O Cristo Redentor completa 78 anos, nesta segunda-feira (12). Para comemorar a data, o arcebispo Dom Orani Tempesta celebra missa solene às 15h, aos pés da estátua.
Localizado no morro do Corcovado, há 709 metros acima do nível do mar, o Cristo é um dos cartões postais mais conhecidos no mundo.
Há dois anos, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, em votação realizada pela internet e mensagens de celular.
Dois norte-americanos vão dividir Nobel de economia
Elinor Ostrom é a primeira mulher a receber o prêmio. Laureados foram escolhidos por pesquisas em governança econômica.
A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (12) ter atribuído o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas a dois pesquisadores norte-americanos: Elinor Ostrom, da Universidade de Indiana, e Oliver E. Williamson, da Universidade da Califórnia, por suas pesquisas em governança econômica. É a primeira vez que uma mulher recebe o prêmio. O prêmio, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank (o banco central da Suécia) de Ciências Econômicas em Memória a Alfred Nobel, foi estabelecido em 1968, em comemoração ao 300º aniversário da autoridade monetária.
Os laureados
Nascida em 1933 em Los Angeles, Elinor Ostrom é professora da Universidade de Indiana. Em suas pesquisas, ela demonstrou, segundo a Academia sueca, como a propriedade comum pode ser gerenciada com sucesso por associações. “Elinor Ostrom desafiou a convenção de que propriedades comuns são mal gerenciadas e que devem ser reguladas por autoridades centrais ou privatizadas”, diz a Academia em nota. “Minha primeira reação foi de grande surpresa e apreciação. Ser escolhida para esse prêmio é uma grande honra”, disse Elinor em entrevista imediatamente após o anúncio do prêmio.
Oliver E. Williamson nasceu em 1932, em Superior, no estado de Winsconsin. Ele é professor da Universidade da Califórnia. Ele desenvolveu uma teoria em que as empresas servem como estruturas para solução de conflitos. “Oliver Williamson argumentou que mercados e organizações hierárquicas, como empresas, representam estruturas alternativas de governança, que diferem em sua abordagem para resolver conflitos de interesse”, diz a nota.
O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão), vai ser entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. Em 2008, o Nobel de Economia foi atribuído ao norte-americano Paul Krugman, por sua análise dos padrões do comércio e a respeito da localização da atividade econômica.
Felipe Massa pilota um carro da Ferrari pela primeira vez após acidente
Brasileiro treina com um F2007 no circuito de Fiorano, em Maranello
Na semana passada, em Modena, Massa fez testes em um simulador e, em Paris, foi submetido a uma bateria de exames neurológicos e oftalmológicos. Só então foi liberado para voltar a pilotar um carro de Fórmula 1. Antes, ele já tinha matado a saudade das pistas ao andar de kart em São Paulo.
Os exames médicos apontaram que a cirurgia no olho esquerdo de Felipe Massa não deixou sequelas. No dia 25 de julho, o piloto foi atingido por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello.
Nesta segunda, Massa pilotou um F2007 privado - não pertencente à equipe - e preparado pelo departamento de clientes de Fórmula 1 da Ferrari. O carro também é equipado com pneus usados na GP2 para não infringir as regras que limitam o número de treinos na F-1.
Após uma primeira volta, Massa entrou nos boxes para, depois, voltar a sair à pista e realizar uma nova série de voltas no traçado. Massa cogitava competir ainda este ano, durante a última prova da temporada, em Abu Dhabi, mas a Ferrari confirmou que ele apenas retornará à categoria em 2010. A escuderia afirmou, em comunicado em seu site, que o teste não anuncia de "nenhuma forma" a volta do piloto à competição em "breve".
Além disso, a Ferrari especificou que tudo será feito "gradualmente e sem nenhuma pressa" para permitir a total recuperação do piloto.
Manaus deve receber 10 novos fabricantes de motos, diz Abraciclo
Projetos estão em andamento e devem ser anunciados no próximo ano. Produção no país poderá chegar a 3 milhões de motocicletas em 2013.
A primeira fabricante de motocicletas a instalar fábrica no Pólo Industrial de Manaus (Amazonas) foi a Honda Motor do Brasil, que iniciou a produção em 1976, quando o mercado de motocicletas mal existia no país. Hoje, a fabricante, que passou a se chamar Moto Honda da Amazônia Ltda., não é mais uma ilha de tecnologia em meio a uma região dominada por floresta e pela imensa necessidade de crescer economicamente. A chamada Zona Franca de Manaus se desenvolveu, assim como o setor de duas rodas. Atualmente, 11 fábricas de motos estão instaladas na região e, segundo o presidente da (Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas Motonetas e Similares), Paulo Shuiti Takeuchi, mais 10 novas empresas têm projeto para investir no país em 2010.
De acordo com o representante das fabricantes, a expansão garantirá que as empresas elevem a produção de 1,7 milhão de unidades previstas neste ano para 3 milhões de motocicletas em 2013. Segundo Takeuchi, o que tem atraído tantas empresas é o mercado em potencial que o país ainda tem: a frota de motocicletas é de 14 milhões, ou seja, atualmente existe uma moto para cada 14 habitantes. Número que de longe perde para a frota de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de um veículo para cada 7,4 habitantes.
Mesmo assim, o país já é o quarto maior em vendas, atrás somente de China, índia e Indonésia. “O Brasil tem muito mercado e é isso que atrai os investidores”, afirma Takeuchi. Para o presidente da Abraciclo, o que falta para garantir a expansão do segmento é cultura específica para motocicleta, desde o curso de condução até a postura empresarial. “Somente agora os cursos de formação de condutor têm aula específica de moto”, observa.
Enquanto uma série de questões polêmicas envolve o uso da motocicleta - como o motofrete, mototáxi e faixas exclusivas nas vias para a circulação de motos –, a indústria investe. A Moto Traxx da Amazônia injetará R$ 100 milhões em 2010 na ampliação de fábrica, mix de produtos e rede concessionária. Assim, a capacidade de produção passará de 100 mil para 250 mil unidades.
Na mesma direção de crescimento, a Kasinski – recentemente comprada pela chinesa Zongshen — também investe na produção, que passará de 110 mil motos por ano para 180 mil unidades até 2012, após a construção de novo complexo fabril em Manaus. De acordo com o presidente da empresa, Claudio Rosa Junior, o objetivo é tornar a Kasinski a maior fabricante de motos do Brasil, atingindo 5% do mercado nacional em três anos.
Novata no Brasil, a MVK Motos anunciou o investimento de R$ 32 milhões na construção de uma fábrica de motocicletas e quadriciclos em Manaus. Três modelos passarão a ser fabricados no país a partir deste ano — Fox, Fenix Gold e Spyder. Segundo o diretor da MVK Motos, Guillermo Altrichter, com a fábrica nacional a redução dos preços dos produtos será em média de 15%.
A Harley-Davidson não divulga os valores aplicados, mas afirmou que vai fabricar em Manaus uma nova família de motos. Trata-se da linha V-Rod no Brasil, que até então era importada. O objetivo é tornar os preços mais competitivos.
No mercado de luxo, a Harley-Davidson dividirá espaço com a recém-chegada Kawasaki Motores do Brasil, subsidiária da Kawasaki Heavy Industries, com sede no Japão. A fábrica amazonense é a primeira da marca na América Latina. A produção nacional começa com os modelos Ninja 250R e Z750 custa.
O grande pólo
A Zona Franca de Manaus é uma área criada em 1967 para atrair investimentos à capital do Amazonas por meio de incentivos fiscais. A região havia entrado em forte decadência a partir do fim do ciclo da exploração da borracha. A Zona Franca é dividida em três pólos (industrial, comercial e agropecuário) e o setor de motocicletas representa um dos principais geradores de emprego, devido à complexidade da cadeia produtiva.
Segundo o coordenador geral de acompanhamento de projetos industriais da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Gustavo Igrejas, atualmente, existem mais de 50 fabricantes de motopeças no pólo industrial. Tais empresas empregam mais de 15 mil pessoas e somam R$ 1,5 bilhão em investimentos.
“A mão-de-obra deste segmento industrial praticamente dobrou nos últimos cinco anos, o que, aliado ao crescimento da mão-de-obra do pólo, que saiu do patamar de 60 mil empregos diretos em 2002 para chegar ao pico de 117 mil no ano passado, antes da crise, trouxe uma maior dinamização à economia local. É importante salientar que se estima que o pólo industrial seja responsável, entre empregos diretos e indiretos, por mais de 500 mil postos de trabalho”, afirma o coordenador da Suframa.
Assim, a superintendência acredita que o setor de motocicletas venha a ser, em alguns anos, o grande carro-chefe do Pólo Industrial de Manaus.
Explosão deixa mais de 40 mortos no Paquistão
Atentado atingiu comboio militar em mercado e deixou dezenas de feridos.
Mais de 40 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba nesta segunda-feira próximo ao Vale do Swat, no noroeste do Paquistão, informaram as autoridades.
A explosão atingiu um comboio das forças de segurança que passava por um mercado no distrito de Shangla, área que recentemente foi palco de uma intensa ofensiva militar contra militantes. Este foi o mais recente de uma série de atentados cometidos por extremistas no país, no momento em que o governo planeja uma nova ofensiva armada contra militantes e simpatizantes do Talebã no Waziristão do Sul, perto da fronteira com o Afeganistão.
No sábado passado, o governo prometeu reagir "iminentemente" depois que um grupo de militantes atacou o quartel-general do Exército em Rawalpindi, na mesma região, tomando vários reféns.
Na segunda-feira, o Talebã do Paquistão assumiu a responsabilidade pelo atentado em Rawalpindi, afirmando que ele foi realizado por uma facção do grupo baseada em Punjab. Um porta-voz do grupo Azam Tariq disse que o ataque foi em vingança à recente morte do líder do Talebã no Paquistão Baitullah Mehsud em um ataque de aviões não-tripulados do Exército americano.
Segundo as informações, o ataque desta segunda ocorreu em um cruzamento em um mercado em Alpurai. Dezenas de pessoas teriam ficado feridas na explosão, a maioria civis.
O distrito de Shangla faz fronteira com o Vale do Swat, e acredita-se que parte da região esteja sob o controle do Talebã. Em junho passado, o governo declarou a ofensiva anti-Talebã na região como um sucesso, mas desde então já houve vários incidentes isolados de violência. Alguns analistas acreditam que, com a ofensiva do Exército, muitos militantes fugiram para os distritos vizinhos. Durante a ofensiva contra o Talebã, a luta também se espalhou até o distrito de Shangla.
Nos últimos meses, o Exército vem concentrando tropas na fronteira do Waziristão do Sul, um dos principais redutos do Talebã no Paquistão. Depois que Baitullah Mehsud foi morto pelo ataque americano no início de agosto, o número de ataques do Talebã caiu um pouco na região, mas desde o início do mês, a atividade militante vem aumentando.
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