![]() |
Alunos
visitaram o Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras
- Cedro durante a semana de aniversário
(Fotos: Mauricio
Rocha/Arte/ Rio das Ostras Jornal)
|
Cidade
completa 24 anos no dia 10. Sessão Solene, eventos religiosos e Caminhada
Histórico-Cultural estão na programação
Rio das
Ostras comemora o 24º aniversário de emancipação politico-administrativa no
domingo, 10. O dia será marcado pelo Circuito Histórico-Cultural, com
concentração a partir das 8h; uma caminhada que percorre marcos da Cidade.
Ainda no domingo, haverá celebrações de ação de graças na Igreja Matriz Nossa
Senhora da Conceição, às 8h, e na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, às 19h.
Na sexta-feira, 8, às 18h30, acontece a Sessão Solene da Câmara Municipal com
entrega de títulos de Cidadão Riostrense e de Cidadão Riostrense por Mérito
Municipal.
Ao longo da
semana, a Fundação Rio das Ostras de Cultura abriu as portas do Centro de
Formação Artística para a comunidade, que pôde assistir aulas públicas de
dança, música e teatro. Encerrando a programação cultural, nesta sexta, 8, às
20h, na Praça José Pereira Câmara, será apresentada a performance de dança
“Zedi” pelo Grupo Cria Expressões Humanas. O espetáculo conta a história de
Zedi, andarilho que é uma lenda viva de Rio das Ostras.
ATIVIDADES
PEDAGÓGICAS – Desde março, as 43 unidades de ensino da Rede Municipal
de Rio das Ostras já vêm realizando atividades pedagógicas para relembrar o
passado e conhecer o presente da Cidade. Na semana de aniversário, as
atividades se intensificaram com exposições, apresentações artísticas, visitas
ao Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro), à Biblioteca Pública
e à Casa de Cultura, ações de educação nutricional, circuito de trânsito,
oficinas de reutilização de água, promovidas em parceria com a empresa Macaense,
entre outras.
Cada unidade
de ensino preparou com muita dedicação as próprias atividades. A Escola
Municipal Fazendas Reunidas Atlântica, por exemplo, realizou uma roda de
conversa na qual os alunos puderam conhecer um pouco sobre o passado da Cidade.
Os estudantes da Escola Municipal Nadir da Silva Salvador visitaram a
Prefeitura, enquanto os pequenos da Creche Dona Cota participaram de uma
caminhada às margens do rio das Ostras. As crianças, de seis meses a três anos,
usavam máscaras de peixes e guaiamuns para lembrar a importância da preservação
ambiental. Ao lado delas, professoras e mães levavam cartazes de
conscientização sobre a necessidade de unir forças no combate ao Aedes Aegypti.
“As
atividades pedagógicas têm o objetivo de levar os alunos a descobrir a Cidade,
inclusive seus pontos históricos e turísticos, porque acreditamos que, para
amar e cuidar, antes é preciso conhecer. A nova geração tem o papel de
contribuir para o futuro e por isso motivamos ações ligadas ao trânsito e
às questões ambientais, entre outras. Essas atividades sistemáticas surtem
muito efeito já que os estudantes, grande parte deles oriundos de outros
municípios, internalizam esse amor e esse apreço por Rio das Ostras”, explica a
secretária de Educação, Andréa Machado.
ECO-OSTRAS -
Até o final do mês acontecem outras ações educativas como a Gincana Eco-Ostras,
que tem como tema a história do Município, seus ambientes e áreas de
preservação. Dividida em etapas, a gincana conta com um Quiz, com perguntas
sobre o tema, além de arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos que serão
doados a instituições filantrópicas. A cidade também recebe o projeto Furnas
Educa Itinerante, voltado à conscientização sobre conservação de energia,
educação ambiental e prevenção de queimadas.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!