Israel inicia construção de colônia na Cisjordânia, a primeira em 25 anos | Rio das Ostras Jornal

Israel inicia construção de colônia na Cisjordânia, a primeira em 25 anos

Trabalhador limpa o terreno para o novo assentamento
 de Amicha (Foto: Menahem Kahana / AFP)
Porta-voz da presidência palestina denunciou ato como uma 'tentativa de provocar o fracasso dos esforços americanos' em retomar acordo de paz.
Israel iniciou nesta terça-feira (20) a construção de uma nova colônia na Cisjordânia, fato inédito em 25 anos neste território palestino ocupado, no momento em que representantes dos Estados Unidos tentam reativar o processo de paz, estagnado justamente pelas colonizações.
O porta-voz da presidência palestina Nabil Abu Rudeina denunciou uma "tentativa de provocar o fracasso dos esforços americanos" e considerou que isto demonstra que "Israel não acredita nos esforços" para reativar o processo.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu escreveu no Twitter: "Depois de décadas, tenho o privilégio de ser o primeiro-ministro que constrói uma nova colônia em Judeia-Samaria".
Judeia-Samaria é o nome bíblico utilizado pelas autoridades israelenses para designar a Cisjordânia, territória palestino ocupado há 50 anos pelo exército do estado hebreu e onde vivem mais de 400 mil colonos, de forma ilegal segundo a comunidade internacional.
A colônia de Amichai, a primeira a ser construída em 25 anos, deve receber 40 famílias retiradas em fevereiro de Amona, uma colônia classificada de "selvagem", ou seja, ilegal inclusive ante a lei israelense.
O anúncio aconteceu um dia depois da chegada de Jason Greenblatt, representante do presidente americano Donald Trump, que se reunirá com autoridades israelenses e palestinas para tentar reativar as negociações interrompidas pela última vez em 2014.
Ele receberá a companhia nesta quarta-feira (21) do genro e conselheiro de Trump, Jared Kushner.
A construção de colônias, que prosseguiu durante todos os governos israelenses desde 1967, corta os territórios sobre os quais seria criado um Estado palestino ou compromete sua continuidade territorial e, portanto, a viabilidade de tal estado.

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE