Arqueólogos descobrem quadra de jogos e templo asteca no centro da Cidade do México | Rio das Ostras Jornal

Arqueólogos descobrem quadra de jogos e templo asteca no centro da Cidade do México

Raúl Barrera, arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia
 e História, fala à imprensa sobre as novas descobertas astecas,
 incluindo o principal templo do deus do vento Ehecatl, bem como
 uma quadra de jogos (Foto: Henry Romero/Reuters)
Parte do reboco original continua visível na estrutura, erguida entre 1486 e 1502, durante o reinado do imperador Ahuizotl.
Os restos de um importante templo asteca e de uma quadra de jogos ritualísticos foram descobertos no centro da Cidade do México, lançando nova luz sobre os espaços sagrados da metrópole que os conquistadores espanhóis dominaram cinco séculos atrás, disseram arqueólogos nesta quarta-feira (7).
As descobertas foram feitas em uma rua lateral sem importância logo atrás da catedral católica dos tempos coloniais, próxima da praça Zocalo, a principal praça pública do país, no local ocupado por um hotel dos anos 1950.
As escavações subterrâneas revelam uma seção do que foi a fundação de um templo de formato circular dedicado ao deus do vento asteca Ehecatl, e uma parte menor de uma quadra de jogos ritualísticos, confirmando relatos dos primeiros cronistas espanhóis que visitarem a capital imperial asteca, Tenochtitlán.
"Devido a achados com este, podemos mostrar locais exatos, o posicionamento e as dimensões de cada uma das estruturas descritas primeiramente nas crônicas", disse Diego Prieto, diretor do principal instituto de antropologia e história do México.
Arqueólogos também detalharam uma espetacular oferenda
 de 32 vértebras de homens (Foto: Henry Romero/Reuters)
Os arqueólogos também detalharam uma espetacular oferenda de 32 vértebras de homens descobertas em uma pilha próxima da quadra.
"Era uma oferenda associada ao jogo de bola, na parte externa, bem perto da escadaria, e se trata de 32 conjuntos de pescoços, que foram com certeza sacrificados ou decapitados", disse o arqueólogo Raúl Barrera.
Parte do reboco branco original continua visível em partes do templo, erguido entre 1486 e 1502, durante o reinado do imperador asteca Ahuizotl, antecessor de Montezuma, que o conquistador Hernán Cortés depôs durante a conquista espanhola do México.
Os primeiros relatos espanhóis dizem como Montezuma, sendo jovem, jogou contra um velho rei aliado na quadra e perdeu, o que foi tomado como um sinal de que os dias do Império Asteca estavam contados.

Por David Alire Garcia, Reuters
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE