Vaca marrom (iStock/Getty Images)
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Uma pesquisa divulgada pelo jornal
'Washington Post' mostrou que 7% dos entrevistados acreditam que essa seja a
origem do leite achocolatado
Uma pesquisa realizada entre
consumidores nos Estados Unidos mostrou que 7% dos americanos acreditam que o
leite achocolatado seja produzido por vacas marrons. Isso significa que 16,4
milhões de pessoas no país não sabem que se trata de um produto industrializado,
feito com leite, chocolate e açúcar, segundo o jornal Washington Post.
Para muitos especialistas em
educação alimentar e nutricional, no entanto, o estudo causou surpresa por não
revelar um número ainda maior de consumidores, digamos, mal-informados.
Nos anos 1990, uma pesquisa
encomendada pelo Departamento de Agricultura dos EUA revelou que 1 em cada 5
adultos não sabia que hambúrgueres são feitos de carne. O levantamento também
mostrou os americanos não sabiam informações básicas sobre agricultura e
pecuária, como o que comem os animais criados em fazendas. E, segundo o Post,
os especialistas acreditam que não houve muita mudança nessas duas décadas.
“Estamos condicionados a pensar
que, se você precisa de comida, você vai ao mercado. Nada em nosso sistema de
ensino diz às crianças de onde vem o alimento”, disse à publicação americana
Cecily Upton, cofundadora da FoodCorps, ONG que visa promover educação
nutricional em escolas de ensino fundamental nos Estados Unidos.
Outro estudo menor, realizado em
2011 em uma escola de ensino fundamental na Califórnia com alunos do quarto,
quinto e sexto anos, também deixou os pesquisadores estarrecidos. Mais da metade
não sabia que picles são pepinos ou que cebolas são vegetais. Entre os alunos
entrevistados, 3 em cada 10 não sabiam que queijo é feito de leite.
Organizações como a FoodCorps
trabalham para levar educação alimentar e nutricional para as salas de aula de
escolas americanas. Além de ensinar o valor nutricional dos alimentos, visando
uma alimentação mais saudável, os especialistas querem que as crianças aprendam
sobre a origem dos produtos que consomem. “Conhecimento é poder. Sem ele, não
podemos tomar decisões conscientes”, disse Cecily Upton ao Washington
Post.
Por Daniela Macedo
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