Jovem atleta de Rio das Ostras coleciona conquistas no jiu-jitsu | Rio das Ostras Jornal

Jovem atleta de Rio das Ostras coleciona conquistas no jiu-jitsu

No último mês ele aumentou ainda mais as vitórias ao ser consagrado
 tricampeão mundial de sua categoria em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Fotos: Angel Morote / Arquivo Pessoal  Verdam / Arte ROjornal
Apesar de ter apenas 13 anos, Rafael Verdam possui conquistas equivalentes a de muitos faixas pretas renomados

Em Rio das Ostras, a história do atleta de jiu-jitsu, Rafael Verdam, ganha cada vez mais notoriedade. O jovem, de apenas 13 anos, é faixa laranja e coleciona números surpreendentes, que tem inspirado outros futuros competidores. No último mês ele aumentou ainda mais as vitórias ao ser consagrado tricampeão mundial de sua categoria em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Recentemente, ele não lutou, mas marcou presença no Campeonato Spartan Rio das Ostras de Jiu-Jitsu, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Benedito Sarour, no bairro Mariléa.

Os números da trajetória de Rafael Verdam enchem a equipe, amigos e parentes de orgulho. Além de tricampeão mundial, o pequeno já foi 14 vezes campeão regional, dez vezes campeão estadual e dez vezes campeão brasileiro. Ele foi ainda o primeiro colocado no ranking mundial entre os faixas amarelas de todas as idades e pesos, com 540 pontos na temporada.
Para conseguir os resultados, ele tem uma rotina de treino diária
de três horas de jiu-jitsu mais uma hora de funcional, cinco vezes
por semana.  Foto Arquivo Pessoal 

Somam-se a este currículo, o título de campeão sulamericano; os cincos campeonatos mundiais, que levou em disputas ocorridas no Brasil; e a vitória das seletivas para o Mundial de Jiu-Jitsu - Etapa de Brasília no ano passado. "Sei que sou um bebê no mundo do jiu-jitsu, e reconheço que preciso treinar muito para realizar meu sonho, que é me tornar um faixa preta competitivo", disse Rafael.

O jovem é aluno do faixa preta, Josimar Júnior, e treina com ele desde o início.  O professor já revelou outros nomes desse esporte. "Além do Raphael, nossa equipe já revelou muitos atletas como os faixas pretas de jiu-jitsu e lutadores de MMA, Talita de Oliveira e Viríssimo Machado, além da faixa marrom e também lutadora de MMA, Isabelly Varela, de apenas 19 anos”.

DEDICAÇÃO E ROTINA

Mas para ter tantas vitórias, os treinos e as participações de Rafael em competições começaram bem cedo, quando ele tinha apenas quatro anos. De lá pra cá, vem colecionando vitórias e está invicto lutando dentro de sua categoria de idade e peso.

Raphael Verdam, acompanhado do pai e treinador
Reinaldo Verdam, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
.
Para conseguir os resultados, ele tem uma rotina de treino diária de três horas de jiu-jitsu mais uma hora de funcional, cinco vezes por semana. Em casa as regras são rígidas. Durante a semana, a rotina se resume a estudo, treino e descanso. Jogos eletrônicos são proibidos e o horário de ir para a cama à noite, deve ser respeitado. O final de semana é livre e grande parte dele é dedicado ao lazer e às atividades na igreja.

Para manter-se bem fisicamente, e lutar em alto nível, ele adota uma alimentação balanceada. Por isso, não toma nenhum tipo de refrigerante e dispensa qualquer tipo de alimento de baixo valor nutritivo, como doces e frituras.

NAS REDES SOCIAIS


Para saber mais sobre Raphael Verdam, acesse a página oficial no Facebook “Raphael Verdam - Guerreirinho dos Tatames" ou pelo Instagran @raphaelverdamoficial. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE