Vigilância sanitária recolhe amostras de embutidos em supermercados do Rio | Rio das Ostras Jornal

Vigilância sanitária recolhe amostras de embutidos em supermercados do Rio

Resultado de análises em carne recolhida no fim de semana
 fica pronto em até 7 dias (Foto: Bruno Albernaz / G1)
Um dos bairros alvos da ação nesse domingo foi a Ilha do Governador, onde os fiscais vistoriaram três supermercados. Amostras são analisadas em laboratório na Zona Norte.
Agentes da vigilância sanitária estiveram em supermercados do Rio, na manhã deste domingo (19), onde recolheram amostras de embutidos para a realização de testes. As equipes estiveram em supermercados da Zona Sul da cidade e da Ilha do Governador. O objetivo é analisar produtos fornecidos pelos frigoríficos alvos da operação da Polícia Federal que investiga adulteração e venda de carne vencida.
Segundo Aline Borges, gerente técnicas de alimentos da vigilância sanitária, foram coletadas seis amostras com produtos do frigorífico BRF, que corresponde a cerca de 10 quilos. "Hoje coletamos embutidos; linguiças, empanados em base de frango. Hoje nós coletamos seis amostras desses produtos e vamos continuar o mês todo coletando.", conta Aline.
Em fato relevante divulgado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a BRF disse que está colaborando com a operação. A companhia destacou que cumpre normas e regulamentações na produção e venda de seus produtos, possui processos de controle rigorosos e não compactua com práticas ilícitas. "A BRF assegura a qualidade e a segurança de seus produtos e garante que não há nenhum risco para seus consumidores, seja no Brasil ou nos mais de 150 países em que atua", disse.
Essa é a segunda operação da Vigilância Sanitária no Rio após a deflagração da Operação Carne Fraca, da PF. No sábado (18), os fiscais recolheram amostras em supermercados de Botafogo e Copacabana do frigorífico JBS, que é um dos fornecedores dos supermercados.
As amostras foram levadas para um laboratório da prefeitura, na Mangueira, Zona Norte do Rio, que já começou a realizar testes que vão apontar a qualidade para o consumo dos produtos. Na manhã deste domingo, a equipe da vigilância não autuou ninguém porque não foram encontradas irregularidades aparentes nos produtos e nos estabelecimentos durante as visitas.
O Laboratório de Controle de Produtos do órgão, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor). O resultado deve sair em até 7 dias.
Segundo a coordenadora do laboratório municipal de saúde pública, Roberta Ribeiro, alguns procedimentos adotados pelo laboratório, logo no primeiro momento da apreensão são fundamentais para manter a condição original de cada alimento.
"O fiscal traz os produtos apreendidos e nós fazemos a recepção dos alimentos, verificamos a temperatura do produto, adicionamos todos os dados do termo de apreensão no sistema e depois eles são encaminhados pra diferentes laboratórios de análises de acordo com as necessidades", explica Roberta.
Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação. O mesmo vai acontecer com os alimentos que apresentarem validade vencida e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento.
Em nota, a JBS alegou que há milhares de profissionais dedicados à garantia da qualidade dos seus produtos. "A JBS reafirma a qualidade dos seus produtos. A Companhia exporta para mais de 150 países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, e é anualmente auditada por missões sanitárias internacionais e por clientes. No Brasil, há 2 mil profissionais dedicados exclusivamente a garantir a qualidade dos produtos JBS e suas marcas. Todos os anos, 70 mil funcionários têm treinamento obrigatório nessa área.”, afirmou a empresa.

G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE