NOTICIAS REGIÃO
Conferência de Cultura acontece nesta sexta-feira em Casimiro de Abreu
Com o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”, o município, com apoio da Prefeitura de Casimiro de Abreu, realiza mais uma Conferência para debater e propor políticas públicas para a área cultural.
A reunião acontece no Pavilhão de Esportes de Casimiro de Abreu, no Centro, a partir das 8h desta sexta-feira, dia 9.
A Conferência será dividida em cinco eixos temáticos, que focarão a produção de arte e de bens simbólicos, a promoção de diálogos interculturais, a democratização da informação, a cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, a economia criativa como estratégia de desenvolvimento, o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura, entre outros.
Esta é a segunda Conferência Municipal de Cultura realizada em Casimiro de Abreu. Na ocasião, serão apresentadas, discutidas e aprovadas as diretrizes obtidas através das proposições realizadas na I Conferencia, bem como serão incluídas novas propostas.
Estima-se a participação de toda a comunidade, artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores.
A Conferência permitirá a coleta de subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, bem como viabilizará a eleição os delegados municipais para a etapa territorial da II Conferência Estadual de Cultura.
Apresentação da Escola de Dança, da Escola de Música, um espetáculo teatral e um musical fazem parte também da programação.
Indicadores apontam redução da violência em Macaé
Indicadores do Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública (NuPESP) apontam a diminuição das incidências criminais na área da 123º DP – Macaé.
De acordo com os Indicadores da Área Integradas de Segurança Pública 32 (AISP), o número de homicídios caiu de 10 em fevereiro para apenas dois em julho. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da prefeitura de Macaé, coronel Edmilson Jório, informou que a tendência é de queda em relação aos últimos 18 meses, em que o município chegou a registrar 36 homicídios em um mês.
A informação foi passada durante a 10ª reunião do GGIM – Macaé realizada nesta quarta-feira (7), no Aeroporto de Macaé. O processo para a instalação de novas câmeras de monitoramento na cidade, de acordo com o coronel Jório, já está no Tribunal de Contas do Estado . “A instalação das câmeras deverá começar em dezembro”, informou.
Ao todo, serão 43 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) serão 28 câmeras e pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), 15 câmeras. “Pelo Prodesmar estamos aguardando parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), e pelo Pronasci, a renovação do recurso pelo Ministério da Justiça (MJ)”, completou o coordenador do GGIM.
A reunião, realizada mensalmente, contou com a participação de representantes da Polícia Federal, da 123º DP (Delegacia Legal), Corpo de Bombeiros, do Forte Marechal Hermes, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, do Pronasci do MJ, 32º BPM, 32ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Técnica Científica, entre outros.
Durante a reunião foram apresentadas a Minuta do Regimento Interno do GGIM-Macaé; a relação dos Pontos de Monitoramento do Pronasci/MJ; a Minuta da Lei Complementar de Atualização do GGIM-Macaé; Relação do Desempenho dos GGIs e os dados estatísticos de Incidências Criminais.
Diminuição dos índices criminais
De acordo com os dados estatísticos do NuPESP, os índices criminais em Macaé diminuíram consideravelmente em relação aos últimos 18 meses: zero latrocínio (roubo seguido de morte); 22 roubos de veículos; 96 roubos a transeuntes e dois homicídios. Os dados são do mês de julho.
- Em agosto e setembro também mantivemos as metas estabelecidas pela secretaria de Estado de Segurança Pública. Em outubro, ainda não foi registrado nenhum homicídio. Isso mostra que a estrutura de segurança no município está funcionando -, ressaltou o coronel Edmilson Jório.
De acordo com a Polícia Civil, os homicídios registrados estão em áreas diversificadas e, principalmente, têm origem passional. Representantes do 32º BPM informaram também durante a reunião que houve 100% de aumento na apreensão de armas e no número de prisões.
Expedição científica vai estudar o Rio Macaé desde a nascente
A Prefeitura de Macaé é parceira do projeto Macaé Rio Sustentável.
Trata-se da “Expedição Científica Rio Macaé do Futuro”, da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, que vai percorrer todo o rio Macaé, mapeando, registrando a fauna e flora local, bem como os impactos ambientais do manancial, desde a nascente até sua foz.
O projeto, que começa no próximo dia 19, envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação e o apoio da Petrobras Ambiental.
A finalidade da expedição será produzir um mapa temático participativo em ambiente digital (georeferenciado), um documentário audiovisual e a edição de um livro, que vão servir de ferramentas estratégicas para apoiar o gestor público na tomada de decisões e de conteúdo didático para um abrangente programa de educação ambiental do projeto Macaé Rio Sustentável, que envolverá a preparação de 150 professores do ensino médio e secundário para as questões que envolvem a agenda ambiental local. Objetiva também divulgar os resultados com campanhas educacionais para 1.500 alunos de rede pública de ensino.
- A Prefeitura de Macaé já assinou um termo de colaboração com a Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa para esse trabalho de base científica que irá utilizar tecnologias modernas e que conta com uma equipe técnica formada por geólogos, biólogos e engenheiros florestais – disse o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, animado com a expedição.
A Expedição Científica vai promover ainda, a formação de uma rede de viveiros comunitários voltada para a produção de mudas arbóreas de espécies nativas de Mata Atlântica com participação de pequenos produtores e comunidades no entorno do rio Macaé. “Esta rede social focalizará a geração de renda para as comunidades em função de uma demanda potencial de mudas nativas para programas de recomposição florestal de áreas degradadas identificadas no Mapa Temático desenvolvido pela Expedição Científica Macaé Rio do Futuro”, completou Vaz.
Durante o trajeto os pesquisadores obedecerão a protocolos para avaliarem a degradação ambiental que por ventura haja na região, mapeando cada trecho do rio.
De acordo com o engenheiro João Bandeira de Freitas, coordenador da área de projetos especiais da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, o percurso da expedição deverá ser feito em 15 dias, com a equipe descendo a pé o trecho superior de cerca de 40 km do rio, em meio à Mata Atlântica.
- A equipe será apoiada por uma base móvel instalada em veículo especialmente aparelhado. O trecho seguinte de aproximadamente 30 km será percorrido com botes infláveis preparados para descer as inúmeras corredeiras existentes. O trecho final caracterizado por um canal retificado será feito com apoio de barco a motor - explicou o coordenador do projeto.
Características do Rio Macaé – Sua nascente está localizada a cerca de 1.200 metros de altitude, numa vegetação preservada da região conhecida como Flores-Macaé de Cima. É lá que nasce a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. A região é uma das poucas áreas naturais bem conservadas de Mata Atlântica. Apresenta uma característica peculiar: chuvas intensas com índices pluviométricos muito acima da baixada litorânea, sendo este fato o principal contribuinte para a abundante vazão dos rios Macaé e das Flores, que se encontram ainda nesta região e descem em direção ao ‘encontro dos rios’, onde se juntam ao rio Bonito. A partir daí, o rio Macaé passa a ser margeado pela Estrada Serramar, até chegar a BR-101 e desaguar no litoral macaense.
Representante do Pronasci Rio visita Casa da Cidadania
“Se você dá amor, educação e carinho dentro de casa, você prepara seu filho para ele enfrentar o mundo e não se envolver com o mundo da violência e das drogas”.
Assim, Fabrícia dos Santos, 32 anos, dona de casa, moradora do Botafogo, define seu enfrentamento como integrante do projeto Mulheres da Paz e mãe de um adolescente de 15 anos. Ela é uma das 150 mulheres contempladas pelo projeto desenvolvido em parceria entre a prefeitura de Macaé, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Rio Cultura de Paz, do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Além do Mulheres da Paz, Macaé tem implantado os projetos “Protejo - Jovens em Ação” e “Espaços Urbanos e Seguros” (Peus) pelo Pronasci, nos bairros do Botafogo e Malvinas. Nesta quinta-feira (8), o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), coronel Edimilson Jório e o representante do Comitê Articulador do Pronasci Rio-MJ, Fernando Stern, visitaram a Casa da Cidadania, no Botafogo, onde os projetos são desenvolvidos. Os projetos foram implantados em novembro de 2008, em Macaé.
Conhecido como Jovens pela Paz, o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a prefeitura e visa manter o jovem longe do risco social da comunidade em que reside. O Pronasci beneficia com ações sociais 18 territórios em todo o Estado. Macaé foi contemplada com dois territórios: Botafogo e Malvinas. Tanto o Peus quanto o Protejo são voltados para jovens de 15 a 29 anos. Durante o curso de seis meses, os jovens do Protejo recebem uma bolsa auxílio de R$ 100. No dia 17 será realizada a formatura da primeira turma do Protejo. As 150 Mulheres da Paz recebem uma ajuda de R$ 190 mensais do Governo Federal.
- O Protejo faz parte das ações do Pronasci em Macaé, e foi o primeiro trabalho que desenvolvemos no enfrentamento da violência dentro deste projeto. Ficamos gratificados quando entramos em contato com os jovens e mulheres beneficiados por esse projeto e vemos os bons resultados -, disse o coordenador do GGIM-Macaé.
O representante do Comitê Articulador do Pronasci Rio-MJ, destacou que sua visita era para conhecer o desenvolvimento dos projetos implantados e que enviará um relatório ao Ministério da Justiça. “Os projetos são desenvolvidos aqui via governo do estado, mas mesmo assim, viemos conhecer as ações e verificar como os projetos estão beneficiando a população para mudar a realidade dessas comunidades. Estou feliz pela reação dos participantes. A finalidade do MJ é que os investimentos modifiquem com ações reais para essas pessoas”, ressaltou Fernando Stern.
O coordenador em Macaé, Swami Lopes, lembrou que no próximo dia 17 será a formatura da primeira turma dos jovens beneficiados pelo Protejo.”Eles tiveram cinco opções de cursos para escolha no ato da inscrição. A maioria preferiu Administração e Turismo. No próximo dia 13 estaremos fazendo uma excursão em ônibus para 45 pessoas, levando os jovens e o grupo do Mulheres da Paz para conhecer o Maracanã e o bairro de Copacabana”, disse.
Para Fabrícia dos Santos o melhor de participar do Mulheres da Paz é que, hoje, os jovens do bairro a respeitam. “A gente conversa com os meninos em situação de risco social aqui do bairro do Botafogo. Hoje, eles respeitam a gente, veem que a gente quer ajudar. Isso é gratificante”, completa.
Espaços Urbanos Seguros (Peus) – Dez jovens fizeram o curso no Senac, de técnicas na construção civil e já utilizaram o que foi apreendido para reformar o muro da Casa da Cidadania.
- Os jovens que participaram dos projetos também tiveram aulas de inglês e oficinas variadas de cidadania, saúde, entre outras -, observou a agente multidisciplinar, Sheila Ramos.
Esporte levado aos alunos da rede de ensino durante a Semana da Criança
Aberto nesta quinta-feira (8) na quadra do Espaço Lar de Maria, no centro da cidade, mais uma atividade recreativa pela Semana da Criança, promovida pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação.
Cerca de 300 crianças do ensino infantil participaram do encontro que reúne atividades culturais e esportivas, que prosseguem nesta sexta-feira (9) a partir das 9h.
Nesta quinta-feira, os alunos das escolas Eléia Tabagiba, Professora Hilda Ramos, Professor Joaquim Luiz Freire Pinheiro e Átila de Aguiar Maltez Júnior realizaram apresentações de capoeira aumentando assim as iniciativas que a secretaria pretende oferecer aos alunos da rede no que se refere ao esporte.
Localizada na Avenida Rui Barbosa, 1563, a quadra do Lar de Maria atenderá a partir de agora atividades esportivas ligadas a rede municipal de ensino, promovendo a integração dos alunos com outras ações recreativas.
- Esperamos que este espaço possa ser mais um braço integrador das ações da secretaria com os demais órgãos da prefeitura. Esporte, cultura, meio ambiente e lazer são iniciativas que a educação tem trabalhado nas escolas desde o início deste ano, observou Marilena Garcia, secretária de Educação e também vice-prefeita.
O fomento do esporte em Macaé e a realização dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 também foram comentados pela secretária. “Queremos que a quadra do Lar de Maria, sirva de local para a prática de esportes e quem sabe de trampolim para o descobrimento de novos atletas. Macaé estaria assim entrando na era do esporte olímpico”, revelou.
A aluna Joyce Teixeira Cordeiro, de seis anos, da escola Eléia Tatagiba, ficou surpresa com a aula de capoeira ecológica. “Fiz um monte de movimento engraçados, virando de lado, de costas e saltando no ar. Me diverti muito” disse.
A abertura do evento contou com a presença de diretores de escolas, funcionários da casa do Lar de Maria além de pais e alunos de outras instituições de ensino. As atividades foram abertas com apresentação de Capoeira, com mostra de Dança do coco, Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda, Aula de Capoeira Ecológica e encerrando as atividades do dia com uma grande roda de capoeira.
À tarde foram realizadas oficinas de pipa, bijuteria, artesanato, animação infantil e esquetes teatrais. Hoje ocorrerão oficinas de música, apresentação de danças, encerrando a programação com o Grupo Levando a Vida na Flauta.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!