Uruguai tem mais mortes por covid-19 em abril do que em todo 2020 | Rio das Ostras Jornal

Uruguai tem mais mortes por covid-19 em abril do que em todo 2020

Uruguai tem mais mortes em 6 dias do que em um ano todo.
RAÚL MARTINEZ/EFE

País registrou em 6 dias 217 óbitos, número superior as 181 mortes registradas em um ano e conta com mais de 25 mil casos ativos

O Uruguai registrou 217 mortes por covid-19 nos primeiros seis dias de abril, número superior aos primeiros nove meses da pandemia no país sul-americano em 2020, fato que acendeu a luz de alerta das autoridades.

Após um crescimento constante do número de mortes, pela primeira vez em 1º de abril, o Uruguai registrou mais de 30 em apenas um dia, com 35 pessoas que perderam a vida por causas associadas ao coronavírus.

Nos dias 2 (32), 3 (30) e 4 (30) essa linha de óbitos foi mantida e nos últimos dois dias, segunda e ontem, todos os recordes foram quebrados novamente com 45 vítimas a cada dia.

As 217 perdas registradas nos seis primeiros dias de abril superam as 181 com as quais o Uruguai fechou o ano passado, já que em 13 de março de 2020 foi declarada a emergência sanitária devido à detecção dos quatro primeiros positivos no país.

Esses números, somados aos 25.309 casos ativos e as 432 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (48% do total de leitos de UTI, bem acima do limite estabelecido pelos serviços de saúde como aceitável), geraram movimentações por parte das autoridades nas últimas horas.

Publicidade

Hoje é aguardada uma declaração do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, embora fontes do governo tenham explicado à Agência Efe que neste momento ainda não se sabe se será uma mensagem dirigida à nação ou uma entrevista coletiva.

O presidente se reuniu ontem com o ministro da Saúde Pública, Daniel Salinas; o secretário da Presidência, Álvaro Delgado; e o presidente da Administração Estadual de Serviços de Saúde (ASSE), Leonardo Cipriani, para fazer uma análise da situação atual.

Lacalle Pou sua última coletiva há duas semanas para anunciar o fechamento de repartições públicas, com excepção dos serviços essenciais, a suspensão dos espectáculos públicos, fechamento de ginásios e free-shops na fronteira, bem como a suspensão de eventos sociais, em todos os casos, até o dia 12 deste mês.

Além disso, o presidente informou a suspensão das atividades escolares em todos os níveis até a mesma data, o que deve ser prorrogado hoje.

O Grupo Assessor Científico Honorário (GACH), que assessora o governo na gestão da pandemia, vem apontando há semanas a necessidade de reduzir a mobilidade.

Da EFE

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE