Polícia Civil inicia nova fase da “Operação Rastreio” contra roubo e receptação de celulares no RJ | Rio das Ostras Jornal

Polícia Civil inicia nova fase da “Operação Rastreio” contra roubo e receptação de celulares no RJ

Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza mais uma etapa da Operação
 Rastreio, reforçando o combate à receptação de celulares roubados.
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) deu início, nesta segunda-feira (20/10), a mais uma etapa da “Operação Rastreio”, considerada a maior ofensiva do estado do Rio de Janeiro contra roubo, furto e receptação de celulares. Nesta fase, mais de 4.200 usuários identificados com aparelhos produtos de crimes serão intimados a comparecer às delegacias em até 72 horas para entregar os dispositivos adquiridos de forma irregular.

De acordo com a Sepol, aqueles que entregarem os aparelhos poderão evitar responsabilização criminal, enquanto os que não colaborarem serão alvos diretos de ações policiais.

“É muito importante que o cidadão que não comprou o celular de má-fé coopere com o trabalho da polícia e entregue o aparelho, que será restituído aos legítimos proprietários. Mas quem não colaborar será alvo das ações da Polícia Civil”, destacou o secretário de Estado de Polícia Civil, Felipe Curi.

“Esse celular que está nas suas mãos pode ter custado uma vida. Nós vamos responsabilizar todos os que fazem parte da cadeia criminosa”, completou o secretário.

Desde a criação da operação, em maio de 2024, os números impressionam: mais de 420 pessoas foram presas e 5.800 celulares apreendidos. Na última convocação, cerca de 3 mil usuários foram intimados — mil compareceram voluntariamente, enquanto 1.400 aparelhos foram apreendidos durante o chamado “Dia D”, em julho.

Um dado que chamou a atenção dos investigadores é a alta taxa de prisões por receptação: dos 420 presos, 360 foram detidos por esse crime, o que representa 85% do total.

Todos os celulares recuperados passam por perícia técnica e, posteriormente, são devolvidos aos legítimos proprietários. A Polícia Civil informa que, até o momento, mais de 2.800 aparelhos já foram restituídos.

A “Operação Rastreio” segue como uma ação permanente da Polícia Civil, reforçando o combate à criminalidade e alertando a população sobre os riscos de comprar produtos de origem duvidosa.

Dica da Polícia Civil: antes de comprar um celular usado, consulte o número do IMEI no site https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br e verifique se o aparelho está bloqueado ou registrado como roubado.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade