CIDADE RIO DAS OSTRAS | Rio das Ostras Jornal

CIDADE RIO DAS OSTRAS

Prefeitura de Rio das Ostras e Uerj assinam convênio de cooperação técnica

Parceria vai possibilitar a realização do curso ‘Gênero e Diversidade na Escola’, direcionado aos educadores da cidade

Sexualidade, gravidez na adolescência, participação juvenil e igualdade étnico-racial são temas que serão abordados durante o curso “Gênero e Diversidade na Escola”, que será ministrado para os educadores de Rio das Ostras pela equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A iniciativa faz parte do convênio de cooperação assinado entre a instituição de ensino e a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação.

O convênio foi oficializado no dia 11 de março pela secretária de Educação, Maria Lina Paixão, em visita à Uerj. Com a assinatura, Rio das Ostras implanta o Projeto Gênero e Diversidade na Escola, fruto de uma articulação entre o governo federal e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos.

“Com esta parceria, a Secretaria de Educação busca fornecer elementos para transformar as práticas de ensino no município, desconstruindo preconceitos e rompendo o ciclo de sua repodução na escola”, afirma Maria Lina.

Formar educadores da rede municipal do Ensino Fundamental, possibilitando que reflitam e lidem da melhor forma possível com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, é o objetivo do curso. Com carga horária de 244 horas, o curso de atualização terá 24 horas de aulas presenciais e 220 horas de atividades na internet

Casa da Cultura de Rio das Ostras promove oficinas e cursos de arte

A Casa da Cultura Bento Costa Junior, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, fica ainda mais movimentada no mês de março com a abertura dos cursos de arte em linha, desenho e mangá (arte japonesa) e oficinas com o consagrado dramaturgo Mário de Oliveira. 

Todos os aspectos que envolvem um espetáculo como elaboração de cenário, criação de figurinos e a vida e obra de grandes personagens das artes cênicas no Brasil serão abordados nas oficinas.

Na próxima quinta, dia 26, às 18h30min, acontece o primeiro evento na Casa da Cultura. A palestra inaugural com Mário de Oliveira sobre o tema “História do Carnaval” vai tratar da maior manifestação popular e folclórica brasileira numa viagem desde a Grécia antiga até os dias de hoje. As oficinas acontecerão sempre às quintas, no mesmo horário, e vão tratar de assuntos como moda, leitura de poesias, leitura de mesa de textos teatrais, teatro municipal, entre outros. A entrada é franca.

O Curso de Arte em Linha, também gratuito, com o artista Sidney Dom, terá a duração de dois meses e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Já as aulas de Desenho e Mangá, com Julien Luiz Pereira, serão às terças e quintas-feiras, em três horários: 9h às 11h, 14h às 16h e 16h às 18h.

Quem estiver interessado em uma dessas atividades deve entrar em contato com a coordenação artística da Casa da Cultura e garantir sua vaga já que as inscrições estão abertas. O telefone para maiores informações é (22) 2764-6350.

Serviço:

Casa da Cultura Bento Costa Júnior

Rua Dr. Bento Costa Jr., 70 - Centro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Vinte mil alunos de Rio das Ostras poderão ficar sem aula por causa da falta d'água

Na semana passada, três escolas não abriram

Rio - Os cerca de 20 mil alunos das 38 escolas da rede municipal de Rio das Ostras correm o risco de ficar sem aula por causa da falta d'água. A cidade enfrenta sérios problemas de abastecimento desde dezembro. Para manter escolas, hospitais e postos de saúde em funcionamento, a Prefeitura tem que comprar pipas-d’água. Mesmo assim, não está conseguindo atender à demanda, e essas unidades vêm operando com bastante dificuldade.

Na semana passada, três escolas não abriram. Os serviços de análises clínicas e odontologia foram suspensos. O Centro de Atenção Psicossocial funciona precariamente há oito dias. Pousadas estão recusando hóspedes e alguns restaurantes já fecharam as portas.

A cidade possui, hoje, cerca de 100 mil habitantes. Os últimos investimentos da Cedae na captação de água aconteceram há mais de cinco anos, quando Rio das Ostras tinha 30 mil habitantes, segundo a Prefeitura. Durante o mesmo período, a Prefeitura investiu R$ 70 milhões em redes de distribuição, mas, devido à falta de investimento da Companhia, a produção de água continuou a mesma.

A situação está levando os moradores a três opções: usar as cisternas abastecidas pela Prefeitura, comprar pipas-d’água da Cedae ou recorrer a vizinhos que possuem poços artesianos. A secretaria de Saúde observou um aumento dos casos de gastroenterite, principalmente em crianças, possivelmente por conta má-qualidade da água ingerida.

Fonte: O Dia

Cedae interrompe fornecimento de água por 52 dias

Morador da Rua Paraíba, em Rio das Ostras, reclama do descaso

Rio das Ostras - Há mais de um mês, moradores da Rua Paraíba, em Rio das Ostras, estão sem água em casa. O leitor Umberto Ramos, de 66 anos, fez a denúncia ao Conexão Leitor e afirmou que a água começou a faltar com mais frequência a partir de janeiro deste ano. Em fevereiro, as torneiras secaram definitivamente. 

Em e-mails e telefonemas para a Administração Municipal, Umberto foi informado que a responsabilidade é da Cedae. A primeira reclamação foi no dia 9 de fevereiro e, esta semana, a Cedae informou que a água deve voltar em 10 dias. 

"Não sabemos se isso vai acontecer mesmo. O que causa mais indignação é que, depois deste tempo todo, ainda não sabemos sequer porque está faltando água. Corre à boca pequena na cidade que, das cinco bombas que formam o sistema de abastecimento, apenas duas estão funcionando porque as outras queimaram e não foram consertadas", conta o leitor. 

Umberto reclama ainda que as justificativas dos responsáveis pela Cedae são infundadas.   "Disseram que está faltando água porque o consumo é muito elevado".   Para abastecer sua casa, onde mora com a esposa, de 62 anos, Umberto chegou a comprar 5 mil litros de água de um caminhão-pipa, a R$ 50. A alta procura pelos serviços do caminhão-pipa fez os preços aumentarem.  "O preço foi subindo e agora não posso pagar mais. Meu vizinho tem um poço artesiano e cede água todos os dias para a minha casa. Mas as escolas já estão mandando os alunos mais cedo para casa porque  não dá para funcionar sem água. Os pronto-socorros também estão com dificuldades". Apesar dos problemas, as contas de água continuam chegando e os moradores têm que pagar a taxa mínima, mesmo sem haver consumo nenhum.

Fonte: O Dia

XIV Ostras Cycle vai arrecadar alimentos para entidades filantrópicas

Evento começa na próxima quinta-feira, dia 26, às 19h, e termina no domingo, dia 30

Além de apresentar várias atrações radicais, a XVI edição do Ostras Cycle vai também contribuir com entidades beneficentes do município. A organização do evento vai recolher alimentos não-perecíveis antes das atrações para serem doados a essas instituições. A expectativa é arrecadar aproximadamente 16 toneladas de alimentos, já que a arquibancada abriga quatro mil pessoas/ dia. Os alimentos serão distribuídos pela Secretaria de Bem-Estar Social.

As atrações acontecerão, entre os dias 26 e 30, ao longo da Avenida Governador Roberto Silveira, na orla e no camping de Costazul. Na noite de quinta-feira, dia 27, os pilotos farão as primeiras apresentações do Globo da Morte, às 20h30. Na sexta, o evento acontece no mesmo horário. No sábado, os pilotos  voltam às 16h e às 20h30 e no domingo, às 15h e 17h.

Está programado para a abertura na quinta-feira, dia 26, às 19h, show com a Banda PDA. Na seqüência, se apresenta a Banda Rei Midas, às 21h, e a Big Bat Blues, às 23h.

A programação de sexta começa uma das principais atrações do evento. A apresentação do Free Style Motocross Show, será às 21h, com a equipe do Jorge Negretti e o campeão da Copa Brasil de Freestyle, Gilmar Flores, o Joaninha. No sábado, o espetáculo continua no mesmo horário. Jorge Negretti tem mais de 20 anos de experiência no motocross e é o mais reconhecido piloto do Brasil na modalidade freestyle. Joaninha é o único brasileiro a executar o backflip, um looping invertido.

SHOWS - Na sexta-feira, dia 27, às 18h, o show será com a Banda Raul Seixas Cover, às 20h, com a Strada de Terra, às 22h, com a Sanctuarium e às 0h, com a Banda Cover Flaming Younth.

No sábado, a Banda Wood Stock se apresenta às 12h, no Camping em Costazul. Às 16h, o show será com a Banda Sangria, às 18h, com a Banda Segredo de Estado, às 20h, com a Banda Jamaica Rock Band. Fecham a noite de sábado, a Banda Faixa Etária, às 22h e a Banda Tocaia, às 0h.

No domingo, a abertura do evento será às 10h. A Banda Dona Opala faz o último show, às 17h, com previsão de término às 19h.

O XIII Encontro Nacional de Motociclistas – Ostras Cycle é uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras, tem organização dos Motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros e apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ).

 

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!