| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Nova descoberta de Petroleo na Bacia de Campos

O poço do Campo de Caratinga encontra-se a 3.950 metros de profundidade no subsolo marinho.

A Petrobras comunica a descoberta de duas novas acumulações de petróleo leve (29o API) em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas da Bacia de Campos, resultante da perfuração do poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em local onde a profundidade d'água é de 1.027 metros.

A acumulação descoberta nos reservatórios do pós-sal está a 3.950 metros de profundidade no subsolo marinho. Estimativas preliminares indicam volumes recuperáveis de aproximadamente 105 milhões de barris de óleo equivalente.

A outra acumulação, confirmada pelo mesmo poço, encontra-se em reservatórios do pré-sal. Esses reservatórios, posicionados a 4.275 metros de profundidade, estão possivelmente relacionados à acumulação identificada anteriormente pelo poço 6-BR-63A-RJS (anunciada pela Companhia em 25/02/2010), na área do Campo de Barracuda. Naquela ocasião, os volumes de óleo recuperável apontavam para cerca de 40 milhões de barris de óleo equivalente. Caso a ligação entre essas duas acumulações se confirme, dados preliminares do novo poço indicam o volume conjunto recuperável potencial de 360 milhões de barris de óleo equivalente.

Está prevista a realização de testes para avaliar a produtividade desses reservatórios, e a análise da interligação do poço à plataforma P-48, atualmente em operação no Campo de Caratinga, aproveitando a infraestrutura de produção e escoamento instalada na área.

Essas acumulações deverão ser objeto de Plano de Avaliação, a ser apresentado brevemente à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Obras da creche em Barra de São João devem terminar antes do esperado

Foram previstos oito meses de obras.

As obras da creche em Barra de São João, no distrito de Casimiro de Abreu, que foram iniciadas há pouco mais de um mês devem terminar antes do esperado. Foram previstos oito meses de obras, mas na próxima semana já será iniciada a concretagem da laje. Na primeira etapa foi feita toda a fundação, estrutura e a parte de alvernaria.

A creche terá 947 metros quadrados de área construída e 2.130 metros quadrados de área total.

"Nosso objetivo é entregar essa creche para a população do distrito de Barra de São João o mais rápido possível", destacou o prefeito Antonio Marcos.

ECONOMIA - A creche, que vai atender mais de 200 crianças, está sendo construída de forma ecologicamente correta, com captação de água de chuva para jardinagem e limpeza da área externa, pátio interno sem cobertura com prisma de ventilação e iluminação. A obra também conta com janelas amplas, para aumentar a claridade e propiciar a economia de energia.

A previsão é que o sistema de captação de água atenda a 20% da demanda da creche e que sejam economizados 30% em energia. Orçado em R$1.380 milhões, o prédio, de arquitetura moderna, será revestido de pastilhas e, internamente, as paredes serão azulejadas a até um metro e vinte de altura.

Alunos de colégio em Macaé aprendem sobre vida e obra de Portinari

O evento atraiu a população local. Entre eles, o poeta Antônio Figueira da Cruz.

A mostra O Brasil de Portinari, patrocinada pelo Programa Petrobras Cultural, está participando da I Jornada Cultural da Serra Macaense, realizada na Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti, no distrito de Glicério, em Macaé (RJ). A abertura da exposição na última segunda-feira (24/5) contou com uma palestra sobre a vida e obra de Portinari para alunos do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga.

Além de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do 2º Grau, o evento atraiu a população local. Entre eles, o poeta Antônio Figueira da Cruz, para quem “a juventude precisa conhecer artistas brasileiros com os quais se identifiquem, pois é desta forma que se constrói uma identidade nacional”. A monitora ambiental Jéssica Denise de Oliveira elogiou muito a iniciativa e mostrou-se surpresa frente a alguns aspectos da vida do artista:

“Não conhecia muito sobre a vida de Portinari. É muito bom que nossos jovens tenham esse envolvimento com a cultura e a arte. E mais, que saibam que pessoas como eles, de origem modesta, alcançaram sucesso através de estudo e trabalho”, disse.

Além de Macaé, a mostra O Brasil de Portinari esteve exposta, recentemente, nos municípios de Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Conceição de Macabu.

Continuam as obras de revitalização do Cine Clube Macaé

As obras de revitalização do prédio foram divididas em duas fases. A Petrobras e a Prefeitura Municipal de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, deram início no mês de abril às obras de revitalização do prédio do Cine Clube de Macaé, fundado em 1964. Cerca de 30 pessoas estão trabalhando no local para que tudo saia dentro das datas previstas no cronograma do projeto.

As obras de revitalização do prédio foram divididas em duas fases, a primeira, de demolição, que terminará no mês de outubro deste ano. Já a segunda fase, de construção e reforma, está prevista para acabar em março de 2012. Todas as frentes de demolição já foram iniciadas e, na próxima semana, será concluído o tapume, cerca protetora em torno de toda a obra. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a rua Sete de Setembro, ao lado do Cine Clube, deve permanecer fechada por cerca de um ano e meio a dois anos, com trânsito aberto somente para os moradores. O local, que já foi ponto de encontro da sociedade e palco de muitas atrações culturais no município, será transformado em um pólo cultural, onde serão desenvolvidas atividades artísticas e audiovisuais com um espaço para realização de festivais. O Cineclube Macaé Petrobras, como será chamado, contará com sala de projeção com capacidade para 500 pessoas, sala de arte contemporânea, centro de memória fotográfica, biblioteca, estúdios multimídia, e espaços para a formação profissional. Com o objetivo de divulgar e incentivar a cultura brasileira, a comunidade será beneficiada com cursos profissionalizantes gratuitos realizados nas salas do Cine Clube e tem por base, beneficiar cerca de 2.500 pessoas por ano, entre crianças, adolescentes e adultos residentes em área de risco social.

Macaé comemora participação de destaque do Serra Macaense/Barroco Lopes em torneios na França A equipe teve um bom desempenho durante todo o torneio A participação da equipe de futebol Sub 13 do Serra Macaense/Barroco Lopes nos Torneio “Mondial de Pupilles 2010” e “Internacional de Direnon”, realizados na França, teve grande repercussão no meio esportivo macaense. A equipe que enfrentou mais de 10 times internacionais entre os dias 13 e 23, chegou a Macaé, na quarta-feira (26), com muita alegria pelo triunfo de conquistar a 11º colocação no torneio, deixando para trás 61 equipes internacionais. A equipe macaense conta com o apoio integral da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Subsecretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte). - A equipe teve um bom desempenho durante todo o torneio. Foram muitos adversários que enfrentamos como, por exemplo, o Canadá, Inglaterra, Marrocos, Alemanha, Austrália, Romênia, Rússia, Índia, entre outros. Através desta luta diária, conquistamos no geral a 11º colocação, disse o presidente da Associação Esportiva Barroco Lopes, Marilson Lopes, que ressalta ainda, “é uma colocação espetacular, para uma equipe que saiu para disputar um torneio internacional pela primeira vez. É uma conquista muito grande”. Marilson ainda destacou a organização dos torneios, com todos os jogos começando pontualmente sem nenhum atraso, bem como a preocupação com a cidadania e o meio ambiente, pois apesar do grande número de participantes e assistentes, os locais permaneciam sempre limpos. Os jovens jogadores da equipe do Serra Macaense/Barroco Lopes também foram a uma reserva ambiental e a uma escola pública. O presidente da Associação Esportiva Barroco Lopes, afirmou que a ida a Europa trouxe resultado positivo. “Pudemos observar a qualidade das equipes participantes, que são tecnicamente bem treinadas e seguem rigorosamente o plano tático dos seus treinadores”, disse. Marilson pretende trazer estes ensinamentos para sua associação, pois com sua aplicação, adicionado ao talento nato dos brasileiros, possibilitará grandes conquistas, nos próximos torneios e campeonatos que irão disputar. De acordo com o presidente da equipe do Serra Macaense/Barroco Lopes, Sérgio Vieira, essa foi a primeira viagem e também a primeira competição de alto nível que o time participou. “Tenho certeza que, daqui pra frente, a equipe vai viajar e disputar com grandes times de futebol”, disse emocionado Sérgio Vieira.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!