Guarda Municipal vai usar câmeras para auxiliar combate ao roubo de carros no Rio

Sistema vai identificar carros roubados no Rio
(Foto: Lucas Rocha/Divulgação Seop)
Em janeiro, quase metade das ocorrências desse tipo de crime foram registradas no município, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Operação tem início neste mês de março.
Quase metade dos roubos de veículos no estado ocorreu no município do Rio, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apresentados na semana anterior ao carnaval. Dos 4.207 casos registrados em delegacias de todo o estado, 1.978 ocorreram na cidade - na comparação de janeiro de 2017 com o mesmo mês do ano passado, o número de casos cresceu 25,3%.
Para tentar reduzir esse número, a partir deste mês a Prefeitura do Rio promete utilizar a tecnologia: diariamente, imagens de câmeras instaladas em 90 pontos do município serão analisadas por agentes do núcleo de inteligência da Guarda Municipal. A equipe usará um sistema que vai emitir alertas caso algum carro roubado passe pelo monitoramento, que será feito a partir do Centro de Operações (COR), na Cidade Nova, Centro do Rio.
Depois de computadas, as informações serão colocadas à disposição da Secretaria de Estado de Segurança, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A ideia é que os dados ajudem a mobilizar com mais rapidez a Polícia Militar, por exemplo, que poderá interceptar os veículos roubados.
"É um sistema que vai ser utilizado pelas polícias Militar e Civil, CICC, COR, Guarda Municipal e CET-Rio. Ele acaba agregando múltiplas informações, que serão úteis para vários órgãos diferentes", resumiu o assessor de projetos da Secretaria de Ordem Pública (Seop) Thyago Ferreira.
Ferreira garante que os aparelhos, adquiridos na época da Rio 2016, não têm como objetivo aumentar a incidência de multas. Segundo ele, outros equipamentos usados para flagrar infrações poderão ser incorporados ao sistema de alerta para carros roubados.
"Ao final desse processo, se tudo der certo, serão mais de mil pontos de captura, e a intenção é contribuir com a Secretaria de Segurança no combate aos roubos e furtos de carros e também aos roubos de carga", completou o servidor. No último dia 23, os guardas municipais que vão atuar na operação fizeram um treinamento inicial sobre o sistema no COR.
Na semana passada, o Instituto de Segurança Pública divulgou dados que mostraram um salto no número de roubos de veículos no Rio. Conforme mostrou o RJTV, a quantidade de casos é a maior desde o início da série histórica, em 2003. Naquele ano, foram 1.567 casos em todo o estado, número inferior ao registrado apenas no município em janeiro deste ano.

G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE