| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO

Petrobras anuncia descoberta de reservas gigantes em Tupi

A existência de reservas gigantes de petróleo e gás natural em águas profundas da camada de pré-sal, na região do campo de Tupi, na Bacia de Santos, foi confirmada nesta semana pela Petrobras.
A estatal informou que, com a perfuração desse terceiro poço, confirmou-se o potencial das reservas entre cinco e oito bilhões de barris de óleo bruto leve e de boa qualidade, conforme a previsão anunciada em 2007. O novo poço está situado a 33 quilômetros a noroeste do poço descobridor de petróleo nos reservatórios do pré-sal, na área de Tupi, e a 250 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.
O reservatório, batizado informalmente com o nome de Iracema, foi localizado a cerca de cinco mil metros de profundidade, dos quais 2.210 metros só de distância do nível do mar ao solo. A camada de sal nessa região é de dois mil metros. A área de Tupi está localizada no Bloco BMS - 11, região explorada pela Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp (10%). Além do poço, o consórcio descobriu outra área batizada de Iara, com reservas estimadas entre três e quatro bilhões de barris de petróleo e gás natural.
Desde o último dia 1º de maio, a Petrobras iniciou os chamados Testes de Longa Duração (TLD) em Tupi. A empresa instalou um navio-plataforma para realizar os testes, que preveem uma produção de 10 a 15 mil barris diários de petróleo. Esse procedimento é considerado fundamental para se conhecer o comportamento do reservatório que está situado em águas ultraprofundas.
A partir do resultado desses testes é que a Petrobras pretende definir qual será o tipo de sistema de produção a ser instalado nos campos do pré-sal. No final do próximo ano, está previsto o início da fase-piloto em Tupi com uma produção de cem mil barris diários de petróleo.

Parceria vai oferecer 3,2 mil vagas para cursos profissionalizantes

Um acordo verbal entre a Secretaria de Trabalho e Renda do Estado e sua equivalente municipal deve trazer uma série de novos cursos a Macaé.
Serão vagas para qualificar 3,2 mil pessoas em 28 especialidades - de início todas voltadas para a indústria naval, por ser uma das principais demandas da região. A parceria deve ser firmada oficialmente, com assinatura de protocolo, durante a Feira Brasil Offshore, que tem início na próxima terça-feira e deve receber as autoridades estaduais que vão rubricar os papéis da parceria.
Quem comemorava a oportunidade ontem era o subsecretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícius Crespo. Ele foi até o Rio de Janeiro junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Cliton Santos, para fechar o acordo diante do responsável pela pasta no Estado, Ronald Azaro. “É um importante avanço, que será disponibilizado pelo Planseq”, lembra Crespo. Ele se refere ao Plano Setorial de Qualificação, que agora começa a chegar ao interior do Estado a partir de um conjunto de ações envolvendo também o governo federal.
De acordo com Crespo, este é um dos passos que começa a fortificar uma série de ações a serem oferecidas na subsecretaria: carteira de trabalho, seguro-desemprego, cartão cidadão, CPF, vagas de emprego e curso. Alguns destes serviços já são feitos por lá, no início da Télio Barreto. Outros a caminho. “Fechamos com a gerência da Caixa Econômica Federal, a partir do mês que vem vamos distribuir aqui o cartão cidadão”, conta o subsecretário. Este cartão magnético - relativo a serviços da União - é emitido inicialmente pela Caixa e permite consultas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, quotas do PIS e também sacar benefícios caso tenha direito. Agência do Sine muda de endereço Outra novidade que deve fazer parte do complexo da Subsecretaria de Trabalho e Renda de Macaé será o funcionamento da agência estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade. O posto, que funciona atualmente em frente à rodoviária, no Centro, deve se mudar para as dependências da subsecretaria. “Estamos de certa forma copiando o Poupatempo, aplicado em São Paulo”, afirma Crespo.
Estes postos do Poupatempo foram implementados no Estado de São Paulo em 1996 e oferecem num mesmo local diversos serviços públicos ao cidadão - como carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais e carteira profissional. Há dois anos, a partir de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), foi revelado que mais de 90% dos usuários deste sistema aprovavam seu funcionamento em grandes cidades de São Paulo. O Poupatempo ainda tem unidades móveis atendendo diferentes regiões daquele Estado próximas à capital, além de quatro outras unidades móveis que atendem o interior.
“Quando fui convidado pelo prefeito, o objetivo definido foi esse mesmo: centralizar o maior número de serviços possíveis aqui na subsecretaria”, lembra Crespo. “Mesmo porque o prédio é enorme”, completa ele, lembrando que a situação de quem está a procura de emprego é emocionalmente frágil e não convém que fique indo de um lado para o outro em busca de alguma vaga no mercado de trabalho. “Temos aqui, inclusive, programas que fazem filtro do perfil do trabalhador”, destaca o subsecretário. Este filtro, que na verdade é um programa de computador, ajuda a destinar o candidato para uma vaga com a qual ele mais se encaixe.

Conferência Municipal de Educação já recebeu mais de 500 inscrições

Em menos de uma semana, cerca de 500 pessoas já realizaram a inscrição para a I Conferência Municipal de Educação, que acontece nos próximos dias 19 e 20, na Cidade Universitária.
As inscrições para o evento, que tem como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, podem ser feitas no site da prefeitura municipal (www.macae.rj.gov.br).
O objetivo do encontro é apontar diretrizes para um novo Plano Nacional de Educação que leve em conta o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007, além de ser um espaço democrático onde governo e sociedade possam construir juntos os rumos para a educação municipal e nacional. A Conferência Municipal de Educação é também uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em Brasília entre os dias 23 e 27 de abril de 2010.
A programação está organizada em seis eixos temáticos - que recebem até 150 participantes -, meio pelo qual será analisado o tema central do evento. Cada eixo será apresentado por um profissional da Educação. São eles: papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação nacional; qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da Educação; financiamento da Educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. Programação A programação começa com abertura solene e a composição da mesa, seguida de apresentação cultural, a leitura e aprovação do regimento interno. Será realizada uma palestra sobre a Conferência, a apresentação dos eixos temáticos e o início dos trabalhos dos grupos temáticos. No dia 20, haverá a continuação dos grupos temáticos, a plenária dos eixos, a plenária final e a escolha dos delegados para a Conferência Intermunicipal. O primeiro eixo, que tem como tema “Papel do Município na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação” será apresentado pela professora Ivânia Ribeiro, membro do Sindicato dos Professores de Macaé. O segundo eixo será sobre “Qualidade da Educação Municipal, Gestão Democrática e Avaliação", apresentado pelo professor Francisco Gomes, diretor da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos ( FeMASS). O terceiro eixo, “Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso”, será apresentado pela professora Ana Cristina Torres, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação. Em seguida, a professora Bianca Kers Baumer, supervisora de Ensino da Secretaria de Educação, apresenta “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação no Município”.
O quinto eixo “Financiamento da Educação Municipal e Controle Social” terá como apresentador o professor Sol Gray, subscretário de Educação no Ensino Fundamental. A professora Rita de Fátima Manhães Barreto, membro do Sindicato dos Professores, vai finalizar com o sexto eixo temático sobre “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade”. A I Conferência Municipal de Educação será realizada na Cidade Universitária, a partir das 8 horas. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2772-4955 - ramal 230.

Prefeitura inaugura laboratório de informática em Barra de Macaé

A prefeitura de Macaé inaugurou, na manhã desta quarta-feira (10), o laboratório de informática da Escola Municipal Wolfango Ferreira, na Barra.
Este foi o primeiro laboratório instalado em escolas municipais, fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Educação. Durante a cerimônia de inauguração, a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, anunciou que esta será a terceira escola da rede a fazer parte do Mutirão da Educação.
Marilena lembrou que a união de esforços torna possível a realização dos sonhos. “A educação também acontece com familiares, vizinhos, e não só com professores. E é com esse sentido também que realizamos o mutirão, que é um momento em que chegamos organizados e trazemos a certeza de que a educação trará mudanças”, comentou. De acordo com a diretora da Escola, Marisa de Sousa, a instalação de um laboratório de informática na escola será muito enriquecedor para a área cultural dos alunos. “A inserção de novas tecnologias nos ajuda inclusive no combate à falta dos alunos. Hoje estamos realizando um sonho. Vamos tirar as crianças das ruas e fazê-las ter esperança”, comentou emocionada.
Dentro do laboratório, equipado com 15 computadores, as professoras de informática desenvolverão atividades de raciocínio lógico e controle motor. "Queremos fazer da sala de informática um atrativo para as crianças se interessarem mais pela escola. Vamos instalar inicialmente softwares educacionais livres, mas já estamos selecionando, com a equipe técnica da Secretaria de Educação, programas educativos para comprarmos", comentou a professora Lívia Azeredo da Silva.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, explicou que a instalação do laboratório faz parte do projeto Escola Digital, que iniciou com a entrega de computadores para a administração de todas as escolas municipais. "A segunda fase está sendo a instalação do software de gestão da educação que possibilitará aos pais dos alunos acessarem de casa os dados escolares dos alunos. Além disso, informatizará todo o processo administrativo das escolas. A terceira fase é a implantação dos laboratórios, que inicialmente está sendo realizada nas escolas em que as diretoras estão disponibilizando a estrutura física", ressaltou.
Grupo de Casimiro dá show no Maracananzinho
O Grupo Reviver a Melhor Idade da Fundação Cultural, acompanhado do Prefeito Antônio Marcos, da primeira dama Rosana Lélia e da presidente da Fundação Cultural, Cláudia Rejane, participou nesta segunda-feira (08/06), do Arraiá da Melhor Idade, uma comemoração junina dentro do Baile da Terceira Idade, no Maracanazinho, Rio de Janeiro.
O evento, embalado pela tradicional Orquestra Tupy, contou também com a presença do governador Sérgio Cabral e do Presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani.
Junto a mais 15 mil participantes de 89 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Grupo Reviver deu um show de alegria e energia durante todo o evento, como sempre faz em suas viagens mensais e nos bailes realizados na Casa de Cultura.
A prefeitura de Casimiro de Abreu cedeu o ônibus para o transporte do grupo, bem como forneceu lanches para a viagem.
Segundo o governador Sérgio Cabral, um próximo baile acontecerá em setembro, no Dia do Idoso, e com certeza o Reviver a Melhor Idade estará presente.
A Melhor Idade tem especial atenção da Fundação Cultural que além de fornecer espaço para encontros, reuniões e eventos, proporciona viagens, atividades culturais, atividades físicas e agora, em parceira com a Secretaria de Saúde, as viagens e atividades físicas tem acompanhamento de um Técnico de Enfermagem.
Quem quiser participar do grupo basta procurar a Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu e se inscrever. Não custa nada e você pode participar de todas as atividades que quiser.
Encontros na Terra do Poeta - Porque ninguém é feliz sozinho
O Projeto Encontros na Terra do Poeta é uma iniciativa da Fundação Cultural para comemorar o Dia dos Namorados, promovendo oportunidades para que os corações solitários possam encontrar suas caras-metades.
As atividades não se limitam a unir pessoas, mas também a promover um reencontro consigo mesmo, pois segundo a palestra “Para não dizer que não falei das flores”, da psicóloga Edjani Marini, realizada na sala Popular de Cinema Humberto Mauro no dia 26 de maio, “primeiro é necessário estar feliz consigo, para depois fazer o outro feliz”.
No dia 12 de junho, Dia dos Namorados, é a vez do “Vem dançar comigo”, baile ao ar livre na Praça Feliciano Sodré, a partir de 21h, que trará a música como inspiração. No dia 18, na Casa Beira Rio, a psicóloga Edjani Marini leva a palestra “Para não dizer que não falei das flores” para Barra de São João. Esta palestra havia sido marcada para o dia 28 de maio, mas foi transferida por motivo de força maior.
Professor Souza e Rio Dourado recebem o projeto nos dias 1 e 2 de julho, respectivamente, desta vez com as atividades do “Jogando conversa fora” que através de jogos de mesa e dinâmicas próprias, promoverão o encontro de pessoas. Em Professor Souza será no CRAS, a partir de 20h e, em Rio Dourado, na Biblioteca Pública Municipal Farias Brito no mesmo horário.
Para finalizar o projeto, será realizada no dia 10 de julho, a partir de 20h, na Sala Popular de Cinema Humberto Mauro, a atividade “No escurinho do cinema”, em que será exibido um filme romântico com título ainda não escolhido.
Todos os eventos são abertos à comunidade e não é necessário nenhum tipo de inscrição, basta comparecer no local e participar.
Presidente da FCA apóia trem de passageiros em Macaé
O presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcello Magistrini, afirmou nesta quarta-feira (10) que a concessionária apóia o projeto do prefeito Riverton Mussi da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé, para o transporte ferroviário de passageiros.
Em reunião no gabinete do secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, no Rio, o prefeito Riverton, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, o presidente da FCA, além de Lopes, conversaram sobre o projeto.
O VLT é um veículo moderno que acompanha o crescimento da cidade e visa ligar, por meio da linha ferroviária, o norte ao sul de Macaé. Estamos buscando todas as parcerias necessárias para implantar essa alternativa no transporte de passageiros de Macaé e a reunião com a FCA foi importante para avançarmos na questão da utilização dos trilhos, já que a FCA é a concessionária – afirmou o prefeito. Riverton solicitou ao presidente da FCA a utilização dos trilhos no trecho da linha férrea que corta a parte urbana de Macaé para a utilização do VLT. O presidente da FCA disse que “vê com bons olhos” o projeto. A FCA vai apoiar o projeto, que é de iniciativa da prefeitura com o governo estadual. Todo esse projeto deve ser assessorado e validado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre, a ANTT, que faz a regulamentação nesse caso porque a FCA é uma concessionária de transporte de carga, não é transportadora de passageiros. Estamos criando uma nova possibilidade que deve ser encaminhada e trabalhada com a ANTT – comentou Magistrini. Para agilizar o processo, o secretário de Estado de Transportes agendou para a próxima terça-feira (16) viagem à Brasília para encontro com o presidente da ANTT. O prefeito Riverton Mussi não poderá ir porque é o anfitrião da Brasil Offshore, a terceira maior feira de petróleo do mundo e na terça-feira acontece a abertura do evento. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares, vai representar o prefeito; o presidente da FCA também vai à reunião. Júlio Lopes, que desde o início apóia o projeto do VLT em Macaé, analisou que esse tipo de transporte ferroviário é feito para convivência urbana. “Percebemos que não há problema de colocar o VLT no trecho de Macaé”, comentou Lopes, que no dia anterior (terça-feira) vistoriou com o prefeito os 23 quilômetros da linha férrea onde o estudo definiu que o trem de passageiros pode ser implantado. ELO - De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Siqueira, a reunião desta quarta foi a mais importante desde que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos começou a ser discutida. “Percebemos que o presidente da FCA também está disposto a colaborar, era o que faltava para fechar esse elo”, comentou Jorjão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também já sinalizou, segundo Jorge Siqueira, positivamente ao projeto. “O Dnit enviou ofício ao Estado e à prefeitura concordando com o projeto desde que fosse conversado com a FCA, o que estamos fazendo hoje (quarta)”, salientou Jorjão. Prefeito pede oficialização de passagem de nível O prefeito Riverton Mussi também solicitou ao presidente da FCA a oficialização da passagem de nível em frente ao Parque da Cidade, na ligação com a Linha Vermelha. “É importante que a passagem de nível em frente ao Parque da Cidade seja oficializada. Outro projeto é a construção de uma ciclovia entre a ferrovia e as residências”, frisou. Marcello Magistrini disse que a oficialização da passagem de nível será um trabalho em conjunto. Outra solicitação para a FCA foi a retirada dos trilhos que saem da antiga Estação Central e ligam à Petrobras, que não são mais usados. “Essa retirada é fundamental para o trânsito”, explicou o prefeito. Linha férrea é vistoriada em 15 bairros A vistoria da linha férrea, na terça-feira, de Riverton, Julio Lopes, técnicos da FCA e Jorjão, foi feita no trecho de Cabiúnas a Imboassica com um auto-de-linha. Os trechos dos 15 bairros que cortam a linha férrea foram vistoriados: Lagomar, São José do Barreto, Ajuda, Barra, Botafogo, Centro, Miramar, Visconde, Cajueiros, Riviera, Praia Campista, Bairro da Glória, Cavaleiros, Lagoa e Imboassica. Pelo modelo de VLT estudado, uma composição terá dois vagões, que devem funcionar em uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Também participaram da reunião o subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, técnicos e diretores da secretaria Estadual e a diretora de Desenvolvimento de Negócios da FCA, Silvana Alcântara de Oliveira.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!