Mercosul convoca reunião urgente de chanceleres para discutir Venezuela | Rio das Ostras Jornal

Mercosul convoca reunião urgente de chanceleres para discutir Venezuela

Suprema Corte, fiel ao presidente Nicolás Maduro (foto),
assumiu as competências da Assembleia Nacional
(Foto: Miraflores Palace/Reuters)
A Venezuela era membro de pleno direito do Mercosul até dezembro do ano passado, quando foi suspensa.
O Mercosul convocou para este sábado (1º) os chanceleres dos países-membros para uma reunião "urgente" sobre a "grave situação institucional" da Venezuela, além de reiterar o apoio do bloco aos princípios do Estado de Direito.
A reação do bloco acontece depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano decidiu, na quarta-feira (29), assumir as competências da Assembleia Nacional, de maioria opositora, devido à persistência do "desacato", um status que o Poder Judiciário impôs à câmara pelo descumprimento de várias sentenças.
"Perante a grave situação institucional na República Bolivariana da Venezuela, os Estados Partes signatários do Tratado de Assunção resolveram convocar uma reunião de chanceleres urgente para sábado, para analisar possíveis vias de solução", informou a Chancelaria da Argentina, que tem a presidência temporária do bloco, em comunicado.
"Os países fundadores do Mercosul reiteram seu inalterável apoio aos princípios fundamentais do Estado de Direito e à preservação da democracia na região latino-americana", acrescentou o bloco, integrado por Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, participará do encontro, segundo a Efe.
A Venezuela era membro de pleno direito do Mercosul até dezembro do ano passado, quando foi suspensa.
OEA
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, convocou formalmente o Conselho Permanente da instituição para discutir a situação na Venezuela. Na quinta-feira, ele classificou a medida de "autogolpe".

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE