Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa.
O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio
na última semana em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, identificou 346
unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das
inspeções, 297 ocorreram em residências e 52 em estabelecimentos comerciais da
cidade.
Durante a semana, a Enel também
ofereceu atendimento móvel para facilitar o acesso dos clientes
desse município aos serviços da distribuidora, como solicitar a segunda
via da conta e a troca de titularidade.
Com a intenção de combater
irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 85ª edição, já
identificou 30,9 mil furtos e fraudes de energia nas 29 cidades por onde
passou desde o fim de novembro de 2019. Em 2025, 90% dos furtos e fraudes de
energia foram identificados em residências e 10% em comércios.
Fazer ligações irregulares é
crime com pena prevista de um a quatro anos de detenção, além da previsão de
pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a
irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço
prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número
de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno
da energia elétrica.
Conforme estimativa da
distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os
consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em até 5%.
Quem adota a prática popularmente
conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a
segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular
o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer
choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto
de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central
de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se
identificar.
Atendimento Móvel, Consumo
Consciente de Energia e Nave Enel
Durante a iniciativa, os
moradores de São Pedro da Aldeia tiveram acesso a diversas ações da Enel Rio
por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficou localizada em pontos
da cidade. No atendimento móvel, os clientes puderam solicitar serviços como a
segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e
parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Rio
também ofereceu dicas de segurança e de consumo consciente
de energia a 237 pessoas, por meio de palestras educativas e realizou
a troca de 98 lâmpadas por outras do modelo LED, mais eficientes e econômicas.
Nesta edição, 23 clientes realizaram o parcelamento de suas contas, mediante
negociações com condições facilitadas.
Além disso, a distribuidora
forneceu informações e atendimentos para o cadastro na Tarifa Social
de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que
concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa
residencial convencional.

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