Beneficiários que tiveram
descontos sem autorização serão informados pelo Meu INSS; na quarta (14),
começa serviço de reembolso
Os aposentados e pensionistas
do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que
tiveram descontos de associações e sindicatos em seus contracheques sem
autorização vão começar a ser notificados a partir da próxima terça-feira (13),
por meio do Meu INSS (site ou aplicativo).
A partir da quarta-feira (14),
esses segurados deverão informar se de fato as operações não foram autorizadas
para, então, solicitar o ressarcimento, também por meio do Meu INSS.
A partir desta quinta-feira (8),
o INSS começa a informar, por meio do Meu INSS, 27 milhões de segurados que não
têm desconto em folha feito pelas associações e sindicatos.
Assim que o beneficiário acessar
o site ou aplicativo, será possível visualizar as notificações,
automaticamente, pelo celular.
O anúncio foi feito nesta
quinta-feira (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, durante
entrevista coletiva, que contou com a participação também da AGU
(Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério
da Previdência Social.
Como pedir o ressarcimento
- Caso receba a notificação de que teve, de fato,
desconto indevido em seu contracheque, basta requerer o ressarcimento
diretamente pelo Meu INSS — ou telefone 135 — a partir da próxima
quarta-feira (14).
- Não será necessário enviar documentos, nem
preencher dados adicionais.
- Bastará registrar que não reconhece o desconto
apontado.
- O sistema gerará automaticamente uma cobrança para
a entidade mencionada, que terá 15 dias úteis para a comprovação da
regularidade ou providências para o ressarcimento ao INSS.
- O INSS repassará o valor ao beneficiário
diretamente na sua conta bancária de recebimento.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que o contato com
os beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do Meu
INSS.
“Portanto, não haverá contato por
telefone ou envio de mensagem SMS para celular”, adverte o instituto.
Em caso de dúvidas, os segurados
podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a
sábado, de 7h às 22h. “A central telefônica 135 está sendo reforçada para
suportar provável aumento da demanda de atendimentos”, acrescenta em nota.
“O INSS não te procurará,
não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não
há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém
é autorizado a falar em nome do INSS.”
( Gilberto Waller Júnior,
presidente do INSS)
Calendário do reembolso
08/05 - INSS começa a informar,
por meio do Meu INSS, 27 milhões de segurados que não têm desconto.
13/05 - Aposentados e
pensionistas que tiveram desconto indevido começam a ser notificados pelo Meu
INSS.
14/05 - Começa o serviço de para
pedir reembolso de descontos indevidos pelos canais de atendimento do INSS.
Como identificar o desconto
irregular
- Acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo)
- Clicar em “Consultar Benefício”
- Em seguida, em “Extrato de Pagamento”
- Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem
somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as
anteriores também)
- Na tabela que aparece, irá constar o possível valor
do desconto, se houver
Investigações
As investigações identificaram a
existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades de
associações aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente
aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.
Um suposto “esquema
nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas”
teria descontado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Esses descontos
estão, agora, sob análise dos investigadores.
JP
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