NOTICIAS REGIÃO
Macaé está na final do Brasileirão
CHAPECÓ - O Macaé Esporte na decisão do Campeonato Brasileiro da Série D.
Em uma partida dramática, o Alvianil Praiano ficou com a vaga mesmo sendo derrotado pelo Chapecoense por 3 a 2 no Estádio Índio Condá, na tarde deste domingo (18), em Chapecó. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, no Maracanã, os comandados do técnico Toninho Andrade garantiram a classificação no saldo de gols.
O adversário do Macaé na grande final do Brasileiro será o São Raimundo, que se classificou ao empatar em 2 a 2 com o Alecrim no Machadão, em Natal (RN). O time paraense havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, em Santarém (PA). Nesta segunda-feira (19), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acontecerá o sorteio que definirá a ordem do mando de campo das partidas finais. Os jogos serão realizados nos dois próximos domingos.
- Sabíamos das dificuldades que seria atuar aqui em Chapecó, mas conseguimos a reabilitação. Mesmo perdendo por 3 a 0, tivemos cabeça para procurar o nosso gol e garantir essa vaga na decisão. Nossos jogadores lutam desde a primeira partida desta Série D e o acesso foi o grande prêmio. Claro que vamos brigar pelo título. Mas por tudo que já conseguimos, eles merecem ser tratados como campeões - disse o técnico Toninho Andrade.
Cidade Universitária apresenta I Mostra de Trabalhos Acadêmicos
Antecedendo a programação da III Semana Universitária Integrada, começa nesta segunda-feira (19) na Cidade Universitária a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos.
Neste período, cerca de 30 trabalhos universitários de extensão e de iniciação científica serão apresentados no auditório, das 16h30 às 18h30, até sexta-feira (23).
Com duração de 20 minutos, as exposições de alunos e de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass0, a faculdade pública do município de Macaé, serão abertas à comunidade.
Segundo o superintendente Acadêmico da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Meybardo Rocha, a iniciativa da fundação tem três objetivos principais: incentivar a participação dos alunos em projetos de pesquisa e de extensão, para que tenham formação acadêmica ampla e voltada para a sociedade; prestar contas à comunidade macaense do investimento no ensino superior e mostrar resultados de projetos à comunidade acadêmica.
Todos os projetos são patrocinados pela Funemac, que além desses, investe em bolsas de monitoria e em bolsas-auxílio, essa última para cerca de 20 estudantes com carência financeira. O financiamento da fundação inclui as bolsas de iniciação científica e de extensão e todo o material necessário. 64 bolsistas integram a Mostra.
Pela primeira vez, a FeMass participa de um simpósio com este. A faculdade pública de Macaé, que tem como proposta a metodologia de projetos, apresentará “FeMass e a Sustentabilidade”. “Observamos que a sustentabilidade e as questões ambientais estão se constituindo como linha de pesquisa na faculdade”, disse o diretor Francisco Carlos Gomes.
Os quatro projetos elaborados e apresentados por alunos do primeiro ao oitavo período são integrados dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Também será exibido o filme “A história das Coisas”, seguido de debate, na quinta-feira, 22, às 16h30.
Os projetos de extensão, aqueles em que a universidade vai ao encontro da sociedade, têm como objetivo proporcionar que os alunos utilizem a teoria acadêmica na prática social, como benefício a sua formação e à comunidade.
Entre os de extensão se destacam projetos como o de informática para a terceira idade, que envolve a auto-afirmação na sociedade; o “Residência Jurídica”, desenvolvido pela UFF, que consiste em prestação de atendimento jurídico na rua Conde de Araruama por alunos bolsitas; o de “Diagnóstico Ambiental da Foz do Rio Macaé”, da UFRJ, entre outros. Os projetos de iniciação científica são aqueles mais restritos ao ambiente acadêmico, mas que seus resultados, no futuro, devem retornar como benefícios à sociedade.
Caps ad Porto faz 150 atendimentos por mês
Tratamento psicológico, terapia ocupacional, psiquiatria, pneumologia, com atendimentos individuais, além de oficinas terapêuticas.
Tudo isso é oferecido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas (Caps ad Porto). São cerca de 150 pessoas que buscam tratamento por mês nesta instituição. Elas têm problemas com uso e abuso de substâncias psicoativas, as quais alteram o humor.
Segundo a coordenadora técnica do Caps ad Porto, a psicóloga Camila Butinholli, o vínculo do órgão público com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) se dá pelo fato de o conselho fiscalizar os serviços de álcool e drogas no município. “Nosso objetivo é promover a redução do uso dessas substâncias, possibilitando a abstinência”, conta ela.
Dentre algumas das drogas lícitas e ilícitas estão o cigarro, o álcool, a maconha, a cocaína, o crack e os benzoadiazepínicos. Camila ressalta que o trabalho realizado no Caps ad Porto está ligado ao Ministério da Saúde, uma vez que sua proposta é a desinstitucionalização, via oferecimento de alternativas de tratamento na comunidade em regime de atenção diária, evitando as internações indevidas.
- Trabalhamos com a rede de saúde constituída pelo Caps Betinho, o Caps infantil, o Pronto Socorro do Parque Aeroporto, o Programa de Saúde Mental na Atenção Básica e os Programas de Saúde da Família (PSF) – salienta a psicóloga.
Ela evidencia também que o Caps ad Porto ainda apresenta apoio à família do dependente químico. “Muitas vezes a família apresenta co-dependência, fato que influencia negativamente no comportamento do adicto. É necessário tratar essa co-dependência, de modo a promover possibilidades de mudança mais efetivas para os usuários”, completa Camila.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas fica na Rua Conde de Araruama 569, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Seu telefone é 2772-2317 e o e-mail: capsadmacae@gmail.com. Também há atuação de profissionais de Enfermagem e de Serviço Social para os dependentes químicos.
Presidente da Câmara assumirá a prefeitura pela segunda vez no ano
Pela licença aprovada ontem, o prefeito Riverton Mussi e a vice Marilena Garcia se ausentarão entre os dias 20 e 26 de outubro
A Câmara de Vereadores aprovou ontem, em duas votações, o Projeto de Lei 054/2009, de autoria do Executivo Municipal, que concede afastamento ao prefeito Riverton Mussi (PMDB) e a vice-prefeita Marilena Garcia (PT) para viagem oficial fora do país. A ausência dos líderes do Executivo macaense acontecerá entre os dias 20 e 26 de outubro
.
A aprovação do projeto aconteceu em sessão extraordinária, que durou poucos minutos no Fórum da Comarca de Macaé. Durante o período da viagem da comitiva macaense, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Antunes (PMDB) exercerá o cargo de Prefeito, enquanto o vice-presidente Mirinho (PMDB) será o presidente da Câmara por seis dias.
Segundo o projeto de lei, a viagem de Riverton e Marilena será para o México, onde eles conhecerão os projetos da área tecnológica e educacional daquele país, para intensificar as ações do projeto “Cidade Digital”, desenvolvido pela prefeitura. Na visita, o prefeito e a vice devem ser acompanhados por uma comitiva de secretários e assessores.
Uma ausência que será sentida na comitiva de viagem será a representação de um membro do Legislativo de Macaé, uma vez que Paulo Paes Filho (PSDB) e Danilo Funke (PT) recusaram o convite feito pelo presidente Paulo Antunes, alegando problemas de agenda. Outros vereadores chegaram a se colocar à disposição da viagem, mas o curto tempo até a partida, na próxima terça-feira, impossibilitou uma substituição.
Na sessão de ontem, três vereadores elogiaram a iniciativa do Prefeito Riverton Mussi em buscar novas experiências em cidades fora do país. Um deles foi o líder do Executivo na Câmara, vereador Luiz Fernando Pessanha (PMDB). Ele, que estava no Rio de Janeiro e veio a Macaé exclusivamente para a votação, disse que a ida de Riverton tem uma grande chance de trazer informações importantes para o município de Macaé.
Danilo Funke, do PT, também desejou boa viagem à comitiva, torcendo que, do país da América do Norte, o prefeito possa trazer ideias que ajudem à população de Macaé.
Zezinho Crespo foi o último vereador a discursar dizendo que o município faz bem ao buscar, em experiências positivas fora do país, modelos para aplicação na gestão da cidade.
Esta será a segunda vez que Paulo Antunes assumirá a prefeitura neste ano. A primeira vez aconteceu no primeiro semestre, quando Riverton e Marilena passaram dez dias em Cuba. A transmissão do cargo está marcada para às 12 horas da próxima terça-feira. O prefeito deve viajar no mesmo dia.
Contratação temporária tem início com estimativa de quatro mil vagas em Macaé
As lojas estão recrutando para vendas de final de ano
Para quem está à procura de emprego o momento é agora. As lojas já deram inicio ao processo de contratação temporária para as festas de final de ano. Em Macaé, as oportunidades vão além da área de petróleo e gás. No comércio, a estimativa, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região é de abrir 4 mil vagas, contra 2.500 vagas abertas no ano passado, onde 60% dos contratados foram efetivados. O recrutamento está sendo feito pelas próprias lojas que colocam em suas vitrines o perfil do candidato desejado, no Sindicato e na Central do Trabalhador de Macaé.
Só na avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, são várias as lojas que estão reforçando seu quadro de funcionários. Para as suas duas lojas localizadas na cidade, o gerente Luiz Carlos Júnior vai contratar 42 pessoas para os cargos de vendedor e auxiliar de área. No ano passado, lembra o gerente, foram recrutados 53 pessoas, dessas, seis foram efetivadas. Para se candidatar às vagas, não é preciso ter experiência, mas o profissional tem que ser dinâmico e ter senso de humor. A entrega de currículos é feita na própria loja que oferece treinamento aos novos funcionários.
Na loja de decoração, localizada na esquina da Rui Barbosa com Silva Jardim, as vagas abertas são para motorista, auxiliar administrativo e montador. A experiência conta ponto mas, o diferencial está na postura do candidato, adianta a gerente da loja, Sandra Lúcia Pereira Lima. “Na hora que o candidato entrega o currículo, avalio a postura, a forma como fala, como está vestido o candidato. Até para saber se a pessoa está dentro do perfil da loja”, pontua a gerente. Segundo ela, é importante que o profissional esteja atento a essas coisas. “Ele pode perder a vaga no momento da entrega do currículo”, alerta. E para aprimorar o atendimento, a loja oferece, tanto aos novos quanto aos antigos funcionários, treinamentos periódicos.
Já o gerente de Recursos Humanos de várias de lojas, Marlon Brandão já recebeu 300 currículos. Desse total, irá selecionar 16 pessoas para trabalho temporário, nas oito lojas da rede. “Os que se destacarem serão contratados”, conta. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter conhecimento da linguagem do comércio e o passo-a-passo da venda.
Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região, Mariá da Conceição de Azevedo Silva, a abertura de um shopping com 137 lojas, do supermercado Walmart e outras lojas na cidade, são fatores que vão estimular a abertura de mais vagas temporária. “ Estamos saindo da crise econômica também”, lembra Mariá.
Ela destaca outros segmentos do comércio que sempre abrem vagas nessa época. “Os supermercados, lojas de sapatos, de eletrodomésticos e departamentos também farão contratação”, afirma. Segundo Mariá, o comércio em Macaé emprega hoje 20 mil pessoas. “E tem aumentado a cada mês”, conta. O sindicato disponibiliza um banco de currículos. “O Walmart quando utilizou 80% dos currículos cadastrados com a gente”, afirma.
Na Central do Trabalhador de Macaé (CTM) também há vagas de empregos temporário. São 40 vagas para recadastradores com experiência em coleta de dados. A seleção é imediata e os interessados devem comparecer, nesta na segunda-feira (19), a partir das 9h, na CTM. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter ensino médio completo ou curso superior, boa comunicação,experiência em coleta e digitação de dados, domínio do Pacote Office e disponibilidade de trabalha: das 7h às 16h ou das 13h às 22h. O trabalho será realizado junto à rede de ensino, no município de Macaé e região (Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, etc). O trabalho é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. O salário é de R$ 750, vale-alimentação (de R$ 8,50) e vale-transporte.
Há, ainda, vagas para o comércio. Para essas vagas, o candidato pode se cadastrar até o início de novembro. Os interessados em conquistar uma das vagas, devem levar o CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e Registro Profissional (caso tenha).
Serviço: O sindicato dos empregados no comércio de Macaé e Região fica na avenida Rui Barbosa, 267, centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
-A Central do Trabalhador de Macaé (CTM) funciona na rua dr. Télio Barreto, 28, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h.
Começa o horário de verão
Medida tem como objetivo incentivar a população a aproveitar mais a luz do dia
Esse domingo foi, em muitos estados do país, o menor dia do ano. Quando, de sábado pra domingo, o relógio marcou meia-noite, os ponteiros já tinham que pular para uma hora da manhã. Começou o horário de verão. Um sacrifício para os que têm que acordar cedo, mas pra quem gosta de curtir uma praia, vai dar pra aproveitar mais uma horinha de sol.
A medida tem como objetivo incentivar a população a aproveitar mais a luz do sol e economizar energia elétrica. Atualmente, vários países adotam o horário de verão. No Brasil não é válido para todos os estados, apenas para os das regiões sul, sudeste, centro-oeste e o distrito federal.
Os relógios de quem estiver nestas regiões deverão ficar uma hora adiantados até o dia 21 de fevereiro do ano que vem.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!