Doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela no Hemorio | Rio das Ostras Jornal

Doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela no Hemorio

Hemorio vacinará até 500 pessoas por dia, mesmo as que não
estiverem aptas a doar sangue (Foto: Cristina Boeckel/ G1)
Polo de imunização será montado no hemocentro e receberá 500 doses da vacina por dia. Mesmo quem for considerado inapto para doar sangue será vacinado.
A partir de terça-feira (21), quem procurar o Hemorio, no Centro do Rio, para doar sangue será vacinado contra a febre amarela. Mesmo os voluntários à doação que forem considerados inaptos, após passar pela triagem clínica, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro.
Diariamente, a unidade receberá 500 doses da vacina. Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, essa estratégia foi montada pela secretaria para evitar o desabastecimento de sangue em todo o estado, já que a pessoa que se vacina contra febre amarela deve ficar quatro semanas sem doar sangue.
O Hemorio tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde, além de outras cidades, quando necessário.
Com a vacinação em massa da população da Região Metropolitana do Rio, prevista para acontecer até o fim deste mês, a tendência é que a os estoques diminuam.
Diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim explica que a instalação do polo de vacinação na unidade é uma solução eficiente para evitar o desabastecimento de sangue.
"Nessas quatro semanas, o vírus da febre amarela, que está presente na vacina, atenuado, ainda pode ser encontrado no sangue. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas", afirmou.
O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.

Por G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE