Rio das Ostras comemora Dia Mundial da Água

Um barco foi utilizado na limpeza que contou com apoio da
Guarda Ambiental. (Fotos: Divulgação / Arte ROJO)
Dezenas de pessoas participaram da programação, que teve como ponto alto uma ação de limpeza no mangue recolhendo meia tonelada de lixo

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta quarta, dia 22, em Rio das Ostras. A data acontece com o objetivo de despertar e conscientizar as pessoas para a Educação Ambiental. No Município, a programação foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Educação e da Guarda Ambiental.

A semana começou com palestra sobre importância da água e dos mangues. Também aconteceram oficinas com produção de sabão ecológico e reuso de sucatas. Porém, o ponto alto das atividades foi a ação e a limpeza do mangue, que aconteceu nas proximidades do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras.

A limpeza do mangue que margeia o rio das Ostras contou com a participação da comunidade e de alunos do Colégio Municipal Professora América Abdala e da Núcleo Educacional Estrela do Saber. Um barco foi utilizado para coletar os materiais que estavam flutuando na água.

Os estudantes Caíque Mendonça, Priscila Ribeiro e Milaine Carvalho participaram da ação, que recolheu aproximadamente meia tonelada de material inservível depositado às margens do rio. Para Caíque, é fundamental ter consciência e evitar o descarte de lixo nas áreas de preservação. “A água é muito importante para nós e precisamos preservar esse bem valioso”, disse o estudante.

Na mesma linha de pensamento, a colega de aula Milaine já tem a resposta pronta quando a pergunta é preservação. “Cada um tem que fazer sua parte. Fico triste quando passo por aqui e vejo tanto lixo lançado de forma errada. É preciso ajudar a natureza”, destacou.


Para a professora Silvia Almeida, que acompanhou as crianças durante a ação, é fundamental trabalhar essa consciência em sala de aula.  “Não podemos apenas falar desse tema em datas específicas. Temos que tocar nesse assunto ao longo do ano letivo, dar bons exemplos e incentivar os alunos a ter consciência ambiental a todo tempo”, enfatizou.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE