O deputado federal Alexandre
Ramagem (PL-RJ) pediu a quebra de sigilo telefônico e telemático do hacker Walter
Delgatti. O pedido foi feito no dia 20 de agosto de 2023, e os dados devem ser
referentes ao período de 1º de janeiro de 2017 a 21 de agosto de 2023.
Ramagem argumentou que o acesso
ao sigilo telefônico, telemático e dos dados objetivos das empresas de
telefonia está inserido no rol das competências e prerrogativas constitucionais
das Comissões Parlamentares de Inquérito. O deputado justificou o pedido ao
citar que foram constatadas “inúmeras contradições” durante o depoimento do
hacker na CPI do 8 de janeiro.
Entre os principais dados
requeridos, estão: Histórico de localização;
- Histórico de chamadas efetuadas e recebidas;
- Dados armazenados pela Apple, Microsoft e Google;
- Relação de contatos salvos e não salvos pelo
usuário;
- Dados armazenados nos aplicativos WhatsApp,
Telegram, Instagram e Facebook.
Nesta segunda-feira (21) Walter
Delgatti Neto foi condenado a 20 anos e 1 mês de prisão, e ao pagamento de
multa (736 dias-multa), pelos crimes de interceptação de comunicações
telefônicas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e ocultação de bens,
além de invasão de dispositivo informático alheio com o fim de obter, adulterar
ou destruir dados ou informações sem autorização do usuário. A sentença foi
proferida pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal Criminal do DF,
responsável pela ação pela decorrente da Operação Spoofing, que investigou as
invasões do aplicativo Telegram de celulares de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e
outros investigadores que integraram a Lava Jato, além de autoridades dos Três
Poderes, empresários, artistas e jornalistas.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!