| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO
Inaugurada nova sede da Casa Abrigo Temporário em Casimiro de Abreu
O prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 14, um novo espaço para funcionar a Casa Abrigo Temporário. O local atende 22 crianças, vítimas de violência, encaminhadas pela Justiça.
O objetivo da mudança de sede foi proporcionar mais conforto, bem-estar e segurança para os abrigados. A secretária de Assistência Social, Cristina Crispim, o assessor da infância, adolescência e idoso, pastor Magú, o vice-presidente do Conselho Tutelar, Jorge Peixoto e a diretora da Casa Abrigo, Cleidimar Guimarães, estiveram presentes ao café-da-manhã de inauguração, junto com diversas outras autoridades.
As crianças atualmente atendidas no local tem idade entre 4 meses a 17 anos. Elas recebem alimentação e assistência psicológica, além de apoio para darem prosseguimento aos estudos.
A Casa Abrigo Temporário possui uma equipe de funcionários composta por nutricionistas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e “mães sociais”. Durante o período em que ficam na instituição, é realizado um trabalho de reintegração às famílias de origem, o que inclui assistência psicológica também para os pais dessas crianças e visitas monitoradas. Se, mesmo assim, as tentativas de reintegração familiar não forem possíveis, a criança é, através da justiça, encaminhada para adoção.
Governo Municipal viabiliza empréstimo para funcionários
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Secretaria de Administração, conseguiu viabilizar aos servidores concursados, comissionados e aposentados, empréstimos a juros reduzidos e sem burocracia.
A novidade é que agora, apenas com o contra-cheque, é possível a liberação do crédito direto no Banco do Brasil, mais especificamente em qualquer caixa eletrônico.
O secretário de Administração, Eliezer Crispim, explica que antes os funcionários precisavam ir à Prefeitura calcular o valor do empréstimo, lançar no sistema do banco, ir ao banco e depois voltar à Prefeitura para tentar conseguir crédito. “Agora criamos impresso no próprio contra-cheque de cada servidor a margem de consignação uniforme, conforme a lei, no valor máximo de 30 % dos vencimentos. Com este documento, é só apresentá-lo no banco, onde automaticamente é liberado o empréstimo, que será descontado todo mês na folha de pagamento”.
Cerca de 350 pessoas já fizeram empréstimo. O assistente de Negócios do Banco do Brasil, Carlos Ronan Júnior, informa que antigamente os juros eram de 5 %. Através da parceria com a atual administração, os juros variam de 1,65 % a 3,18 %. “O empréstimo pode ser pago em até 72 parcelas, no caso de servidores estatutários, e no caso de comissionados, o número de parcelas pode chegar até o término do mandato do Governo”, complementou.
Ronan também informou que além da Prefeitura, da Fundação Cultural Casimiro de Abreu e do Instituto de Previdência (Iprev-CA), a Câmara Municipal de Vereadores também firmou a parceria com o Banco do Brasil para viabilizar o benefício aos funcionários.
O secretário de Administração anuncia também que o Governo Municipal está negociando com o Banco do Brasil financiamento da casa própria para funcionários da Prefeitura de Casimiro de Abreu.
Uma outra novidade, segundo Eliezer Crispim, é um projeto para o próximo ano: a informatização de toda a rede da Prefeitura para disponibilizar a atualização de dados e a emissão de contra-cheques online, entre outros serviços para beneficiar ainda mais os servidores municipais.
Defesa Civil divulga alerta
A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, daPrefeitura Municipal de Macaé, alerta a população macaense para a possibilidade de chuva moderada/forte e com rajadas de vento na região para o decorrer desta sexta-feira (16).
A Defesa Civil de Macaé orienta a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, a população deve evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Com a divulgação deste alerta, a Defesa Civil pretende evitar transtornos à população, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e órgãos públicos. Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro(SIMERJ) e Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).
Prefeitura garante mais iluminação para município
O trabalho realizado pela prefeitura de Macaé, por meio da autarquia Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi).
Fez com que o índice de postes apagados na cidade caísse de 4,6% para 3,2%, atingindo um nível bom, segundo a Cite Luz, empresa especializada na área de iluminação. O objetivo, segundo o presidente da Emopi, Antônio Carlos Sardinha, é atingir o nível de excelência em iluminação. Uma das principais ferramentas para a melhoria do setor, segundo Sardinha, é o número de utilidade pública para troca de lâmpadas queimadas, 0800 727 7173, que funciona 24 horas e atende aos pedidos em até 48 horas.
De acordo com Sardinha, a prioridade de atendimento do 0800 é exatamente para levar à população maior rapidez no trato das reclamações feitas pela população. “Vamos atender aos pedidos em um prazo máximo de 48 horas, essa agilidade e eficiência faz parte do pedido feito pelo prefeito Riverton, para melhor atender os munícipes”, explicou. A Emopi foi criada no inicio deste ano com propósito de executar com rapidez e eficiência os serviços direcionados pela Prefeitura de Macaé e vem direcionando seus esforços de maneira enérgica para contribuir na melhoria da iluminação pública do município, assim como, nas obras públicas designadas pelo prefeito Riverton, buscando sempre trabalhar com transparência e ética. No âmbito municipal, a empresa já realizou grandes obras em diversos bairros da cidade, em várias ruas, avenidas, escolas, instituições e praças de Macaé. Já revitalizou vários pontos da iluminação pública e vem buscando cada vez mais a melhoria das suas atividades relacionadas ao bem estar e segurança da população. Segundo Sardinha, a Emopi encontra diversas dificuldades para atender os anseios dos munícipes no que tange sua atuação em alguns bairros da cidade. “Principalmente em lugares onde órgãos competentes, como de atuação ambiental, vetam iniciativas”, disse, acrescentando que esses órgãos são respaldados pela Lei de Preservação Ambiental, pois na maioria dos casos esses locais foram ocupados irregularmente causando significantes impactos ambientais. - A EMOPI, apesar de estar sensibilizada com os pedidos da população, por si só, não possui autoridade para entrar em locais onde órgãos de grande representatividade e competência não autorizam intervenções - comentou Sardinha. Dessa forma, o presidente da Emopi acrescentou que algumas áreas ficam impossibilitadas de receber qualquer tipo de obra, pois poderia potencializar os riscos de moradia e de degradação ambiental. - Já nas áreas de livre acesso a empresa municipal vem elevando os níveis de melhorias significantemente. A população deve ligar para 0800 727 7173 e nos acionar – afirmou.

Paulo Antunes confirma data para reinauguração da Câmara de Macaé

Em visita ao canteiro de obras, o presidente do Legislativo disse que faltam pequenos detalhes para a entrega da restauração

Depois de meses de um trabalho demorado e cheio de detalhes, as obras de restauração do prédio do Legislativo municipal Cláudio Moacyr de Azevedo e da Praça Gê Sardemberg estão prestes de serem concluídas. A afirmação é do Presidente da Câmara, vereador Paulo Antunes (PMDB), durante visita ao prédio.
Segundo o presidente, a reinauguração do prédio do Legislativo já tem até data para acontecer: dia 11 de novembro (quarta-feira), às 17 horas, em meio a uma grande festa. Na ocasião, também será entregue a população a “nova cara” da praça que circunda o prédio.
Na reiunauguração, os macaenses encontrarão um novo ambiente ao chegar a Câmara Municipal. A Praça Gê Sardemberg foi totalmente remodelada e ganhou novo piso, semelhante ao anterior, além de uma iluminação privilegiada e especial. “A nova iluminação que será aplicada na Câmara dará um brilho especial ao prédio, que é de extrema importância para o município de Macaé”, disse o presidente Paulo Antunes.
Além disso, os antigos bancos de concreto, que estavam em péssimo estado e que colocavam em risco quem ali sentava, darão lugar a bancos de madeira tratada e ferro, oferecendo mais conforto e segurança. Os taxistas também serão beneficiados: uma grande cabine foi construída, de modo que os taxistas passam a ter assentos e proteção contra a chuva. Ainda na praça, será exposto três monumentos em homenagem ao município de Macaé: um pescador (simbolizando a profissão que movimentou a economia da cidade durante anos), um petroleiro e uma família macaense. “Estes bustos terão a altura de uma pessoa comum e ficarão expostos ao lado do prédio da Câmara. Temos certeza de que eles virarão mais um cartão postal da cidade”, disse Paulo Antunes.
Do lado de dentro do prédio, o trabalho de restauração deu um novo tom ao Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, que recebeu pinturas semelhantes à original, iluminação reforçada e novo sistema de captação de água de chuva. No plenário, o piso de madeira (que estava com uma grande quantidade de cupins) deu lugar a um piso de madeira ecológica, com garantia de 30 anos. A tela de fundo, planejada pelo artista plástico Ely Perón, foi totamente restaurada ficando semelhante à obra original. O plenário também recebeu um novo lustre, assentos novos para o público e auto-falantes embutidos, além do reforço na iluminação e no sistema de ar-condicionado. “O plenário agora passa a contar com seis condicionadores de ar de 60 mil BTU's cada, que vai proporcionar maior conforto ao público”, lembrou Antunes. O presidente ainda lembrou que dois banheiros próximos ao plenário foram modificados para atender também a cadeirantes, além da criação de um consultório médico, para atender aos vereadores, funcionários da Câmara e o público presente.
Durante toda a visita, Paulo Antunes foi acompanhado pelo vice-presidente Mirinho (PMDB) que, pela segunda vez, visitou as obras. Ele ficou impressionado pelo que viu. “Estive aqui logo no início das obras e estou voltando hoje para ver como ficou e eu gostei muito. Acho que a população macaense merece um espaço confortável e excelente como este. Também acho que esta obra será um marco na gestão desta Mesa Diretora, conduzida por Paulo Antunes”, disse Mirinho. Admirando as novas instalações internas e externas da Câmara, Mirinho aproveitou para reforçar o convite a população macaense, que prestigie o trabalho dos vereadores. “Convido a todos para que, no dia 11 (de novembro), venha prestigiar e conhecer este prédio, que é a 'Casa do Povo', um espaço de orgulho para o povo macaense”, afirmou o vereador mais experiente desta legislatura.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!