Protestos contra Nicolás Maduro tomam as ruas na Venezuela | Rio das Ostras Jornal

Protestos contra Nicolás Maduro tomam as ruas na Venezuela

Deputados da oposição venezuelana em confronto com a
Guarda Nacional, durante protesto contra a decisão da
Suprema Corte de assumir as funções legislativas do
 Congresso - 30/03/2017 (Juan Barreto/AFP)
Oposição planeja novas manifestações neste sábado contra a decisão judicial que suprimiu o poder da Assembleia Nacional
Manifestantes de oposição ao presidente Nicolás Maduro bloquearam importantes vias de Caracas e outras cidades na Venezuela, na manhã desta sexta-feira. Os protestos acontecem um dia depois de o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) assumir as atribuições do Legislativo, dissolvendo a Assembleia Nacional.
A oposição inicialmente convocou uma manifestação para este sábado, 01 de abril, mas os protestos começaram ontem mesmo, quando um grupo de deputados foi à sede do TSJ e acabou agredido por apoiadores de Maduro. Com receio da repressão policial, a convocação não foi confirmada, mas espera-se que a mobilização da população aconteça de qualquer forma.
Nas redes sociais, a inciativa ganhou força com a hashtag #EnLaCaleContraElGolpe. Apesar de pequenas e dispersas, as manifestações foram repreendidas com violência, denunciaram os participantes. Cinco estudante e uma jornalista teriam sido detidos pela polícia, segundo informações do jornal venezuelano El Nacional. 
A anúncio de que o TSJ assumiu por decisão judicial as funções da Assembleia Nacional foi recebido com repúdio ao redor do mundo. Estados Unidos, União Europeia (UE), Canadá e diversos países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México, Panamá e Guatemala) condenaram a decisão. 

O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almago,  afirmou que a sentença é um “autogolpe de Estado perpetrado pelo regime venezuelano contra a Assembleia Nacional (AN), o último poder do Estado legitimado pelo voto popular” e convocou uma reunião de urgência este sábado para avaliar a situação.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE