Delações da Odebrecht: Picciani é suspeito de receber mais de R$ 5 milhões para campanhas do PMDB | Rio das Ostras Jornal

Delações da Odebrecht: Picciani é suspeito de receber mais de R$ 5 milhões para campanhas do PMDB

Jorge Picciani teria recebido mais de R$ 5 milhões para
 campanhas políticas do PMDB
Ex-executivo da empreiteira detalhou em depoimento encontros com Picciani. Presidente da Alerj diz que doações foram 'legais' e 'espontâneas'.
Em delação premiada, o ex-executivo responsável pelo departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, afirmou que houve pagamentos a campanhas políticas do PMDB do Rio num total de mais de R$ 5 milhões. O delator declarou que os pedidos foram feitos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani.
O delator disse que, em um desses pedidos, o intermediário foi o dono do banco BVA, José Augusto Ferreira. O banco faliu e já foi liquidado pelo Banco Central. Benedito Júnior disse que o depósito foi feito em conta no exterior.
Nos documentos enviados aos procuradores da Lava Jato, Benedicto Júnior relata um segundo encontro com Jorge Picciani, também no diretório do PMDB no Rio, em 2010.
Benedicto: "No primeiro semestre de 2010 eu fui convocado pelo Dr. Jorge Picciani, então presidente do PMDB do Rio de Janeiro pra uma reunião na sede do PMDB localizada na rua Almirante Barroso 7...72, 8º andar, no Centro, quando esse me solicitou que eu avaliasse a possibilidade de fazer doação de campanha, sob pretexto de campanha para a candidatura a que ele se postulava ao Senado. Ele me mostrou a dificuldade que ia ser a competição, porque ele iria competir contra o Lindenberg e tinha mais outro candidato o Cesar Maia , ia ser uma disputa acirrada, dentro dessa visão dele de dificuldade ele demonstrou a necessidade de que eu fizesse uma doação de R$ 5 milhões. Tendo em vista a relação que ele já detinha com algumas pessoas do grupo por conta dele ser empresário privado, na área de criação de boi, tendo em vista a relação que ele desenvolveu comigo a partir dessa relação com as pessoas que ele convivia no grupo e a proeminência dele no PMDB do Rio de Janeiro, eu avaliei que pra nós seria muito bom se ele ganhasse a eleição e fosse um senador pelo Rio de Janeiro. Decidi fazer essa contribuição. Quando ele me informou que é eu iria ser procurado pelo José Augusto, dono do banco BVA, pra tratar dessa contribuição. Passado um tempo, o José Augusto me procurou. Eu coloquei em contato com o pessoal nosso do setor de operações estruturadas, pra operacionalizar os R$ 5 milhões que foram pedidos e a gente levantou dentro do nosso sistema e encontramos pagamentos sendo feito em moeda no exterior, moeda em euros, no valor de R$ 5 milhões aqui, com provas, prova pra corroboração doutor. Então isso foi em 2010. Em 2012, Picciani me procurou, atuando como arrecadador das campanhas do PMDB na época das campanhas municipais, me pediu que fizesse uma doação no montante de R$ 400 mil. Eu organizei com o setor de operações estruturadas liderado pelo Hilberto Silva e nós fizemos mais uma vez uma doação de R$ 400 mil sob o codinome grego, dos quais eu trago um anexo aqui pra comprovar esse pagamento. Quatrocentos mil de reais em espécie, feitos pelo setor de operações estruturadas que tratava do caixa dois da Odebrecht."
Pergunta: O senhor sabe onde?
Benedicto: "Olha, como eu repassei pro setor de operações estruturadas, foi usado o doleiro Álvaro José Novis, mas eu não tenho os dados aqui da onde foi entregue. O codinome utilizado pelo dr. Jorge Picciani no nosso sistema, que a gente usava, era grego."
Pergunta: O senhor Jorge Picciani já benfeciou a Odebrecht alguma vez?
Benedicto: "Doutor, veja a agenda legislativa do Rio de Janeiro não tem um impacto no nosso dia a dia de construtora ou de investidor em infraestrutura. Então eu particularmente acabei, como eu disse aos senhores, usufruindo de uma relação que o Dr. Emílio Odebrecht já tinha com o Dr. Picciani e o Dr. Pedro Novis que são dois membros do conselho. De maneira que eu nunca procurei Dr. Picciani pra tratar do meu dia a dia. Os problemas que eu tinha do Rio de Janeiro eu enfrentava com o Dr. Sérgio Cabral, não precisava usar Dr. Picciani, que eu nunca pedi nada a ele."
Nos documentos entregues pelo delator ao Ministério Público. Nas informações enviadas por escrito aos procuradores, Benedito Barbosa da Silva Júnior relata um segundo encontro com Jorge Picciani , também no diretório do PMDB no Rio, em 2010.
Benedicto Barbosa diz que, antes de serem feitos os repasses de dinheiro, informou a Picciani que parte da doação seria realizada com recursos de Caixa Dois. E que Jorge Picciani concordou.
O delator também entregou aos procuradores a relação de dados sobre os pagamentos que teriam sido feitos, em 2010, a Jorge Picciani. As informações retiradas do sistema usado pela construtora para fazer os pagamentos ilegais mostram o que seriam as três parcelas de setecentos mil euros, referentes ao codinome Grego. Segundo o delator, não foi possível identificar no sistema a conta em que foi feito o depósito.
Pergunta: Então que é que sabe a conta que foi depositado?
Benedicto: "Nós tamos tentando vasculhar o sistema, o sistema é complexo, nós ainda não encontramos, só temos as evidências de que foram feitos três pagamentos de 700 mil euros para Dr. José Augusto, dono do BVA. "
Como Jorge Picciani é deputado estadual, ele tem foro privilegiado na segunda instância da Justiça. Nesse caso, é o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio que vai decidir se abre ou não uma investigação contra o deputado Jorge Picciani.
O que dizem os citados?
Em nota, Jorge Picciani disse que todas as doações às campanhas dele foram espontâneas, legais e declaradas à Justiça Eleitoral e que vai responder com tranquilidade às acusações se o inquérito for aberto.
A defesa de José Augusto Ferreira não foi encontrada.

Por RJTV
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE