Mais de 641 milhões de reais para 2012 é o Orçamento de uma cidade jovem, rica e pobre. Pobre na sua estrutura de qualidade de vida, não no assistencialismo prestado pelo gestor, e sim, na qualidade de vida no sentido literal da palavra, “Qualidade de Vida” não é mais que o conforto de um cidadão andar pela “Calçada Arrumada” de sua casa, transitar pela “Pista da sua Rua” asfaltada, ter a água “Corrente Jorrando” pela torneira para manter sua limpeza digna e outras “cositas mas”, mesmo na sua pobreza, além de saúde e remédio. Ele não aguenta mais viver, acuado, intimidado de que vai perder os Royalties, que vai perder aquilo que não têm.
O cidadão não é mais o coitado, já mostrou que ele quer respeito, ele não se ilude mais com inaugurações, como a da “Emergência Pediátrica”, arrumando fachadas do que já esta pronto, o que é pior, inaugurar o local para sua própria gente, pouco mais de 50 funcionários de cargos de confiança e alguns vereadores governistas, que se dependesse deles não estariam ali, pagando “Mico”, porque na verdade, não houve sequer um cidadão da população ou do povo para prestigiar tal façanha, embora, o hospital ao lado, distante 15 metros da inauguração estava abarrotada de gente para serem atendidos. Como podemos chamar essa indiferença? De Prestigio, Rejeição ou “Puxa-saquismo”?
São mais 140 milhões para o próximo ano, o orçamento deste ano foi de 501 milhões, mais claro, 641 milhões, para quase 110 mil habitantes. Já, o orçamento do município de Nova Friburgo, foi pouco mais de R$ 450 milhões, para cerca de 200 mil habitantes, um município que sofre com a suas encostas e desastres naturais em épocas de chuva, mesmo assim, seu povo é consciente daquilo que tem, isso é uma virtude.
Não é a calamidade natural que mantém a cidade em completo estado de abandono na maioria de seus bairros, não é a desgraça dos outros que nos deixa mais felizes, e sim, o despreparo e a incapacidade para gerenciar milhões e milhões de reais, a saúde levou 110 milhões, em compensação nós mortais, pagadores de impostos, (mesmo que você não queira tem que pagar), temos que pagar 85 milhões de divida da Parceria Público Privada a famosa “PPP”, que o governo municipal fez o favor de se envolver, que mais acreditamos seja as dividas de campanha sendo pagas a nossas custas.
Não quero me alongar, mas, o que leva um homem a ser prefeito, vereador ou deputado ou talvez presidente?
Digo e repito, o que faz um homem que não sabe negociar, nem sabe o que se passa na política de sua cidade, nacional ou no mundo?
Qual é o interesse de um homem que queira ser político e paga uma cachaça, cesta básica, vale transporte, dentadura, um caminhão de aterro, para que o “amigo” ou “leitor” vote nele?
A resposta está num governo que não se importa com o ser humano, que vê seu semelhante passando a maior dificuldade para viver e não faz nada, estou falando do coletivo, não no individual, não podemos confundir assistencialismo como pena, como coitado, nada contra, mas o homem, o ser humano, quer morar dignamente mesmo na sua pobreza, na sua casa, com água, com sua rua limpa e calçada, com seu salário digno ganho com seu suor, uma escola que eduque seu filho, um transporte que o leve para a casa, segurança da policia, um atendimento humano no hospital ou pronto socorro..e por ai vai, um sonho não é difícil de ser alcançado, mas, somos nós os maiores responsáveis por um governo que se importe com o homem, mulher, idoso e a criança, ele quer se sentir digno por aquele que o governa e não ser explorado pela sua desgraça ou condição econômica..ao final esta muito claro, não é o dinheiro que falta, o Orçamento de 641 milhões de reais te diz o que temos e não o que falta, um pingo de sensibilidade é o suficiente para que um homem se sinta Digno de Ser e Viver..
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!