Consórcio Barcas Rio lança passeio turístico pela Baía de Guanabara em celebração aos 190 anos | Rio das Ostras Jornal

Consórcio Barcas Rio lança passeio turístico pela Baía de Guanabara em celebração aos 190 anos

Passeio passará por pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, 
Ilha Fiscal, entre outros Érica martin/Agência O Dia

Tour terá duas horas de duração e percorrerá pontos emblemáticos do Rio e de Niterói

Rio - As barcas completaram 190 anos na última quinta-feira (23), e em comemoração a data, o transporte aquaviário vai oferecer, a partir do dia 2 de novembro, um passeio turístico pela Baía de Guanabara.

A atração, que passará a ocorrer no primeiro domingo de cada mês, terá aproximadamente duas horas de duração em um trajeto de partida e chegada na estação Praça XV,  percorrendo pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio.

História das barcas

As barcas começaram a circular em 1835, com operação da Companhia de Navegação de Nictheroy. Ao longo do tempo, outras corporações passaram a operar, como a Empresa Fluminense (1870), que modernizou a frota, e a Cia Ferry (1877), responsável por iniciar as travessias para Paquetá.

Na década de 1960, o serviço foi estatizado, e com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, as barcas começaram a ser geridas pelo governo estadual, sob a gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (Conerj).

Porém, a Conerj foi privatizada em 1998 e a operação passou a ser comandada pelo consórcio Barcas S/A. Já em 2012, o serviço ficou sob a administração do Grupo CCR, que permaneceu à frente do funcionamento por mais de uma década.


Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Setram.

O Dia

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade