Rio das Ostras mostra artesanato local em Campos
Os artesãos de Rio das Ostras estão produzindo a todo vapor.
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima de Campos dos Goytacazes convidou o município para participar da Feira Luxo do Lixo, que acontecerá no dia 17 de outubro, a partir das 9h, no estacionamento do Teatro Municipal Trianon.
Rio das Ostras terá dos espaços na feira – um para fazer a divulgação institucional do município, e o outro para a comercialização dos produtos confeccionados pelos artesãos do Espaço Solidário e da Associação de Artesão Jubarte.
A feira terá um foco ambiental, com caráter sustentável, e tem como objetivos valorizar a identidade cultural das comunidades manufatureiras dos municípios da região; agregar valor aos produtos e gerar empregos através da moda e fortalecimento do setor que apresenta o artesanato rústico, com aproveitamento de produtos naturais.
Durante a feira acontecerá um desfile de modas com roupas confeccionadas com material reciclável. Cada cidade participante vai confeccionar três peças, desenhadas pelo estilista Carlos Guilherme. Rio das Ostras vai mostrar vestidos feitos com fibras naturais e sementes.
Ao todo serão dez municípios fluminenses a mostrar sua arte em Campos – Rio das Ostras, Quissamã, Macaé, Carapebus, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Conceição de Macabu,além da cidade anfitriã.
A Feira Luxo do Lixo acontecerá somente no dia 17, das 9h às 21h, no Teatro Trianon - Rua Marechal Floriano, 211, Centro. Entrada franca.
Defesa Civil de Rio das Ostras encontra filhote de tamanduá
Uma equipe da Superintendência de Defesa Civil da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras encontrou um filhote de tamanduá mirim em uma estrada na localidade de Cantagalo no último dia 7.
O animal foi recolhido, levado ao Parque dos Pássaros, onde foi examinado por veterinário, e solto em área de preservação ambiental. Moradores que encontrarem um animal silvestre devem entrar em contato com a Secretaria através do telefone 153.
Rio das Ostras passa pela epidemia de Gripe A com saldo positivo
Trabalho preventivo foi fundamental para o município ter tido apenas três casos registrados
Com a chegada da Primavera o Brasil sai do período de epidemia do vírus da influenza A (H1N1), conhecido como Gripe Suína. Em Rio das Ostras os resultados foram muito positivos – dos 68 casos suspeitos e notificados, somente três foram confirmados e tratados. Não houve nenhum óbito no município.
Segundo a Dra. Jane Teixeira, responsável pela Comissão de Enfrentamento da Gripe A em Rio das Ostras, o trabalho preventivo foi o grande responsável pelo controle do vírus no município. “Sob a orientação do secretário municipal começamos a trabalhar a prevenção ainda no mês de maio com todos os técnicos de saúde. Quando o Brasil anunciou a epidemia em junho, nós já tínhamos a situação sob controle”, explicou.
Foram feitos dois treinamentos com todos os profissionais da saúde e também com educadores, além da organização da Comissão de Enfrentamento da Gripe A que trabalhou com técnicos da Vigilância em Saúde em plantões de 24 horas dando apoio ao Pronto-Socorro, Hospital e unidades de saúde.
O trabalho de divulgação das medidas preventivas também foi muito importante para que Rio das Ostras ficasse muito abaixo da média dos municípios do Rio de Janeiro.
No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil teve 9.249 casos confirmados da gripe A, sendo que 473 ocorreram no Rio de Janeiro. Desse, 84 evoluíram para óbito. Em Rio das Ostras, dos três casos confirmados, duas foram gestantes e um rapaz de 17 anos. Todos ficaram curados.
H1N1 e o Festival de Jazz – O trabalho da secretaria municipal de Saúde durante o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival recebeu elogios da Comissão de Gestores do Estado, composta pelos secretários Estadual e Municipais de saúde.
“Tomamos medidas preventivas e fizemos ações educativas em todos os hotéis e pousadas do município. Antes de começar o evento, sabíamos todo o trajeto dos músicos estrangeiros e passamos pelo Festival de maneira tranquila sem nenhuma notificação”, contou Dra. Jane.
Próximas providências – Segundo o Ministério da Saúde o Brasil saiu da epidemia porque o número de casos diminuiu, mas é necessário manter os cuidados com a higiene. “É muito importante que a população mantenha as medidas de prevenção como lavar as mãos com frequência e não compartilhar talheres e copos. Isso ajuda a prevenir a Gripe A e outras doenças. Mesmo com a queda das notificações, toda a rede de saúde de Rio das Ostras continua preparada para receber pacientes”, declarou Dra. Jane Teixeira.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!