![]() |
Alunos da
Escola Municipal Inayá Moraes D' Couto receberam
a publicação
(Fotos: Mauricio Rocha)
|
Publicação conta as aventuras da turma da “Luluzinha Teen” para identificar
focos do mosquito
No início de
abril, alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras ganharam mais um
material para reforçar o combater ao mosquito Aedes Aegpti, causador da dengue,
zika e da febre chikungunya. Agentes da Defesa Civil e Guardas Sanitários
da Vigilância em Saúde distribuíram revistas didáticas aos estudantes das
Escolas Municipais Inayá Moraes D’ Couto e Cidade Praiana. A ação é uma
parceria da Prefeitura com as Secretarias de Estado de Defesa Civil, Educação e
Saúde.
A
publicação, que está sendo distribuída em todos os municípios fluminenses,
conta as aventuras da turma da “Luluzinha Teen” para identificar os possíveis
focos do mosquito em sua comunidade e conhecer os sintomas da dengue e da
chikungunya . Na história, os adolescentes recebem orientações de um Guarda
Sanitário, que ensina a prevenir as doenças em apenas dez minutos por semana.
Ao final da revista, caças-palavras, dominox e criptogramas reforçam os
cuidados de prevenção dessas doenças. Diversão e conhecimento garantidos.
De acordo
com o capitão Marcelo Silva, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, a revista
temática representa um eficiente recurso para combater o Aedes Aegpti. “Com
esta revista conseguimos envolver crianças e adolescentes no trabalho de
prevenção. Elas também levam informações aos pais e responsáveis, se
transformando em multiplicadores do conhecimento”, ressalta.
“Quando
estes estudantes identificam focos do mosquito em sua casa ou escola, cobram
providências dos adultos. Por isso, são importantes aliados no grande desafio
de prevenir e proteger nossa cidade”, explica o coordenador da Defesa Civil no
Município, Jorge Manuel Mazzo.
ORIENTAÇÕES
- Durante a distribuição da revista, Guardas da Vigilância em Saúde
orientaram os alunos sobre os principais cuidados para combater a dengue e a
chikungunya em suas casas. A estudante Letícia Vitória da Silva, do quarto ano
da Escola Municipal Inayá Moraes D’ Couto, ouviu com atenção as explicações dos
Guardas. “Agora vou poder ajudar meus pais a cuidar de nossa saúde. Precisamos
estar sempre atentos”, afirmou, empolgada.
“Meu pai já
teve dengue no ano passado e vi o quanto é perigosa. A revista ensina a prevenir
essa doença em apenas dez minutos por semana”, completou a colega Gabriela
Costa, também do quarto ano.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!