A partir de quarta-feira,
aposentados e pensionistas podem entrar em contato para informar se reconhecem
ou não os descontos
O INSS (Instituto
Nacional do Seguro Social) começa nesta terça-feira (13) a notificar 9
milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos
na folha de pagamento nos últimos anos. Nem todos os notificados,
no entanto, foram vítimas das fraudes investigadas pela Polícia Federal
e pela AGU (Advocacia-Geral da União).
Por isso, a partir de
quarta-feira (14), os beneficiários terão de informar se autorizaram ou não os
abatimentos. O contato será feito apenas pelo aplicativo Meu INSS,
canal de informação oficial do órgão, ou pelo telefone 135.
A expectativa do governo federal
é que, com a medida, o ressarcimento de parte das vítimas comece ainda
neste mês. Em coletiva de imprensa na última semana, o presidente do INSS,
Gilberto Waller, explicou o que os beneficiários devem fazer.
“Eles [aposentados] serão
informados pela plataforma Meu INSS, o canal de informação oficial. Peço que os
aposentados não abram email, mensagens de Whatsapp, ou SMS. O INSS não se
comunica por outro meio que não seja o Meu INSS. Neste dia, vamos informar se o
beneficiado teve desconto e qual foi o valor”, detalhou.
Waller acrescentou que se o
cidadão, olhando esse dado, realmente perceber que não foi associado e não
reconhecer esse vínculo, o INSS vai acionar a associação.
“O aposentado não precisa fazer
nada, não precisa juntar documento ou preencher qualquer coisa. Ele
simplesmente vai falar se reconhece ou não esse desconto”, disse.
Suposta fraude no INSS
A cobrança será feita pelo
próprio INSS às associações envolvidas nos descontos irregulares. “Passada essa
situação o sistema vai gerar uma cobrança para aquela associação, o INSS vai
fazer a defesa do cidadão, informando que o nosso segurado não reconhece esse
pagamento. A partir daí, a associação tem 15 dias úteis para comprovar o
vínculo [do aposentado], juntando no sistema a comprovação de que o aposentado
autorizou o desconto e o documento que comprove a identidade do nosso
segurado”, disse o presidente do instituto.
Se a associação não tiver esses
documentos, ela terá que ressarcir o valor cobrado.
“Ela vai fazer um depósito por uma GRU [Guia de Recolhimento da União]
específica ao INSS e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do
benefício. A relação do nosso segurado, a partir do momento que ele nega a
autorização do desconto feita pela associação, é feita apenas com o INSS”,
reforçou Waller.
Na última quinta-feira (8), o INSS
avisou 27 milhões de aposentados e pensionistas que eles não foram vítimas de
fraudes. A comunicação também ocorreu pelo aplicativo Meu INSS.
Devolução
O INSS vai devolver R$
292,7 milhões em recursos referentes aos descontos
na folha de pagamento entre os dias 26 de maio e 6 de
junho. Os valores que serão devolvidos agora são referentes às mensalidades
de abril.
Por uma questão operacional, esse
valor já havia sido descontado do pagamento de aposentados e pensionistas, mas
foi bloqueado antes de ser repassado para as associações e sindicatos.
A operação que revelou as fraudes
no INSS ocorreu no dia 23 de abril, quando a folha de pagamento já havia sido
fechada.
Gente, o INSS vai começar a
notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do
pagamento.
R7
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