Lula vai depor na próxima semana por acusação de tentar obstruir Lava Jato

Os disparos de quatro mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte nesta segunda-feira foram um exercício visando atingir, no caso de necessidade, as bases americanas no Japão, anunciou a agência de imprensa oficial norte-coreana KCNAMísseis norte-coreanos foram testados visando os EUA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento na terça-feira da próxima semana à Justiça Federal do Distrito Federal no âmbito do processo em que é réu acusado de tentar obstruir as investigações da operação Lava Jato, informou o tribunal nesta segunda-feira.
A defesa de Lula havia pedido que o depoimento fosse prestado por videoconferência, mas o juiz substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, Ricardo Leite, negou o pedido e Lula terá de comparecer pessoalmente para prestar depoimento.
O magistrado alegou que não havia disponibilidade para fazer uma videoconferência na terça da próxima semana com São Paulo e São Bernardo do Campo e que, por isso, o atendimento do pedido da defesa implicaria em atraso no andamento da ação penal.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva© REUTERS/Paulo Whitaker Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Lula é réu neste processo ao lado de outras cinco pessoas, entre elas o ex-senador Delcídio do Amaral. O caso teve origem quando Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, gravou uma conversa com Delcídio na qual o então parlamentar oferecia dinheiro, influência política junto ao Supremo Tribunal Federal e até uma rota de fuga em troca do silêncio do ex-dirigente da estatal na Lava Jato.
Delcídio foi preso por conta desta gravação e posteriormente fechou acordo de delação premiada com os investidores. Ele afirmou agir a mando de Lula, o que o ex-presidente nega. Delcídio teve o mandato de senador cassado por conta deste caso.
Por Eduardo Simões

 Reuters
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE