando a gestão pública. Essa é a determinação do governador Cláudio
Castro. É com muito orgulho que anunciamos essa ferramenta própria de Ouvidoria
para o Estado. Um trabalho em conjunto entre as equipes da CGE-RJ e do Proderj
que já recebeu (em 2023) o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital –
Gov.Digital - ressaltou o secretário Mauro Farias.
Ganho em eficiência
Durante o evento, Castro anunciou o Painel do Sistema de Controle Interno
(PSCI), uma solução tecnológica desenvolvida pela CGE-RJ com a capacidade de
analisar informações nas mais diversas perspectivas. A tecnologia tem por
objetivo melhorar a eficiência, a gestão dos recursos públicos e aprimorar os
processos de licitação do Estado do Rio de Janeiro.
Integridade Privada
No evento desta quarta também foi anunciada a criação do Grupo de Trabalho de
Integridade Privada. Previsto no Decreto 48.887, publicado em 8 de janeiro de
2024, o grupo promoverá estudos e medidas para fomentar a cultura de
integridade junto às empresas que contratam com o Governo do Estado.
O trabalho seguirá as diretrizes de Integridade Privada da Lei Federal
14.133/2021 (nova Lei de Licitações) e da Lei estadual 7.753/2017. Á iniciativa
um componente fundamental da boa governança e direciona condutas e normas para
garantir um ambiente mais transparente e ético.
O controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, reforçou que todas essas
iniciativas foram desenvolvidas para o aprimoramento contínuo da gestão
pública.
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