Grupo ajuda a fortalecer a gestão democrática nas escolas de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Grupo ajuda a fortalecer a gestão democrática nas escolas de Rio das Ostras

Entre as funções do Conselho Escolar estão participar de discussões
 sobre a aprendizagem nas unidades de ensino. Fotos Mauricio Rocha
Com o auxílio do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) de Rio das Ostras, a Rede Municipal está garantindo a representação de todos os segmentos na gestão democrática das 45 unidades de ensino. Em visitas às escolas, o grupo orienta sobre a implementação dos conselhos para que possam atuar de forma cada vez mais autônoma e eficiente.

Os educadores Célia Sarzedas, Délcio José de Araújo, Ivan Emídio e Marcia Alves compõem o GAFCE em Rio das Ostras e têm visitado as escolas para orientar e transmitir informações. Segundo os integrantes do grupo, por meio do Conselho Escolar, a família e a comunidade ganham vez, voz e voto na unidade de ensino. Dessa forma fazem valer a gestão democrática, conforme meta estipulada pelos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Órgão máximo de deliberações dentro da unidade de ensino, o Conselho Escolar possui funções deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. Dessa forma, todas as decisões administrativas, financeiras e pedagógicas são tomadas de maneira coletiva pelo diretor, representantes dos professores, funcionários, comunidade, alunos e responsáveis.


Entre as funções do Conselho Escolar estão participar de discussões sobre a aprendizagem, Projeto Politico Pedagógico (PPP) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); elaborar as normas da unidade de ensino baseado no regimento escolar criado pela Secretaria de Educação, e o plano de aplicação de recursos financeiros; buscar soluções para os problemas cotidianos da escola.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE