Alerj aprova projeto que garante cota em concursos públicos para pessoas de baixa renda | Rio das Ostras Jornal

Alerj aprova projeto que garante cota em concursos públicos para pessoas de baixa renda

Alerj (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Projeto do deputado André Ceciliano (PT) reserva 10% das vagas dos concursos públicos no RJ para pessoas que possuem renda de até meio salário mínimo.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei 1.984/13, do deputado André Ceciliano (PT), que reserva 10% das vagas dos concursos públicos no estado do Rio de Janeiro para pessoas que possuem renda de até meio salário mínimo (R$ 468,50). O projeto agora segue para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
De acordo com o projeto apresentado, a reserva de vagas deverá ser feita nos concursos dos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O acesso ao benefício só será possível com comprovar da condição financeira do interessado.
A norma deverá vigorar por dez anos e começará a valer dentro de 30 dias após a sanção. O Executivo deverá acompanhar e produzir relatórios a cada dois anos sobre a lei em vigor.
“Esse é o mesmo corte utilizado pelo Prouni. É uma forma de dar oportunidades para a população com menos condições financeiras”, explicou Ceciliano.
Entretanto, atualmente, as provas no Estado estão suspensas por medida de austeridade como contrapartida da adoção do Plano de Recuperação Fiscal.
Punição para fraudadores
O projeto de lei prevê punição para quem forjar uma renda familiar mensal abaixo da verdadeira. Diz o texto que o concorrente pode ser eliminado do concurso e ter a anulação suspensa, além de responder criminalmente.

Por G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE