| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
Festival de Frutos do Mar acontece em novembro
A secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras convocou os proprietários de restaurantes da cidade para formatar a 14ª edição do Festival de Frutos do Mar, que acontecerá a partir do dia 20 de novembro.
A reunião aconteceu na terça-feira, dia 6, na sede da secretaria e contou com a participação de sete empresários da cidade. A nova proposta do Festival é que ele aconteça nos restaurantes da cidade. A ideia partiu da diretoria do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e vem de encontro a nova política da Prefeitura de trabalhar em parceria com a iniciativa privada. Todos os restaurantes serão convidados a participar do Festival que acontecerá do dia 20 a 29 de novembro nos estabelecimentos. A proposta é de que no primeiro final de semana do evento, a secretaria de Turismo traga chefs renomados para aulas públicas na Praça São Pedro. “A reunião foi muito proveitosa e o novo formato foi muito bem recebido. Faremos um Festival diferente, onde os clientes conhecerão nossa rede de gastronomia e, por meio do Convention Bureau, estimularemos a participação também da rede hoteleira e do setor de serviços”, disse o secretário de Turismo Alan Machado. Cada restaurante trabalhará o Festival de Frutos do Mar no seu cardápio da maneira que quiser. A única obrigatoriedade é a criação de um prato inédito para participar do concurso de gastronomia. Os pratos farão parte da divulgação institucional do evento e terão preço único em todos os estabelecimentos – R$ 15. O prazo limite para adesão ao Festival é até o dia 15 de outubro, quando será realizada outra reunião às 15h, no auditório da secretaria de Turismo, para tratar de outros pontos da formatação do evento como regulamento do concurso, corpo de jurados, divulgação. Os interessados devem procurar a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque) em horário comercial, ou entrar em contato pelo telefone (22) 2764-6345 – Departamento de Turismo.
Inscrições para Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras terminam no dia 13
Estão abertas desta quarta-feira, dia 7, até a próxima terça-feira, dia 13, as inscrições para o V Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, mostra competitiva de espetáculos adultos, infantis e esquetes.
O cadastro no evento, uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, é gratuito e pode ser feito pessoalmente ou pelos Correios, valendo a data postal. As apresentações serão no Teatro Popular, de 16 a 31 de outubro. Entre os objetivos do festival estão formar platéia, estimular o desenvolvimento do mercado, abrir espaço para novos talentos e promover o intercâmbio entre grupos teatrais. Serão distribuídos prêmios em dinheiro para os melhores espetáculos e troféus para melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor figurino, melhor iluminação, melhor sonoplastia e melhor texto inédito nas diferentes categorias. As apresentações de espetáculos adultos serão nas sextas-feiras e sábados (dias 16, 17, 23 e 24), às 20h, e a de infantis nos domingos (dias 18 e 25), às 17h, sendo que na quinta-feira, 22, nesse mesmo horário, haverá a encenação de duas peças para a garotada no Projeto Escola. Podem participar da apresentação peças de qualquer gênero (drama, comédia, musical, épico, adulto, infantil, manipulação de bonecos e objetos, sombras e outras técnicas de animação e espetáculo de rua). No ato de inscrição devem ser entregues três cópias do texto, relação dos participantes (acompanhada por endereço, cópia da carteira de identidade e autorização dos pais, no caso de menores de idade), fita em sistema VHS do espetáculo ou ensaio geral, plano de luz e proposta de encenação. As inscrições, juntamente com a documentação, devem ser enviadas para: Teatro Popular de Rio das Ostras – V Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras 2009 – Avenida Amazonas, s/nº - Centro – Rio das Ostras – RJ – Cep. 28.890-000.

Debaixo de chuva, Rio das Ostras derrota Rubro e garante liderança do Grupo B

Rio das Ostras Futebol Clube e Rubro Social até que tentaram, mas foi praticamente impossível jogar futebol nesta quinta (8/10).

Mesmo com o campo encharcado, devido à forte chuva que caiu na cidade durante todo o dia, os jogadores mostraram muita vontade, num jogo em que a técnica foi deixada de lado. Melhor para o Rio das Ostras que, jogando sem seus tuitulares, venceu o Rubro por 2 a 1 e, de quebra, garantiu a primeira colocação do Grupo II, através do terceiro critério de desempate: o de gols marcados.

O meia Cabral foi o herói da partida, com dois gols, um em cada tempo. No outro jogo da chave, o Castelo Branco goleou o Barcelona por 4 a 0, e terminou com um gol a menos do que o alvinegro da Costa do Sol. Agora oito equipes, divididas em dois grupos de quatro, disputarão as três vagas para a Série B de 2010. O time do técnico Toninho dos Santos está entre os favoritos.

O jogo

Com o campo encharcado, o árbitro Marco Aurélio Correia Reges foi obrigado a aguardar a melhoria das condições do gramado, com um atraso de cerca de 15 minutos, o juiz deu início a partida. O que se viu foi um festival de chutões e jogadas ríspidas. Marco Aurélio procurava acalmar os ânimos e marcava qualquer jogada mais perigosa em que pudesse ocorrer algum choque.

Apesar das dificuldades, o Rio das Ostras ainda criou algumas oportunidades, a melhor com Juninho, que tentou encobrir o goleiro e desperdiçou boa chance de abrir o placar. Quando o primeiro tempo encaminhava-se para o fim, Cabral cobrou escanteio, a bola desviou na defesa e estufou as redes do Rubro, para alegria da torcida, que, mesmo debaixo de chuva, cantou o tempo inteiro. Rio das Ostras 1 a 0 e final do primeiro tempo. O juiz deu o gol para Cabral.

De Bangu vinha a notícia de que o Castelo Branco vencia o Barcelona por 2 a 0, mas isso não preocupou a torcida. Na 2ª etapa, o Alvinegro voltou melhor e, aos 10 minutos, Cabral aumentou a vantagem, de cabeça. O Rubro passou a pressionar, principalmente através de cobranças de faltas alçadas na área. Numa delas, Cléber se antecipou a Guilherme, que saiu mal, e marcou o do Rubro. Após o gol, as duas equipes diminuíram o ritmo. E o placar se manteve até o final. Com a torcida com o olho no campo e o ouvido no radinho para acompanhar os minutos finais de Castelo e Barcelona, que era derrotada por 4 a 0. E foi assim até o final. O Rio das Ostras garantiu a 1ª colocação por ter feito um gol a mais na 2ª fase.

Ficha Técnica:

Guilherme; Everton, Anderson, Diego Guerra e Pará; Taiada, Gabriel, Juninho e Cabral (Vinícius); Diego Oliveira e Lenilson

Rádio Móvel leva diversão para Praça São Pedro e Praiamar

A Rádio Móvel, programa da Fundação Rio das Ostras de Cultura que leva arte para as ruas, visita duas localidades neste sábado, dia 10. Esquetes e brincadeiras serão apresentados pelos atores que participam do projeto na Praça São Pedro, das 8h às 10h, e no Praiamar, das 10h às 12h.

Outra iniciativa da fundação com o objetivo de descentralizar as atividades culturais é o Baú dos Meus Sonhos e Outras Histórias, que movimenta a Biblioteca Pública no sábado, dia 10, a partir das 15h. Durante uma hora, a criançada viaja ao mundo de sonhos e da leitura com personagens divertidos como Dona Historieta e outros.

Informações pelos telefones (22) 2764-7676 ou 2764-7115.

Rio das Ostras aprova a criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública

Para reduzir os índices de violências no interior do Estado do Rio de Janeiro, representantes do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime – IBCC estiveram na última quarta-feira, dia 7, reunidos com o prefeito Carlos Augusto e com o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, para apresentar um projeto de implantação de um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública.

O objetivo é buscar verbas federais, junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci do Ministério da Justiça, que permitam investimentos no setor. O Programa dispõe de inúmeros projetos que vão auxiliar os profissionais que estiverem envolvidos nas questões de segurança pública.

De acordo com Marco Antônio Moreira, representante do IBCC, a idéia do consórcio é dar oportunidade aos municípios de conseguir recursos específicos do Governo Federal para a segurança pública. “A maioria dos recursos são oriundos do Pronasci e para conseguir o repasse, o município tem que ser associado ao Programa.

O problema é que a cidade precisa ter mais de 200 mil habitantes. Por meio deste consórcio, iremos juntar 14 municípios do Norte Fluminense, totalizando mais de 900 mil habitantes. Também servirá para elaborar o Plano Municipal e Regional de Segurança Pública”, informou Marco.

Para o prefeito Carlos Augusto a criação do consórcio é importante porque vai ajudar os municípios nas ações de segurança pública. “Dentre os projetos que poderão ser aplicados oriundos do Pronasci, destacam-se o Bolsa Formação, onde os profissionais receberão a uma bolsa de até R$ 400. Outro projeto é o Mulheres da Paz, que capacita mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbência aproximar os jovens com os quais o Pronasci trabalhará. Além disso, vai permitir a modernização da frota e um projeto específico de monitoramento”, disse.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!