Procon Macaé fiscaliza supermercados sobre recall de carnes

Produtos de três frigoríficos estão
sendo recolhidos. Foto: Ana Chaffin
A Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Macaé realizou, nesta sexta-feira (31), uma ação de fiscalização nos supermercados da região. O objetivo foi cumprir a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que determinou o recolhimento de produtos dos frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin, sediados no Paraná.

De acordo com o Procurador Adjunto do Procon de Macaé, Carlos Fioretti, a realização do recall, procedimento previsto no Código de Defesa do Consumidor, tem caráter preventivo e a finalidade de evitar que o consumidor tenha a sua vida, saúde ou segurança atingidos.

- Os supermercados estão colaborando e colocando os produtos condenados para descarte. Somente em um estabelecimento foram retirados das prateleiras cerca de 500 quilos de embutidos do frigorífico Peccin, entre salsichas, presuntos e manteigas - , pontuou, acrescentando que as marcas Souza Ramos e Transmeat receberam um prazo da Senacon de 10 dias, que termina no dia 5 de abril, para que as próprias empresas retirem seus produtos dos pontos de venda.

O Procon Macaé ainda orienta os consumidores a exigir informações na hora da compra. "É necessário saber a procedência das carnes, frangos e embutidos, e recusar aqueles dos frigoríficos autuados", destacou Carlos Fioretti.

Com 74 anos e consumidora diária de produtos orgânicos, Cleilce Paula estava em um dos estabelecimentos fiscalizados e ressaltou a importância da ação. "Essa é uma ação corretiva, preventiva e educativa. Fico feliz em saber que podemos ficar tranquilos, pois o poder público está fazendo seu papel de fiscalizar ", disse.

O supermercado que não cumprir a medida receberá multa. Qualquer dúvida ou reclamação, o Procon Macaé está à disposição dos consumidores no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), situado na Avenida Presidente Sodré, 466 - térreo e 5º andar - Centro. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são: 2762-0057/2796-1091/2796-1068. O endereço eletrônico é: procon@macae.rj.gov.br.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE