Ivanildo
auxilia a filha Isabelle a acessar a plataforma do projeto
em casa e elogia a ferramenta de aprendizagem.
Fotos: Mauricio
Rocha / Arte ROjornal
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Primeiro
módulo já está sendo trabalhado em sala de aula; estudantes também podem
acessar conteúdo na plataforma
Acostumados
aos desafios dos games, mais de 1,8 mil alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
de Rio das Ostras estão sendo estimulados a aprender mais graças a uma
ferramenta que segue o mesmo formato dos jogos virtuais. Implantado este mês
pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação da
Secretaria de Educação, o Projeto M@is 5 já conquistou alunos, responsáveis e
professores.
“Estou
aprendendo e me divertindo ao mesmo tempo. Gostaria que todas as provas fossem
assim”, diz Isabelle Porciúncula, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Fany
Batista Esteves, após responder as questões do primeiro módulo do M@is 5.
Nascida em São Paulo, ela diz que o game educativo está fazendo com que conheça
melhor o município no qual vive atualmente. “Eu não sabia onde ficava o rio das
Ostras, agora já sei”, conta.
Integrante
da equipe de responsáveis pelo conteúdo do M@is 5, a professora Kellen Bersot
explica que todos os 12 módulos falam de Rio das Ostras. “Achamos importante
trabalhar a questão do pertencimento à Cidade. Ao mesmo tempo queremos
estimular o aprendizado, auxiliar os alunos a dominar as competências propostas
para o 5º ano do Ensino Fundamental e a gerenciar o tempo na execução das
questões”, explica, lembrando que 65 turmas de 21 escolas participam do
projeto.
APROVAÇÃO –
Não são apenas os estudantes que estão aprovando o game educativo. Os professores
que lecionam para o 5º ano também falam dos benefícios do projeto. “Quando
usamos o M@is 5, a participação da turma é maior”, garante Sheila Isidório. “Os
alunos gostam de tudo que envolve a tecnologia. Por isso a ideia de um game que
passa os conteúdos foi bem aceita por eles”, completa Renata Melhorance.
Os
professores trabalham com os alunos o material disponível para download na
plataforma virtual de aprendizagem da Educação. Lançados a cada quinzena, os
módulos são concluídos sempre com um game em sala de aula, que mensura o
aprendizado. “Com os cartões-resposta enviados para nossa equipe, podemos fazer
um diagnóstico e devolver para escola os resultados, apontando as principais
dificuldades de cada turma”, explica Celso Tavares, que também integra a equipe
pedagógica do M@is 5.
Pela
plataforma virtual, os alunos podem ter acesso a um conteúdo ainda mais
completo do M@is 5 em casa. Os pais já vêm observando os bons resultados e
elogiam o projeto. Segundo o funcionário público Ivanildo Porciúncula, a sua
filha Isabelle está se dedicando ainda mais aos estudos graças ao game
educativo. “O formato se aproxima muito do que estão acostumados a acessar na
Internet. Como existe uma identificação com essa linguagem, ela fica mais
estimulada a aprender”, constata.
Todo
material do M@is 5 apresenta conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática
exigidos pela Prova Brasil e o Referencial Curricular de Rio das Ostras
(Recro). Para auxiliar no aprendizado são disponibilizados vídeos e textos que
podem ser acessados pelos alunos e pais a qualquer momento e de qualquer local
e dispositivo, auxiliando a interação entre escola e família.
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