O governo federal decretou, nesta
quarta-feira (1º), a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e
aeroportos de cinco estados, além do reforço do efetivo nas fronteiras. Serão
3.700 militares envolvidos na ação, com o objetivo de conter o avanço do crime
organizado.
Os estados que receberão a GLO
são São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nos
portos e aeroportos, os militares atuarão em conjunto com a Polícia Federal
para realizar ações de segurança, como revista de passageiros e cargas.
Na Marinha, a GLO será ampliada
para a Baía de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e para os acessos
marítimos ao Porto de Santos, em São Paulo.
O reforço do efetivo nas
fronteiras será realizado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e
Força Nacional. O objetivo é aumentar o controle das rotas usadas pelo crime
organizado para o tráfico de drogas e armas.
O governador do Rio de Janeiro,
Cláudio Castro, disse que a medida é um importante passo para o enfrentamento
da criminalidade no estado. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou
que a GLO é uma ação pontual, que será encerrada assim que o crime organizado
for contido.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!