Lei para revistar autoridade que visite presídio no RJ causa polêmica entre deputados

Complexo penitenciário de Bangu
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Proposta de Flávio Bolsonaro (PSC) e Milton Rangel (DEM) suscitou discussões na Alerj na terça. Em primeira discussão, projeto foi aprovado com emenda.
A imposição de revistas a governadores, ministros, advogados e autoridades de um modo geral que visitem presídios no Rio de Janeiro causou polêmica na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça (21).
A proposta apresentada pelos deputados Flávio Bolsonaro (PSC) e Milton Rangel (DEM) foi aprovada em primeira discussão, poucos dias após o ex-governador Sérgio Cabral receber visitas de parlamentares em Bangu 8.
O texto original previa também que crianças e adolescentes "em fundada suspeita" fossem revistados eletronicamente, o que esquentou o clima na Casa. O termo considerado "genérico" foi alvo de fortes críticas.
Bolsonaro defendeu que até mesmo bebês de fralda pudessem esconder drogas sob o produto de higiene íntima. A deputada Enfermeira Rejane (PC do B) criticou a medida e propôs uma emenda que poupasse os menores de idade, o que foi aprovado.
Ex-chefe da Polícia Civil, Martha Rocha (PDT) defendeu que algumas autoridades não devessem se submeter à revista, como os próprios deputados que visitam o sistema penitenciário para avaliações da carceragem. Paulo Ramos (PSOL) rebateu. "É saudável que todos sejam tratados de forma igual", disse no plenário.
O projeto de lei de Bolsonaro, na prática, altera uma lei de 2015 assinada por Marcelo Freixo (PSOL), Jorge Picciani (PMDB) e André Ceciliano (PT) que dispunha sobre a revista íntima em presídios.
A proposta ficou conhecida como o "fim da revista vexatória" por estabelecer a revista eletrônica e proibir o procedimento manual.
Para a alteração proposta nesta terça passar a valer, é necessário que os deputados aprovem novamente o texto em segunda discussão. Caso isso ocorra, o texto vai à sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE