‘É clara’ a relação entre vacina da AstraZeneca e trombose, diz chefe da EMA | Rio das Ostras Jornal

‘É clara’ a relação entre vacina da AstraZeneca e trombose, diz chefe da EMA

Hakan Nural | UnPlash

O responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Marco Cavalieri, admitiu a existência de uma relação entre o uso da vacina de Oxford e um número crescente maior de casos de trombose com deficiência plaquetária entre adultos.

Ao menos 30 casos foram relatados após a injeção, sete deles resultando em morte.

É cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos inusuais associados com contagem baixas de plaquetas. Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação”, disse o especialista em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero nesta terça-feira, 6.

Segundo ele, é preciso investigar a relação entre ‘risco e benefício’, destacando que a maior incidência  de trombose ocorreu entre mulheres.

A agência havia liberado em março o uso da vacina, mas já destacava que novos estudos deveriam ser realizados.

Recentemente, conforme antecipou o Conexão Política em primeira mão no Brasil, a Alemanha, o Canadá e a Holanda afirmaram que não utilizarão, por enquanto, o produto da AstraZeneca em adultos.

Agora, o comitê de segurança da EMA inicia hoje uma conjunto de reuniões sobre o assunto e deve seguir até sexta-feira (9).

Por Raul Holderf Nascimento 

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE