Autópsias na Turquia confirmam uso de armas químicas na Síria | Rio das Ostras Jornal

Autópsias na Turquia confirmam uso de armas químicas na Síria

Equipes de ajuda humanitária socorrem crianças depois
de um suposto ataque com gás na cidade de Khan Sheikhoun,
 na Síria - 04/04/2017 (Mohamed al-Bakour/AFP)
Ataque à província de Idlib causou pelo menos 72 mortes
Autópsias feitas na Turquia em vítimas do ataque de terça-feira na Síria confirmam o uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, segundo a agência estatal de notícias Anadolu.
“Autópsias realizadas em três corpos transportados de Idlib a Adana (sul da Turquia) revelaram o uso de armas químicas”, disse o ministro, sem revelar os elementos que baseiam a acusação. Bozdag explicou que os exames contaram com a participação de legistas turcos, além de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
As autópsias, que demoraram quase três horas, de acordo com a Anadolu, foram gravadas com câmeras. Autoridades turcas e a delegação da OMS também recolheram mostras.
Ataque
Ao menos 72 pessoas morreram em um bombardeio na terça-feira na província de Idlib, no noroeste da Síria. Os médicos constataram sintomas de um ataque químico: as vítimas tinham pupilas dilatadas, convulsões e espuma saindo pela boca. Dezenas de feridos estão recebendo atendimento médico na Turquia, país vizinho à Síria.
A Turquia e outros países, como Estados Unidos, França e Reino Unido, responsabilizaram o regime de Assad pelo ataque. Na quarta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Bashar al-Assad, a quem chamou de “assassino”, de ter ordenado o bombardeio.
O governo da Rússia, que apoia Damasco, afirmou na quarta-feira que a Força Aérea síria bombardeou um depósito dos rebeldes que continha “substâncias tóxicas”. Na explosão, as substâncias teriam sido dispersadas, de acordo com a versão russa.
Até o momento, a natureza dos compostos químicos não foi identificada. De acordo com a OMS, sintomas de algumas vítimas podem ter sido provocados pela exposição a uma categoria de produtos “que incluiria agentes neurotóxicos”.

(Com AFP)
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE