| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS

Biblioteca Pública de Rio das Ostras comemora aniversário com exposição

No mês de aniversário da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FRC), a Biblioteca Pública da cidade, uma das unidades gerenciadas pela instituição, também está em festa. A biblioteca, que completou 11 anos de existência, sedia uma exposição com documentos e fotos.

Entre os documentos expostos, estão os ligados à Memória da Biblioteca Pública, Acervo das Publicações da FRC e da Academia Riostrense de Letras. A mostra é gratuita e pode ser visitada até o dia 31 de outubro. Com um acervo de mais de 42 mil títulos, a Biblioteca de Rio das Ostras é um lugar muito agradável para adquirir conhecimento e passar momentos de tranquilidade.

Os títulos são adquiridos com a verba anual da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Entre os livros mais procurados estão os de literatura em geral, mas também fazem parte do acervo obras para pesquisa em microfilmagem, jornais, periódicos e didáticos.

A Biblioteca tem um amplo salão para leitura e pesquisa e as divisões de Referência, onde ficam os dicionários, enciclopédias e mapas; Periódicos, com jornais e revistas; Sala de Memória Fluminense, composta por amplo acervo de livros, fotos e documentos que contam a história da cidade e da região; e a Biblioteca Infanto-Juvenil, reunindo três mil livros.

Para associar-se é preciso apresentar documento de identidade, uma foto 3 x 4, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 10 por ano ( estudantes, professores e maiores de 60 anos são isentos)

Rio das Ostras busca apoio de consórcio ambiental para solucionar enchentes
Intenção é pleitear apoio financeiro do Estado a partir da aprovação de projeto de drenagem
O subsecretário de Urbanismo e Obras, Alan Ribeiro, apresentou na última quarta-feira, dia 21, para representantes do Consórcio Intermunicipal da Macro Região Ambiental 5, o estudo desenvolvido por técnicos da Prefeitura para solucionar as enchentes no município. O objetivo é buscar a anuência do comitê de bacias para que o município possa tentar uma parceria do governo do Estado para a realização do trabalho. O comitê irá avaliar o projeto e a próxima reunião deve acontecer até o fim do mês.
“Com o aval do consórcio ficará mais fácil conseguir recursos do Estado para executarmos o projeto. Os representantes ficaram satisfeitos com a apresentação e elogiaram a nossa iniciativa, pois fomos o primeiro município a buscar o apoio do consórcio para solucionar um problema como esse”, explicou Ribeiro.
O estudo inclui a proposta desenvolvida por um grupo de engenheiros do Instituto de Pós-Graduação (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indicados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A proposta será executada a partir de um modelo de células de escoamento desenvolvido pelo instituto. O modelo hidrodinâmico permite simular como o Canal de Medeiros se comportará com as chuvas, antes mesmo do início das obras.
O trabalho foi realizado a partir de ações do Grupo de Prevenção a Enchentes (Grupe) da Prefeitura, do qual participam o vice-prefeito, Wilton Broder, servidores municipais e representantes da sociedade civil organizada.
O estudo para a macrodrenagem desenvolvido por engenheiros da Prefeitura tem como proposta a construção de uma ponte no limite entre Casimiro de Abreu e Rio das Ostras de aproximadamente 15 metros para fazer o desassoreamento da área. O trecho do canal localizado próximo a RJ-162 está contemplado no projeto e outros pontos como o rio das Ostras, o rio Jundiá e o canal das Corujas também estão incluídos nessa etapa.

Prefeitura de Rio das Ostras instala novos semáforos

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras está instalando semáforos em quatro diferentes pontos do município com o objetivo de dar mais segurança ao trânsito.

A previsão é que alguns deles entrem em funcionamento a partir do próximo dia 28. Os novos sinais de trânsito serão instalados no cruzamento entre a Estrada da Califórnia e a Rodovia Amaral Peixoto; em frente ao Centro de Cidadania; em frente as Escolas Municipais Ondina Pinto Marcondes e José Luiz de Lemos.

Rio das Ostras realiza Fórum Regional de Aprendizagem Profissional

Evento foi voltado para jovens e empresários da região

Com o objetivo de divulgar a Lei do Aprendiz para empresários e jovens da região, foi realizado na última quinta-feira, dia 22, na Câmara Municipal de Rio das Ostras, o Fórum Regional de Aprendizagem Profissional. O evento é uma iniciativa do Ministério do Trabalho com parceria do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Firjan e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Bem-Estar Social.

Para Márcia Almeida, secretária municipal de Bem-Estar Social, a Lei de Aprendizagem é um importante instrumento a favor da sociedade que divide com a iniciativa privada a responsabilidade com o futuro dos jovens. “Toda a sociedade é responsável pelos nossos jovens, principalmente os em situação de risco. O município tem feito a sua parte, através de programas como o Jovem Cidadão e os cursos de qualificação profissional, mas todos devem cooperar”, destacou.

A gerente regional do Trabalho e Emprego, Tânia Oliveira, frisou que a Lei do Aprendiz proporciona aos jovens oportunidade de formação, qualificação e emprego. Já as empresas possuem retorno institucional, por associar sua marca a um programa social amplamente divulgado, e a oportunidade de formar desde cedo profissionais afinados com a política da empresa.

Participaram ainda do Fórum a gerente regional da Firjam, Márcia Freire, o coordenador regional do Senai, Washington Luiz Alves, o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, José Bonifácio Ferreira, o supervisor regional do CIEE, Umberto Lima e o gerente do Sesi/Senai Macaé, José Vicente.

Lei do Aprendiz- A lei federal estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos. Eles devem representar no mínimo 5% e no máximo 15% no total de empregados e possuem um contrato especial de, no máximo, dois anos.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!