Rio das Ostras comemora Dia Mundial da Água | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras comemora Dia Mundial da Água

Um barco foi utilizado na limpeza que contou com apoio da
Guarda Ambiental. (Fotos: Divulgação / Arte ROJO)
Dezenas de pessoas participaram da programação, que teve como ponto alto uma ação de limpeza no mangue recolhendo meia tonelada de lixo

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta quarta, dia 22, em Rio das Ostras. A data acontece com o objetivo de despertar e conscientizar as pessoas para a Educação Ambiental. No Município, a programação foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Educação e da Guarda Ambiental.

A semana começou com palestra sobre importância da água e dos mangues. Também aconteceram oficinas com produção de sabão ecológico e reuso de sucatas. Porém, o ponto alto das atividades foi a ação e a limpeza do mangue, que aconteceu nas proximidades do Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras.

A limpeza do mangue que margeia o rio das Ostras contou com a participação da comunidade e de alunos do Colégio Municipal Professora América Abdala e da Núcleo Educacional Estrela do Saber. Um barco foi utilizado para coletar os materiais que estavam flutuando na água.

Os estudantes Caíque Mendonça, Priscila Ribeiro e Milaine Carvalho participaram da ação, que recolheu aproximadamente meia tonelada de material inservível depositado às margens do rio. Para Caíque, é fundamental ter consciência e evitar o descarte de lixo nas áreas de preservação. “A água é muito importante para nós e precisamos preservar esse bem valioso”, disse o estudante.

Na mesma linha de pensamento, a colega de aula Milaine já tem a resposta pronta quando a pergunta é preservação. “Cada um tem que fazer sua parte. Fico triste quando passo por aqui e vejo tanto lixo lançado de forma errada. É preciso ajudar a natureza”, destacou.


Para a professora Silvia Almeida, que acompanhou as crianças durante a ação, é fundamental trabalhar essa consciência em sala de aula.  “Não podemos apenas falar desse tema em datas específicas. Temos que tocar nesse assunto ao longo do ano letivo, dar bons exemplos e incentivar os alunos a ter consciência ambiental a todo tempo”, enfatizou.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE