Alunos, pais e professores de Rio das Ostras aprovam novo game educativo | Rio das Ostras Jornal

Alunos, pais e professores de Rio das Ostras aprovam novo game educativo

Ivanildo auxilia a filha Isabelle a acessar a plataforma do projeto
 em casa e elogia a ferramenta de aprendizagem.
Fotos: Mauricio Rocha / Arte ROjornal
Primeiro módulo já está sendo trabalhado em sala de aula; estudantes também podem acessar conteúdo na plataforma

Acostumados aos desafios dos games, mais de 1,8 mil alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de Rio das Ostras estão sendo estimulados a aprender mais graças a uma ferramenta que segue o mesmo formato dos jogos virtuais. Implantado este mês pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação da Secretaria de Educação, o Projeto M@is 5 já conquistou alunos, responsáveis e professores.

“Estou aprendendo e me divertindo ao mesmo tempo. Gostaria que todas as provas fossem assim”, diz Isabelle Porciúncula, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Fany Batista Esteves, após responder as questões do primeiro módulo do M@is 5. Nascida em São Paulo, ela diz que o game educativo está fazendo com que conheça melhor o município no qual vive atualmente. “Eu não sabia onde ficava o rio das Ostras, agora já sei”, conta.

Integrante da equipe de responsáveis pelo conteúdo do M@is 5, a professora Kellen Bersot explica que todos os 12 módulos falam de Rio das Ostras. “Achamos importante trabalhar a questão do pertencimento à Cidade. Ao mesmo tempo queremos estimular o aprendizado, auxiliar os alunos a dominar as competências propostas para o 5º ano do Ensino Fundamental e a gerenciar o tempo na execução das questões”, explica, lembrando que 65 turmas de 21 escolas participam do projeto.

APROVAÇÃO – Não são apenas os estudantes que estão aprovando o game educativo. Os professores que lecionam para o 5º ano também falam dos benefícios do projeto. “Quando usamos o M@is 5, a participação da turma é maior”, garante Sheila Isidório. “Os alunos gostam de tudo que envolve a tecnologia. Por isso a ideia de um game que passa os conteúdos foi bem aceita por eles”, completa Renata Melhorance.

Os professores trabalham com os alunos o material disponível para download na plataforma virtual de aprendizagem da Educação. Lançados a cada quinzena, os módulos são concluídos sempre com um game em sala de aula, que mensura o aprendizado. “Com os cartões-resposta enviados para nossa equipe, podemos fazer um diagnóstico e devolver para escola os resultados, apontando as principais dificuldades de cada turma”, explica Celso Tavares, que também integra a equipe pedagógica do M@is 5.

Pela plataforma virtual, os alunos podem ter acesso a um conteúdo ainda mais completo do M@is 5 em casa. Os pais já vêm observando os bons resultados e elogiam o projeto. Segundo o funcionário público Ivanildo Porciúncula, a sua filha Isabelle está se dedicando ainda mais aos estudos graças ao game educativo. “O formato se aproxima muito do que estão acostumados a acessar na Internet. Como existe uma identificação com essa linguagem, ela fica mais estimulada a aprender”, constata.


Todo material do M@is 5 apresenta conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática exigidos pela Prova Brasil e o Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro). Para auxiliar no aprendizado são disponibilizados vídeos e textos que podem ser acessados pelos alunos e pais a qualquer momento e de qualquer local e dispositivo, auxiliando a interação entre escola e família.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE