Rio das Ostras cumpre metas para o combate à dengue segundo Estado | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras cumpre metas para o combate à dengue segundo Estado

De acordo com a Vigilância em Saúde, foram registrados em Rio das Ostras 3.526 casos suspeitos de dengue em 2011
Existem quatro tipos de vírus da dengue e qualquer um pode causar formas graves da doença.
Rio das Ostras é o único município da Região dos Lagos que cumpriu as metas estabelecidas pela Comissão Intergestores Bipartite para o combate à dengue, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A notícia foi destaque na grande mídia, que revelou ainda, segundo o levantamento do Estado, que dos 92 municípios do Rio, 71 deixaram de se precaver quanto à epidemia, prevista para o próximo verão.
A indicação da cidade se deve às ações permanentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que inclui, entre outras, a ampliação do trabalho de guardas sanitários. Ao todo, 250 funcionários da Prefeitura atuam diariamente na inspeção de residências, na orientação de moradores e no controle do mosquito e possíveis focos. Somente este ano Rio das Ostras registrou mais de 240 mil visitas.
Já prevendo a epidemia que deve acometer o Estado do Rio no próximo verão, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está intensificando as ações para evitar o aumento do número de casos de dengue. Uma equipe de técnicos e guardas sanitários está realizando palestras em todas as escolas da Rede Pública, além de igrejas e associações de moradores. O objetivo é sensibilizar as pessoas e torná-las multiplicadoras nas ações de combate ao mosquito. Entre elas destaca-se a campanha “10 minutos Contra a Dengue”,que prevê a interrupção do ciclo do mosquito sempre que uma pessoa dispuser de 10 minutos de apenas um dia na semana para inspecionar seu próprio ambiente de moradia. De acordo com dados oficiais, o ambiente doméstico concentra pelo menos 86% dos focos.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Bellei, foram registrados em Rio das Ostras 3.526 casos suspeitos de dengue em 2011, sendo 1.579  confirmados como dengue clássica, 815 em investigação, 112 casos com complicações, quatro casos de denguehemorrágica e 1.016 descartados. 

VÍRUS - Existem quatro tipos de vírus da dengue e qualquer um pode causar formas graves da doença. O vírus tipo 1, responsável por uma epidemia em 1986, está de volta ao Brasil, ainda mais agressivo. O País já registra também, pela primeira vez, o da dengue tipo 4. Por isso toda a população está indefesa ao vírus, que pode se manifestar não indicando sintomas e pode também matar. 

Alguns estudos mostram que as pessoas que têm dengue pela segunda ou terceira vez podem ter elevadas as chances de a doença se manifestar de forma grave. Daí a importância em buscar atendimento médico ao manifestar qualquer um dos sintomas.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE