Ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara é preso em duas novas fases da Operação Lava Jato | Rio das Ostras Jornal

Ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara é preso em duas novas fases da Operação Lava Jato

PF deflagra 2 novas fases da Lava Jato no RJ e em SP.
Reprodução
É a primeira vez que duas fases são realizadas ao mesmo tempo.
A Polícia Federal (PF) cumpre 46 mandados judiciais de duas novas fases da operação - a 43ª e a 44ª em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (18). As ações foram batizadas Sem Fronteiras e Abate, respectivamente. Seis pessoas foram presas temporariamente, entre elas está o ex-líder do governo Lula e Dilma e ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, que deixou o PT. Ele foi preso em São Paulo.
Henry Hoyer, que é operador financeiro, e o irmão dele, que não teve o nome divulgado, foram presos no Rio de Janeiro.
É a primeira vez que a PF realiza duas fases da operação ao mesmo tempo. Do total de mandados, seis são de prisão de temporária, 29 são de busca e apreensão e 11 são de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.
As operações investigam os crimes de corrupção, desvio de verbas públicas e lavagens de ativos identificados em contratação de grandes empresas com a Petrobras.
Uma das operações foi batizada de Sem Fronteiras. Segundo a PF, o foco é a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira.
A outra é a Operação Abate, que mira um grupo criminoso que era apadrinhado por um ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar, segundo a PF.
A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida para preventiva, que é quando não há prazo para deixar a carceragem.
Os presos serão levados para a sede da PF, em Curitiba.

Por Adriana Justi e Camila Bonfim, G1 PR e da TV Globo, em Brasília
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE