Opositor venezuelano pede proteção na embaixada chilena

Roberto Enríquez pediu proteção ao Chile
El Nacional/GDA
Roberto Enríquez, presidente do partido social cristão Copei e vice-presidente da Organização Democrata Cristã América está no imóvel como 'hóspede'.
O opositor venezuelano Roberto Enríquez, presidente do partido social cristão Copei e vice-presidente da Organização Democrata Cristã América, ingressou nesta quarta-feira (5) na residência do embaixador chileno em Caracas, para pedir "proteção", informou a chancelaria em Santiago, acrescentando que ele permanece no local na qualidade de "hóspede".
"Pediu proteção do Chile alegando diversas circunstâncias políticas", informou a chancelaria.
"Nosso país atuará nesta matéria de acordo com os princípios jurídicos e humanitários que inspiram sua política externa", destacou a chancelaria, precisando que Enríquez "foi recebido na qualidade de hóspede".
Na semana passada, o governo de Michelle Bachelet chamou para "consultas" seu embaixador em Caracas e pediu às autoridades venezuelanas que assegurem o "estado de direito".
Enríquez lidera a ala conservadora do Copei, partido que perdeu influência nas últimas duas décadas, e integra a coalizão opositora ao governo de Nicolás Maduro.
Tensão
A Venezuela mergulhou em crise econômica e política. As tensões se elevaram no país depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) pró-Maduro anulou as funções do Congresso, dominado pela oposição, na semana passada.
Embora a corte tenha voltado atrás na medida no fim de semana, a Assembleia Nacional continua impotente devido a veredictos anteriores do judiciário. A pressão internacional contra Maduro aumentou, e os protestos desarticulados dos opositores foram retomados.
Na noite de tera (4), manifestação terminou em confronto entre ativistas e policiais, deixando dezenas de detidos e feridos. A oposição prepara novas manifestações no país nesta quinta.

Por France Presse
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE