Macaé: HPM realiza primeira captação de órgãos de 2017

Equipe conseguiu captar dois rins e fígado para
transplante. Foto: João Barreto / Arte ROJO
Foi realizada na tarde desta quinta-feira (30), no Hospital Público de Macaé (HPM), a primeira captação de órgãos de 2017. O procedimento aconteceu por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em parceria com o Programa Estadual de Transplante. A doadora foi Deuslíria Pereira de Jesus, 33 anos, moradora do bairro Lagomar. Foram captados os dois rins e o fígado. A jovem era hipertensa, mãe de quatro filhos e sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE), no dia 22.

De acordo com o marido da doadora, Carlos Antônio Bueno, ela passou mal e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Lagomar (UPA), com a pressão muito alta e, após a pressão ser estabilizada, foi transferida para o HPM. "Não esperava que isso acontecesse, minha esposa recebeu todo atendimento necessário, mas o seu caso era muito grave e, infelizmente recebemos a notícia de sua morte cerebral", contou emocionado.

Ele lembrou que a decisão foi definida em conjunto pela família, em especial pela mãe de Deuslíria, que faz hemodiálise e se encontra na fila de espera para transplante de rins. "Através da doação da minha esposa vamos ajudar outras pessoas. Este é um momento triste, mas o nome de Deus está sendo glorificado. Agora, preciso de força para criar os nossos filhos: um de sete meses e os outros de 7, 8 e 14 anos", falou.

Segundo a equipe da CIHDOTT, o protocolo de morte cerebral foi aberto no dia 28, quando foi feita a abordagem à família que autorizou a captação. Os profissionais ressaltaram a importância da doação de órgão, ressaltando que este gesto da família irá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de outras pessoas que estão na fila de espera.

Eles disseram ainda, que para ser um doador basta falar com a família e deixar bem claro o desejo. Não precisa deixar por escrito, pois a autorização será da família. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE