Hashem Safieddine, Sucessor de Nasrallah no Hezbollah, é Eliminado em Bombardeio Israelense | Rio das Ostras Jornal

Hashem Safieddine, Sucessor de Nasrallah no Hezbollah, é Eliminado em Bombardeio Israelense


O exército israelense confirmou que eliminou Hashem Safieddine, o clérigo que se apresentava como sucessor de Hassan Nasrallah como líder do grupo terrorista Hezbollah.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que Safieddine foi morto em um ataque aéreo sobre Beirute, a capital do Líbano, no início do mês. Não houve confirmação imediata por parte do grupo terrorista.

 “Podemos confirmar que o chefe do Conselho Executivo do Hezbollah, Hashem Safieddine, e o chefe da Direção de Inteligência do Hezbollah, Ali Husein Hazima, foram abatidos junto a outros comandantes do Hezbollah em um bombardeio há cerca de três semanas”, informou o exército israelense em um comunicado.

Os ataques israelenses nos últimos meses resultaram na eliminação de grande parte da cúpula do Hezbollah, deixando o grupo em um estado de caos.

O subúrbio de Beirute onde Safieddine foi assassinado foi alvo de novos ataques aéreos na terça-feira. O exército israelense destruiu um prédio no bairro de Dahiyeh, em Beirute, que, segundo afirmaram, abrigava instalações do Hezbollah.

O desabamento fez levantar fumaça e destroços a centenas de metros de onde um porta-voz do grupo militante acabava de informar a jornalistas sobre um ataque com drones que, no fim de semana, danificou a casa do primeiro-ministro israelense.

O ataque aéreo ocorreu 40 minutos depois que Israel emitiu um aviso de evacuação para dois prédios da área que, segundo informaram, eram utilizados pelo Hezbollah. A coletiva de imprensa do Hezbollah nas proximidades foi interrompida, e um fotógrafo da Associated Press capturou a imagem de um míssil se dirigindo para o prédio momentos antes de sua destruição. Não houve relatos imediatos de vítimas.

Nascido em 1964 na localidade de Deir Qanun En Nahr, no sul do Líbano, o clérigo estava bem conectado desde o início com a cúpula do Hezbollah e rapidamente escalou posições após ser nomeado membro do Conselho da Shura da organização (órgão consultivo) em 1995.

Como a maioria dos clérigos xiitas e altos cargos do Hezbollah, até 1994, ele realizou seus estudos islâmicos ao lado de seu primo Nasrallah nas cidades sagradas de Najaf (Irã) e Qom (Irã), onde se encontram as principais escolas para quem aspira a se tornar um Grande Aiatolá.

Blinken reafirma apoio dos EUA a Israel

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, insistiu nesta terça-feira, a partir de Israel, sobre o firme compromisso do país norte-americano com a segurança de seu principal parceiro na região, “mesmo em resposta ao ataque com mísseis balísticos sem precedentes do Irã”, após se reunir com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.

Segundo o porta-voz Matthew Miller, Blinken e Gallant “discutiram os esforços em curso para evitar uma maior agressão regional por parte do Irã” e seus aliados.

Além disso, abordaram a importância de libertar os reféns israelenses que ainda estão nas mãos do Hamas.

“Eu acredito firmemente que a morte do (líder máximo do Hamas, Yahya) Sinwar cria uma oportunidade importante para trazer os reféns de volta para casa, pôr fim à guerra e garantir a segurança de Israel”, afirmou Blinken antes de se reunir com o presidente israelense, Isaac Herzog.

O porta-voz americano também assegurou que a conversa com Gallant abordou “a urgente necessidade de aumentar a entrega de assistência humanitária a Gaza para enfrentar a grave insegurança alimentar e atender às necessidades básicas”.

(Com informações da AP e EFE)

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!