
Sistema
estará disponível a partir das 8h desta quarta-feira (2). Multa por atraso é de
no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.
A Receita
Federal libera a partir das 8h desta quarta-feira (2) o sistema do Imposto de
Renda 2018 para que os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do
prazo possam fazer o envio e pagar a multa.
De acordo com o
Fisco, até às 23h59 do dia 30 de abril foram entregues 29.269.987 declarações, número acima da
expectativa de 28,8 milhões neste ano. Desse total, 317.920 declarações foram
enviadas por dispositivos móveis.
Quem não tem
imposto a pagar terá R$ 165,74 descontados da sua restituição. Já aqueles que
terão que pagar IR, a multa é de 1% ao mês, começando a contar a partir de
maio. O valor máximo é de 20% do imposto devido.
É recomendável
que o contribuinte acerte as contas o quanto antes para pagar uma multa menor.
Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento
de multa" e a Darf da multa. O contribuinte terá 30 dias para pagar a
multa e regularizar sua situação.
Além do
prejuízo financeiro com a multa, o contribuinte fica com o CPF “sujo”, o que
pode lhe impedir de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa
para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a
regularização da situação.
Por G1
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!