NOTICIAS REGIÃO
Tande visita Barra de São João
Tande, um dos maiores ícones do voleibol, esteve nesta terça-feira, dia 06, na Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio. O objetivo da visita foi estimular crianças ao esporte e fazer o lançamento do “Manual do Pequeno Atleta”, da jornalista esportiva Rosane Araújo.
Na ocasião foi realizada uma dinâmica para abordar conhecimentos gerais sobre esporte e também foram distribuídos os livros para 60 estudantes. Tande conversou com os alunos e contou sobre como ingressou no vôlei. O atleta revelou que quando criança brincava de bola-de-meia dentro do quarto e fazia sonoplastias para imitar a platéia o assistindo. O carioca recebeu sua primeira medalha com 12 anos de idade.
A visita do Tande fez parte das oficinas promovidas pelo programa Semeando Educação, que é uma atividade da Carioca Engenharia. A empresa mantém três pólos, em Rio Dourado, Professor Souza e Palmital, que oferecem atividades extra-escolares para alunos da Rede Municipal de Ensino. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Casimiro de Abreu fornece a merenda para mais de 400 estudantes participantes do programa.
O “Manual do Pequeno Atleta”, patrocinado através da Lei Rouanet pela Carioca Engenharia, é um livro para estimular o público infanto-juvenil a praticar esportes. Nele, a autora Rosane Araújo entrevista 18 grandes atletas brasileiros, que contam um pouco sobre a infância e adolescência, e mostram que um dia já foram crianças e que passaram por dificuldades inerentes à idade, mas que com força de vontade, conseguiram se tornar grandes desportistas. Outros atletas como a ginasta Luíza Parente, Leila do vôlei e Camila Carvalho, do remo, também visitaram o município para promover a oficina de esportes, com objetivo de estimular as crianças do programa Semeando Educação. Por conta disso, mais de 600 livros foram distribuídos.
O gerente de Relações Institucionais da Carioca Engenharia, Mário Lobo, informou que até o final do ano a instituição deverá fazer mais alguma surpresa para a população casimirense. Este ano, em parceria com o Governo Municipal, conseguiu trazer duas vezes integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira e também a OSB Jovem, além de espetáculos de música clássica.Mário anunciou também o patrocínio da Carioca para a edição do livro “Bibliotecas do Mundo”, que será lançado no ano que vem, e a criação, no município, de mais um pólo do programa Semeando Educação.
Secretaria de Esportes promove Festa Integrada da Criança
Para comemorar o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promoverá, na próxima segunda-feira (12), um dia inteirinho de atividades recreativas.
Jogos, brincadeiras e distribuição de brindes são algumas das atrações preparadas para animar a criançada. Uma ação social também está sendo programada em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Batizado como Festa Integrada da Criança de Casimiro de Abreu (FICCA), o evento será realizado em dois turnos. Na parte da manhã (8h – 12h), as atividades acontecem, simultaneamente, nos distritos de Professor Souza (ao lado do Ginásio Poliesportivo) e Rio Dourado (em torno da Escola Municipal Christiane Siqueira Salles). Na parte da tarde (14h -18h), em Barra de São João (ao lado do Ginásio Poliesportivo) e no distrito sede (em torno da Praça Feliciano Sodré).
De acordo com o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Ximenes, aproximadamente 100 profissionais de várias áreas estarão envolvidos no evento. “Várias secretarias do município se mobilizaram para oferecer uma série de atrações para toda a família. Enquanto as crianças estão se divertindo, os pais poderão cortar o cabelo, cuidar das unhas, verificar a pressão, realizar consultas jurídicas, entre outras atividades. A intenção é dar uma opção de lazer para a garotada”, revelou Ximenes.
Instalação de câmeras pode começar no início de dezembro
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Macaé realizou ontem (7) sua 10ª reunião ordinária, nas dependências do Aeroporto do município.
Durante o encontro, intermediado pelo Coronel Edmilson Jório, coordenador do GGI, os membros fizeram a análise dos locais onde serão instaladas as câmeras de monitoramento pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) e pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Na ocasião, estiveram presentes os representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Prefeitura de Macaé, do Pronasci, entre outros. Segundo o Coronel Jório, a localização das câmeras do convênio firmado com o Prodesmar não podem mais ser modificada. Já as do Pronasci ainda estão sujeitas a alteração. “O Pronasci fará a instalação de 15 câmeras e o prazo mínimo para o início dessa instalação é o início do mês de dezembro, ainda neste ano. Com relação ao Prodesmar, o convênio precisa ser reeditado, pois venceu em julho. Por este motivo, um novo convênio precisa ser assinado, o que deve acontecer ainda em 2009”, informou.
A reunião, que acontece toda primeira quarta-feira de cada mês, também contou com a análise do regimento interno do GGI Macaé, que ficou de ser aprovado no próximo encontro dos membros. “Como a lei ainda precisa ser aprovada, o regimento pode ser analisado com mais calma. No decorrer deste mês, os membros podem fazer a análise com tranquilidade e passar as dúvidas por e-mail. Desta forma poderemos discutir esses pontos na próxima reunião e fazer a aprovação”, explicou Jório.
Em relação ao Programa de Estagiários, Jório declarou que a Prefeitura de Macaé possui uma coordenadoria de estágios e cedeu um grupo de estagiários para atuarem nas Polícias Civil, Militar e Federal e também no Corpo de Bombeiros, em setores administrativos. No entanto, a Procuradoria do município exigiu que fosse firmado um convênio, que só falta ser aprovado pela Câmara de Vereadores para ser assinado. A questão da falta de segurança no entorno do Aeroporto de Macaé também foi debatida entre as autoridades presentes no encontro. O superintendente da base aérea, Hélio Batista dos Santos Filho, expôs as necessidades relacionadas a segurança pública, principalmente pelo número de passageiros que circulam pelo local diariamente. A Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento dos diversos pontos da cidade, ficou de analisar uma forma de intensificar a segurança nas proximidades do Aeroporto.
Com relação a criminalidade no município, Jório afirmou que com todas as ações previstas para serem implantadas em Macaé, com o auxílio do GGI, a tendência é que aconteça uma queda dos indicadores de violência. “Os índices já estão baixando e podemos melhorar ainda mais esses números. O Instituto de Segurança Pública (ISP) estabeleceu metas para as áreas de atuação da Polícia Militar e a do 32º BPM conseguiu manter índices baixos, atingindo a meta exigida. Isso aconteceu nos seis municípios em que o batalhão atua, não só em Macaé. Se os índices estão baixando e se mantendo na média é sinal de que a estrutura está funcionando e dando bons resultados”, apontou.
A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 4 de novembro, mas ainda não tem lugar definido.
O Parque da Cidade como as crianças nunca viram
Além da transferência da sede da Subsecretaria de Esporte e Lazer para o local, o Parque da Cidade deve abrigar também um Colégio de Aplicação para alunos da rede municipal de educação
Um local repleto de brinquedos coloridos, carrinhos de pipoca e algodão doce, diversas tendas de atividades lúdicas e milhares de crianças por todos os lados. Falando assim há quem ainda não acredite que tudo isto está sendo realizado dentro do Parque da Cidade, um dos maiores locais construídos para a diversão da população de Macaé que, porém, manteve seus portões fechados por um longo tempo.
O Parque da Cidade ganhou brinquedos novos em seu playground e um parque de diversões com uma grande estrutura, com os mais diversos tipos de brinquedos como roda gigante, auto pista e aviãozinho, tudo para comemorar a Semana da Criança, promovida pela Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer em conjunto com demais secretarias e subsecretarias.
O coordenador da Subsecretaria de Esporte e Lazer, Rômulo Miranda, diz que a programação está totalmente liberada ao público em geral. “A entrada é franca e qualquer pessoa pode participar da programação, apesar da programação ser voltada especialmente para as crianças, já que está sendo tudo feito em homenagem à elas”, disse.
Com um público diário de quase três mil pessoas, a abertura do parque durante esta semana está sendo mais do que comemorada pela população. O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, conta que o objetivo era justamente aliar as comemorações em função da Semana da Criança, com a utilização do local:
“A ideia partiu da própria prefeitura, que decidiu utilizar o Parque da Cidade para esta programação, reformando 100% dos brinquedos do parquinho, e realizando a integração das escolas públicas e das diversas secretarias municipais, além da utilização do espaço por toda a população da cidade”, declarou.
O secretário também conta que após as comemorações pela Semana da Criança, o Parque da Cidade deverá abrigar a sede da Subsecretaria de Esporte e Lazer e um Colégio de Aplicação. “A ideia é transferir a Subsecretaria de Esporte e Lazer para cá, onde poderemos realizar diversas atividades desportivas e de lazer com as crianças assistidas pelo projeto Prata da Casa. A prefeitura também pretende implementar um Colégio de Aplicação dentro do parque, que acolherá os alunos com as melhores notas da rede pública de ensino para focá-los na preparação para os vestibulares”, contou.
A sede da Subsecretaria de Esporte e Lazer deve começar a funcionar no parque nos próximos três meses e o Colégio de Aplicação está previsto para entrar em funcionamento já em 2010.
Além das brincadeiras no Parque da Cidade, as crianças poderão concorrer a 100 bicicletas durante um sorteio que acontece no Dia das Crianças, no próximo dia 12 (segunda-feira), no próprio parque, e toda a população poderá participar da programação de encerramento da Semana da Criança.
Central clandestina de internet é deflagrada em Macaé pela Polícia Militar
Durante a ação, os policiais apreenderam antenas de transmissão do sinal de internet
A Polícia Militar informou que recebeu denúncia anônima dizendo que no local havia uma central clandestina de internet. Os policiais foram até o endereço fornecido e constataram o fato. Quando os militares chegaram, a residência estava vazia, mas o morador e responsável pela central chegou logo em seguida.
Na casa, os policiais apreenderam seis antenas utilizadas para transmitir o sinal da internet, uma CPU de computador que estava sendo usada como central de dados, cabos e uma folha com 32 nomes de supostos assinantes. De acordo com a polícia, o valor cobrado pela assinaturas era de R$ 50.
O homem detido, que não teve o nome divulgado, trabalha em uma empresa provedora de internet, situada em Macaé, e a suspeita é de que ele estaria furtando o sinal deste estabelecimento. Ele chegou a ser conduzido a 123ª DP - Macaé, onde prestou depoimento, mas responderá ao processo de violação de direitos autorais em liberdade.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!